Definir um preço para gestão de redes sociais justo para seus serviços de mídia social pode ser assustador, quer você seja a nova agência de marketing de mídia social do mercado ou uma agência bem estabelecida. Quanto se deve cobrar por uma postagem nas redes sociais? E uma campanha? Ou uma estratégia de conteúdo de mídia social ?
Se isso parece compreensível, não se preocupe. Elaboramos um guia definitivo para ajudá-lo a definir o preço adequado de seus serviços de mídia social.
Iremos guiá-lo através de modelos de gestão de redes sociais preços, estratégias e dicas sobre como projetar seus preços em torno dos serviços que você oferece. Ou você pode ir direto para nossa calculadora de preços bacana no final do artigo.
Conteúdo
- Você está cobrando o suficiente pelo gerenciamento de mídia social?
- E se você estiver apenas começando como gerente freelance de mídia social?
- Determine quanto cobrar com base nos serviços que você oferece
- Modelos e estratégias de preços de gerenciamento de mídia social
- Obtenha uma faixa de custos personalizada com uma calculadora de preços de gerenciamento de mídia social
- Justificando preços para (potenciais) clientes
- Perguntas frequentes sobre preços de gerenciamento de mídia social
Você está cobrando o suficiente pelo gerenciamento de mídia social?
Os custos de gerenciamento de mídia social podem variar muito dependendo do tamanho do seu negócio, do escopo do seu trabalho e do nível de experiência que você traz para a mesa. Como regra geral, você pode esperar cobrar entre US$ 500 e US$ 5.000 por mês por serviços de gerenciamento de mídia social .
E se você estiver apenas começando como gerente freelance de mídia social?
Se você está apenas começando como gerente freelance de mídia social, pode ter que se contentar com a cobrança na extremidade inferior do espectro. Mas se você tiver uma experiência bem-sucedida em marketing de mídia social, poderá cobrar de acordo com sua experiência.
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Determine quanto cobrar com base nos serviços que você oferece
Descobrir quanto cobrar pelos seus serviços de mídia social na gestão de redes sociais pode parecer complicado no início, e tudo bem. Este artigo irá guiá-lo através do básico (e dos detalhes) e ajudá-lo a criar os melhores planos de preços de mídia social.
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avalie suas habilidades e experiência em mídia social
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veja o escopo do trabalho de criação de conteúdo envolvido
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crie uma faixa que você considere justa
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considere o tamanho do negócio (cada empresa tem um orçamento de marketing diferente)
As taxas definidas devem refletir sua habilidade, experiência e dificuldade da tarefa. Gerenciar algumas páginas de mídia social é diferente de planejar e executar campanhas de mídia social de longo prazo.
Portanto, é essencial considerar o tipo de serviço de gerenciamento de mídia social que você oferece antes de definir um preço.
Quanto cobrar pela estratégia de mídia social
Embora a estratégia de gerenciamento de mídia social muitas vezes caia sob a égide de “campanhas de mídia social” e “gerenciamento de mídia social”, essas três coisas não poderiam ser mais diferentes. O fato de serem usados de forma intercambiável pode levar à confusão de preços e à resistência dos clientes. No nível humano, é totalmente compreensível. Você pagaria por três serviços diferentes se, do seu ponto de vista, eles parecessem iguais?
Isto mostra como é crucial deixar claro desde o início o que um serviço, especialmente aquele que parece tão nebuloso para os “de fora” como a estratégia social, realmente implica.
Identificar públicos-alvo e canais de mídia social; ajustando objetivos; auditar páginas de mídia social; vasculhando uma grande quantidade de dados para identificar os tópicos certos a serem abordados. Isso é algo bastante avançado e o preço deve refletir isso.
De acordo com nossos dados, a maioria das agências de marketing de mídia social com sede em Nova York cobra dos clientes entre US$ 60 e US$ 190/hora* pela estratégia social.
