Sempre que falamos em “conteúdo digital”, muitas pessoas pensam automaticamente nos tradicionais textos de SEO disponibilizados em blogs. Entretanto, limitar produções voltadas para o tão versátil universo virtual em um formato tão tradicional não parece uma coisa certa a se fazer…
Nesse cenário, o marketing de conteúdo aparece para dar novas ideias para quem produz e opções mais otimizadas para quem consome. Entre as diversas possibilidades asseguradas pelo investimento, uma vem se destacando por sua facilidade assegurada para as duas pontas: os podcasts!
Criados no início do século XXI, mais precisamente no ano de 2004, as produções se aproximam muito do que é desenvolvido em rádios, ou seja, são 100% em áudio. Por esse motivo, sua implementação é um pouco mais específica, não sendo um modelo muito atrativo para quem atua com itens muito visuais, como as tendas para eventos.
Porém, existem muitos outros segmentos que podem – e devem! – utilizá-los nas estratégias de marketing digital, especialmente considerando todos os benefícios que eles asseguram para os ouvintes. Quer conhecer alguns deles? Continue acompanhando esse artigo e confira informações!
1. São práticos e educativos
Existem muitas empresas e indústrias que atuam com produtos e serviços versáteis, que podem envolver peças distintas para algo tipo como “o mesmo”. Por exemplo, todos os sistemas energizados são desenvolvidos para manter uma residência ou área abastecida com eletricidade, mas nem todos são iguais.
Um bom jeito de provar isso é destacando que uma indústria que conta com maquinários de alto consumo não pode utilizar conectores elétricos de baixa tensão nas instalações, pois eles não serão capazes de evitar as fugas de correntes. E como uma pessoa que não tem experiência no assunto poderia saber?
Nesse caso, uma das dicas seria perguntar para o próprio eletricista, mas quando é algo que você deseja saber para se informar, os podcasts sobre o assunto podem ser muito benéficos. Isso porque eles são extremamente práticos de consumir, não necessitando atenção em uma tela, e costumam apresentar características educativas.
2. Estão disponíveis offline
Para evitar que os pães assados em um forno elétrico de embutir queimem, é comum que muitos donos de padarias invistam em recursos tecnológicos para contar com aparelhos inteligentes, capazes de desligar sem que haja a necessidade de uma interferência humana direta.
Certamente, os podcasts não tem nada disso em suas especificações técnicas, mas ele também é capaz de oferecer suas próprias vantagens em sua área de atuação. Por mais que muitas pessoas tenham internet constantemente no celular, os planos não têm duração eterna, fazendo que o consumo online nem sempre seja possível.
É aí que entramos no segundo benefício interessante sobre os podcasts. Levando em consideração que eles são disponibilizados no universo digital, muitas plataformas permitem que eles possam ser baixados e ouvidos de forma offline. Assim, você não precisa estar conectado à internet para consumi-los.
3. Não possuem anúncios
Quão frustrante é para você estar assistindo um vídeo no YouTube e do nada aparecer um anúncio 100% aleatório? Uma das coisas que os podcasts têm como foco é assegurar o consumo mais simples e otimizado o possível. Em vista disso, dificilmente você verá uma plataforma que corte a transmissão ao meio para passar propagandas.
Até mesmo nos canais que oferecem serviço Premium para não ter que lidar com anúncios constantes esse tipo de coisa não costuma acontecer, garantindo que a experiência do ouvinte seja sempre a melhor possível!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.