Descubra porque a pessoa física precisa de Certificado Digital
Você já ouviu falar em Certificado Digital, ou sabe como conseguir um e para que serve? Bem, se a resposta for não, não se preocupe! Vou te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre este documento.
Possuir um negócio vai além do ato de trocar produtos/serviços e dinheiro! Há coisas que são necessárias para mostrar que você e sua empresa são legítimos e aprovados por organizações responsáveis.
O certificado digital é uma delas! Empresas com texto garantem diversos benefícios, sem sair de casa! Este método alternativo funciona como uma desburocratização de várias funções.
Então, se você quiser saber mais sobre como funciona, quem pode obter a certificação e como fazê-lo, você está no lugar certo! Continue lendo para entender tudo isso e muito mais.
- Quem precisa ter certificado digital de pessoa física?
- Por que fazer certificado digital para pessoa física?
- Quando é obrigatório o uso do certificado digital?
- Como posso adquirir o meu certificado digital?
Quem precisa ter certificado digital de pessoa física?
O certificado digital é uma identidade eletrônica, sendo uma maneira de dizer e comprovar a identidade da sua empresa! O documento garante a não violação, por meio de assinatura eletrônica de uma pessoa ou empresa.
Com ele, você pode assinar documentos sem precisar ir ao cartório para autenticar! Muito bom não é mesmo? E o melhor, ele possui toda validação garantida em punho jurídico.
Essa facilidade tem sido muito utilizada, devido ao avanço dos meios tecnológicos, e tem impactado diretamente na maneira das empresas se relacionarem e fazerem novos negócios.
O documento pode ser utilizado por diversos grupos de pessoa jurídica e pessoas físicas, principalmente aquelas que desenvolvem atividades:
- Contabilidade (contadores);
- Empresas optantes do simples nacional;
- Empresas de lucro presumido ou real;
- Profissionais da área da saúde;
- Advogados;
- Microempreendedor individual (MEI).
Além disso, o certificado digital pode ser utilizado para pessoas físicas que:
- Queiram participar de leilões eletrônicos;
- Precisam sistemas como: e-CAC, Receitanet , RFB, SPED FISCAL, Conectividade Social (ICP);
- Desejam emitir ou parcelar documentos como o: Documento de Arrecadação do Simples (DAS);
- Precisam cadastrar-se no INPI;
- Precisam gerar declarações do CAGED e elaborem procurações eletrônicas;
- Precisam assinar contratos digitais e de câmbio;
- Enviem o DIPJ e retifiquem o DARF.
Vamos agora descobrir, quais são os benefícios da aquisição do certificado digital? Veja a seguir.
Por que fazer certificado digital para pessoa física?
Atualmente contamos com diversos recursos tecnológicos, que justamente, estão disponíveis para facilitar a nossa vida e o nosso dia a dia, principalmente quando se diz respeito à gestão da nossa empresa!
Dessa maneira, reforçamos que a obtenção do certificado digital permitirá que você solucione diversos afazeres sem precisar se dirigir a um cartório para autenticar algum documento, proporcionando economia e agilidade a você!
Destacamos que tanto as pessoas físicas como jurídicas se beneficiam do certificado digital, pois ele garante diversos ganhos, listamos a seguir alguns deles!
Segurança
O certificado utiliza-se da criptografia em suas transações, garantindo que o documento eletrônico tenha integridade e autenticidade, dessa forma, eles não podem ser detectados por terceiros, e os seus dados ficam seguros e não podem ser identificados por hackers.
Economia
Existe tanto a economia no tempo gasto com o deslocamento até cartórios, como também, economia de recursos como: papel, dinheiro para reconhecimento de firma, espaço para armazenamento do documento impresso, por exemplo.
Otimização
Você terá uma facilidade maior para validar suas obrigações fiscais, bem como ao realizar transações bancárias e ao assinar documentos.
Mobilidade
Você poderá fazer a assinatura de documentos em qualquer lugar do mundo, basta estar logado à internet, e pronto! Muito fácil não é mesmo?
Além de tudo isso, existem benefícios como: aumento da credibilidade da sua empresa em negociações, reduz chances de fraude na empresa, e fraudes fora dela também, por meio da segurança dos dados nas transações.
Os itens destacados acima, são os principais benefícios obtidos a partir da aquisição do certificado digital! Ficou interessado? Então continue a leitura para entender quem precisa tê-lo, e quem não precisa
Quando é obrigatório o uso do certificado digital?
O assunto reúne diversas informações, não é mesmo? Por isso é muito comum que tanto pessoas físicas como jurídicas façam confusões acerca do uso obrigatório do documento!
A obrigatoriedade ao uso do certificado digital é exigida apenas em alguns casos! A legislação nacional, define como obrigatório o documento, para as seguintes modalidades:
- Empresas optantes pelo Lucro real ou presumido;
- Empresas optantes pelo Simples Nacional, que possuem mais de 3 funcionários;
- Todo tipo de empresa que emita Nota Fiscal Eletrônica;
- Empresas que precisam anualmente entregar Relação de Informações Sociais.
Destaco, que o não cumprimento da obrigatoriedade do certificado, pode acarretar impedimento de algumas atividades como: envio de declarações das obrigações.
E não para por aqui, existem multas incidentes de 20% do tributo que não for declarado, e o valor mínimo é taxado a R$500,00. No mais, a empresa não conseguirá entregar qualquer tipo de tributo.
Ninguém gostaria de passar por essa situação, né? Então se você descobriu que precisa obter o certificado, corra para garantir o seu, e se livrar de possíveis problemas!
No caso da não obrigatoriedade, inclui-se as empresas inscritas no regime Simples e empresas que não emitem nota fiscal eletrônica,
Bom, até aqui tudo bem! Mas você sabe o que fazer para adquirir o certificado digital? Entenda agora mesmo!
Como posso adquirir o meu certificado digital?
Adquirir um certificado digital, não é uma tarefa muito difícil! Se você tem interesse, basta procurar uma autoridade certificadora, lembre-se que ela deve ser certificada pela Receita Federal.
Existem diversas unidades que você pode buscar, sempre orientamos por certificadoras, acessíveis em sua localidade, ou certificadoras que atendem online. Assim não é necessário se deslocar. A Emita já é uma Autoridade de Registro, que nasceu com o objetivo de simplificar o acesso aos certificados de uma forma rápida e segura, vale a pena conferir.
Após pesquisado e encontrado uma unidade, basta agendar uma data e comparecer ao local portando todos os documentos! Toda orientação será feita e o seu certificado, emitido.
No mais, ressaltamos que para as empresas com obrigatoriedade no uso do certificado, atente-se aos prazos!
Afinal, elas precisam fazer a declaração das obrigações acessórias, sempre até o dia 1º de abril, além disso, a sua Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), deve ser entregue até Junho.
Espero ter contribuído, dúvidas podem comentar 🙂