*Critérios: projeto conduzido majoritariamente por idosos com tempo estimado de conclusão de 30 horas.
Também vale a pena considerar:
- Os estrategistas de mídia social realizam um trabalho muito técnico e caro.
- Os serviços de estratégia de mídia social geralmente têm preços anuais ou únicos.
- A estratégia de mídia social é excelente para novas agências que precisam de dinheiro e reforçam seu portfólio.
- Os projetos baseados em estratégias de mídia social atraem dois tipos de novos clientes: marcas emergentes que precisam de ajuda especializada para construir uma base sólida para suas mídias sociais ou marcas estabelecidas que estão insatisfeitas com seu desempenho.
Justificar os preços aos clientes (mais sobre isso mais tarde) sempre fará parte da agitação da agência – portanto, quanto mais claro você for, menos explicações/convencimentos terá que fazer.
Quanto cobrar pelo gerenciamento de mídias sociais
Não deve haver muito espaço para interpretação em seus preços. Como o gerenciamento de mídia social pode incluir tudo, desde a criação de conteúdo, aumento do alcance e interação com o público até monitoramento e até estratégia, você precisará ser muito específico sobre o que seu preço inclui.
Nossos dados mostram que a maioria das agências de mídia social de Nova York cobra entre US$ 40 e US$ 190 por hora pelo gerenciamento contínuo de mídia social, com algumas agências bem avaliadas cobrando até US$ 350 por hora.
Quanto cobrar pela retenção de clientes e construção de comunidade
A retenção de clientes e a construção de comunidades também fazem parte da descrição do trabalho de um gerente de mídia social.” Algumas empresas contratam equipes internas para cuidar disso, enquanto outras terceirizam. Dependendo do cliente, isso pode exigir equipes inteiras ou apenas uma pessoa.
A natureza do trabalho também pode variar, desde responder a DMs, abordar reclamações de clientes nas redes sociais, organizar eventos e assim por diante. Como você pode ver, existem muitas variáveis aqui, então você deve levar todos esses fatores em consideração ao propor um preço ao seu cliente.
Depois de algumas pesquisas, descobrimos que agências sediadas no meio-oeste dos Estados Unidos cobram entre US$ 40 e US$ 190 por hora pelo gerenciamento da comunidade (assumindo que também envolve criação de conteúdo), com algumas agências bem avaliadas cobrando até US$ 320 por hora.
Quanto cobrar pela criação de conteúdo de mídia social
Quanto à criação de conteúdo em redes sociais, o preço depende do escopo e tamanho do projeto. Alguns clientes podem ter produtores de conteúdo internos e contratar agências apenas para trabalhos altamente específicos, como fornecer legendas. A produção de vídeos, o design de ativos de mídia social, a redação de textos para dezenas de postagens todas as semanas ou qualquer trabalho recorrente, nesse caso, devem ter um preço adequado.
Por exemplo, nossos números mostram que agências locais de tamanho médio (fora das principais áreas metropolitanas dos EUA) cobram entre US$ 40 e US$ 160 por hora pela criação contínua de conteúdo de mídia social. Algumas agências bem avaliadas podem cobrar até US$ 280 por hora.
Como sempre, a clareza sobre o escopo do projeto o ajudará a determinar quanto cobrar pelo gerenciamento das mídias sociais.
Quanto cobrar por campanhas de marketing em mídias sociais
As campanhas nas redes sociais exigem muito trabalho braçal e habilidades específicas que vão desde analíticas até criativas. Além disso, as competências e o conhecimento necessários para planear e implementar campanhas nos meios de comunicação social muitas vezes sobrepõem-se, confundindo as linhas entre os serviços e complicando os preços. Seu cliente precisa de uma estratégia individual de mídia social? Criação e gerenciamento de conteúdo? E quanto ao orçamento? Eles podem fornecer números ou pelo menos uma estimativa? Metas, objetivos? Plataformas de mídia social preferidas? Parece muito, não é?
