Gostaria de saber em que tipo de dispositivo você está lendo isso? Um laptop? Talvez você esteja em sua mesa lendo as palavras em uma tela do tamanho de um cinema. Ou – talvez ainda mais provável – você tem um smartphone na mão e está folheando o caminho para outra reunião.
Quando você olha a incrível variedade de dispositivos no mercado hoje em dia, não é de surpreender que a pesquisa de mercado atual mostre que o uso da Internet móvel deve crescer enormemente até 2021, com um aumento de 16% em relação a 2019.
O que talvez seja mais interessante é que isso significa que o número de usuários de internet móvel ultrapassará o número de usuários de desktop durante esse período.
Sem dúvida, essa mudança na maneira como as pessoas estão consumindo informações on-line e visualizando sites significa que precisamos considerar como nos envolvemos com elas para oferecer a melhor experiência on-line para nossas marcas e serviços. Então, o que podemos fazer para que isso aconteça?
Antigamente…
Quando as pessoas contratava alguém para criar seu site ou lançavam um novo site, era na qual os celulares começaram a se tornar habilitados para a Internet. As pessoas queriam acessar determinadas informações em movimento.
Verificar os horários dos trens, o clima ou acompanhar as notas de rodapé em um site padrão para computador significou uma navegação difícil, grandes downloads lentos, contas grandes e uma experiência ruim do usuário.
Muitas empresas perceberam a necessidade de atender aos usuários móveis e, até bem recentemente, muitas optaram por uma versão “móvel” separada do site. Você pode notar alguns. Você sabe, os que começam com “m. Algo mais” em vez de “www”.
Esses sites para celular são completamente separados de seus irmãos maiores na área de trabalho e têm funcionalidade e conteúdo reduzidos. Essa versão atenuada significa que os usuários só podem carregar e usar o conteúdo e a funcionalidade básicos do site e, finalmente, perder as informações que eles esperam encontrar.
Sites móveis separados também apresentam problemas logísticos – dois sites são iguais a duas coisas para projetar, criar e gerenciar. Isso significa implicações contínuas de custo e tempo e tudo para uma experiência menos agradável para o usuário. Não é uma ótima solução, é?
Outro problema com sites para celular é para qual dispositivo móvel você os constrói? Existem muitos tamanhos de tela diferentes e recursos diferentes para fazer tudo, então qual você escolhe? De quantos você precisaria?
Bem, com o Responsive Web Design, a resposta é fácil.
1. O que é Web Design Responsivo?
O Responsive Web Design é uma coleção de técnicas que permitem que um site se flexione e se adapte ao tamanho da tela em que está sendo visualizado.
Alguém que abrir seu site em um smartphone pequeno será mostrado no mesmo local que a pessoa que o abriu em seu laptop, mas o site terá notado as restrições e reformatado automaticamente para oferecer ao usuário uma experiência mais adequada ao seu dispositivo.
Não é mais necessário carregar um site enorme e ter que aumentar e diminuir o zoom para encontrar o conteúdo que você está procurando. O design responsivo da web também leva em consideração a interação e facilita o uso do site, reconhecendo e integrando itens como telas sensíveis ao toque para ajudar na navegação.
Por que não dar uma olhada em alguns de seus sites favoritos usando responsive.is para ver se eles estão usando uma abordagem responsiva. Eu vou esperar você voltar. Aqui está uma para você começar
À medida que a web continua evoluindo, fica cada vez mais claro que o principal driver de um site não é um colírio para os olhos, mas um conteúdo sólido, valioso e compartilhável.
O design responsivo explora as implicações do espaço limitado da tela e da facilidade de acesso, não apenas para a estrutura, mas nos obriga a considerar nossas mensagens e conteúdo no local, adotando uma estratégia de ‘mobilidade em primeiro lugar’.
Móvel primeiro
“Simplesmente não há espaço em uma tela de 320 por 480 pixels para elementos estranhos e desnecessários. Você tem que priorizar. – Luke Wroblewski
Anteriormente, projetamos primeiro para usuários de desktop, e uma versão móvel era uma experiência funcional muito mínima ou estávamos tentando forçar muito do nosso site para desktop desnecessariamente.
Decidir o que é mais importante para um visualizador em um dispositivo móvel com largura de banda limitada, poder de processamento e tamanho da tela significa que nos livramos de qualquer coisa que dilua nosso objetivo ou mensagem principal e, portanto, em todos os tamanhos do site, somos focados e concisos em oferecer uma melhor experiência para nossos clientes.
“… quando uma equipe projeta o celular primeiro, o resultado final é uma experiência focada nas principais tarefas que os usuários desejam realizar … Essa é uma boa experiência do usuário e boa para os negócios.” – Luke Wroblewski
Benefícios
Então agora (espero) que você entenda o que é o design responsivo da web, talvez devêssemos ter uma série de benefícios e o porque de um site responsivo para dispositivo móvel.
- Prova futura. Os sites responsivos funcionam bem em vários dispositivos existentes no mercado. É uma aposta segura que levará um tempo considerável por vir.
- Experiência de usuário melhor, mais rápida e mais inteligente. A otimização do site, não importa o que o usuário escolha visualizá-lo, facilita a vida deles. Clientes mais felizes significa um negócio mais feliz.
- Custo-beneficio. Os sites responsivos demoram um pouco mais para serem montados, mas eles sobrevivem mais e a abordagem unificada significa que o gerenciamento, o suporte e as atualizações precisam ser aplicados apenas em um único local. Isso economiza tempo e dinheiro.
- Otimizado para SEO. Gerenciar SEO para sites separados para celular e computador é difícil e não produz grandes resultados. O Google realmente recomenda uma abordagem responsiva para combater esses problemas, e uma visão consolidada dos seus resultados significa mais foco.
- Melhore as taxas de conversão. Um site otimizado e consistente, independentemente da plataforma em que ele é exibido, oferece uma experiência melhor para o usuário, com maior probabilidade de levá-lo a se envolver com você do que em outros lugares.
Adoramos Web Design Responsivo
Web design responsivo não é mais uma tendência, é uma obrigação. Ser capaz de oferecer aos consumidores uma bela experiência otimizada, independentemente da escolha do dispositivo, significa que você expandiu o alcance do seu serviço e as chances de se envolver com indivíduos. A natureza duradoura dessa abordagem é incrivelmente valiosa e a relação custo-benefício é uma clara vantagem.