CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Piscicultura, o preço de um negócio de sucesso

Piscicultura, o preço de um negócio de sucesso

Sebrae mercados, custos da piscicultura

Diferentemente de outros segmentos de produção animal, os quais possuem poucas ou até uma única espécie para foco na produção, facilitando assim a organização e prestação de serviços à cadeia produtiva, a piscicultura no Brasil possui diferentes características de acordo com a espécie alvo para o cultivo, região geográfica e tecnologia de cultivo aplicada.

Empresas devem estar atentas a essas particularidades, que limitam o sucesso de empreendimentos de piscicultura. Neste caso, as rações, as estruturas de cultivo, equipamentos de apoio e manejo, entre outros, devem ser desenvolvidos considerando as especificidades de cada espécie.

Na piscicultura o custo de produção é fundamental para estabelecer o preço de venda e consequentemente obter lucros.

O custo com a alimentação/ração dos peixes representa cerca de 70% a 80% dos custos de produção. Os demais custos são com a compra de alevinos, mão de obra e manutenção dos equipamentos. Por isso o produtor deve ter atenção especial ao armazenamento e à utilização da ração, evitando perdas, bem como ao arraçoamento adequado para obter boas conversões alimentares e, assim, aumentar a eficiência produtiva do alimento.

Os empresários e produtores sempre devem gerenciar a produção com planilhas financeiras, de forma a organizar os dados de produção e acompanhar os custos operacionais. Isso faz com que o produtor possa se antecipar as variações mercadológicas e planejar a produção para os próximos ciclos.

Outros custos estão relacionados com a manutenção, depreciação das estruturas e equipamentos. Apesar de difícil de prever, estes devem estar estimados e registrados para avaliação adequada dos custos do negócio.

Para mais informações acesse: Ideias de Negócios 2014

Fonte: Sebrae 2014

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é