A análise de nossos dados revelou que as agências de mídia social sediadas em Nova York cobram entre US$ 70 e US$ 190 por hora por campanhas de marketing de mídia social. Essa faixa pressupõe um projeto de um mês onde estão envolvidos estratégia, criação de conteúdo, gerenciamento de comunidade, design, relatórios e análise. Agências bem avaliadas podem cobrar até US$ 320 por hora pelo mesmo serviço.
Existem duas maneiras de precificar isso:
- como parte de um pacote
- cada serviço individualmente
Seguir o caminho do pacote traz o benefício da transparência e da clareza. A desvantagem é que “coisas acontecem” e seus pacotes podem não ser tão abrangentes quanto você pensava. A precificação de serviços individualmente oferece alguma margem de manobra, mas com advertências adicionais de flexibilidade – confusão de preços e possíveis tensões com o cliente.
Modelos e estratégias de preços de gerenciamento de mídia social
Nesta seção, daremos uma olhada em duas categorias amplas – modelos de precificação e estratégias de precificação. Como você verá, essas duas coisas são bem diferentes. Compreender onde eles diferem e se sobrepõem é essencial para implementá-los corretamente.
Serviços de marketing de mídia social – algumas estratégias de preços
1. Preços baseados em custos
A precificação baseada em custo é uma das estratégias de precificação mais simples que existem. Para obter lucro, você deve vender mais do que gasta.
Em termos simples, o proprietário da agência calcula os custos dos serviços e depois adiciona uma percentagem (lucro) a esse preço. Isso resulta no preço de venda.
Este método é frequentemente utilizado por agências com conhecimento limitado da disposição do cliente em pagar pelo serviço prestado. A maioria das agências usa uma estrutura de preços de custo acrescido e marca de 20% a 50% de seus custos, enquanto as agências principais vão muito mais alto.
Como proprietário de uma agência, o maior risco que você corre com a precificação baseada em custos inclui a perda de clientes desde o início. Por que? Porque os clientes podem achar o preço muito alto.
2. Preços baseados na concorrência
O preço baseado na concorrência é a abordagem mais natural para uma agência de gerenciamento de mídia social porque usa os preços dos concorrentes como referência. Existem três maneiras de fazer isso:
- Defina o preço mais alto do que a concorrência.
- Defina o preço inferior ao da concorrência.
- Fique dentro das faixas do mercado.
Além disso, embora você possa optar por um preço competitivo, se você for uma agência de baixo custo, os preços baseados na concorrência podem impedir gravemente o crescimento dos negócios e o potencial de expansão da sua agência.
No entanto, igualar o custo de gestão das redes sociais da concorrência traz dilemas de diferenciação. Como em: “O que diferencia minha agência dos outros players?” E um preço mais elevado deve sempre ser acompanhado de benefícios adicionais e serviços de maior qualidade.
3. Preços baseados em valor
A precificação baseada em valor envolve o valor que sua agência agrega aos clientes com produtos e serviços. A percepção dos seus clientes sobre o valor da sua agência é essencial para esta estratégia de preços, pois determina quanto cobrar pela gestão das redes sociais.
Com preços baseados em valor, a negociação é fundamental para obter o melhor preço pelos seus serviços. A vantagem é que, ao contrário dos preços baseados na concorrência, os preços baseados no valor são mais flexíveis.
Além disso, o valor percebido da sua agência pode aumentar por meio de diversas iniciativas — campanhas de marketing e premiações, por exemplo.
Parece fácil, mas há mais nisso. Há algumas coisas que a maioria dos gerentes de mídia social deve considerar antes de adotar esta estratégia de preços.
Por um lado, analise o mercado e como seus concorrentes influenciam o valor percebido dos serviços. Isso o ajudará a determinar o preço mais alto que um cliente estaria disposto a pagar. Você deve levar em conta o fato de que cada cliente é único e qualquer feedback o ajudará a alcançar o melhor resultado possível.