CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sebrae lança manual sobre criação de peixes brasileiros

Manual de como iniciar piscicultura com espécies regionais promete auxiliar os produtores no Mato Grosso.

Sebrae mercados, manual sobre criação de peixes brasileiros

Durante muitos anos, a piscicultura foi encarada como uma simples atividade de lazer voltada ao autoconsumo ou, no máximo, um negócio secundário na propriedade rural. Nota-se, porém, que a atividade ganhou espaço próprio no agronegócio nacional e atrai uma leva de empreendedores e interessados em colocar a criação de peixes como principal foco de suas ações.

O momento exige uma crescente profissionalização diante dos novos desafios de um mundo globalizado.

Para orientar o piscicultor e aquicultor diante desses desafios encontrasse a disposição no site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa) de Mato Grosso a versão digital do manual Como iniciar piscicultura com espécies regionais.

Este material esta disponível de modo gratuito e apresenta procedimentos para criação de peixes de água doce originários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O manual foi elaborado pelos técnicos Francisco Medeiros e Adair José Moraes, que fazem parte da Aquamat (Associação de Aquicultores de Mato Grosso). Eles apresentam uma seleção, levando em consideração as ações que demonstram a melhoria da produção nos quesitos tecnologia, gestão e comercialização. O manual indica, por exemplo, técnicas de construção de viveiros e represas, aborda o manejo da qualidade da água, nutrição e reprodução das diversas espécies e controle financeiro da atividade.

Valéria Pires, da Unidade de Agronegócio do Sebrae em Mato Grosso, relatou que há muita procura pela edição publicada impressa, lançada em 2013, o que levou o Sebrae a desenvolver a versão digital. Todo trabalho foi financiado pelo Sebrae Nacional.

De acordo com o Sebrae de Mato Grosso, que atua no setor de piscicultura desde 2006, o Estado é o maior produtor de espécies nativas do país e o terceiro em volume de pescado. São 48 mil toneladas por ano, segundo o Ministério da Pesca. A maior parte da produção é de peixes como pacu, tambaqui, tambacu e tambatinga.

 

Para saber mais acesse: Manual Como Iniciar a Piscicultura com Espécies Regionais.

 

Fonte: http://www.mflip.com.br/pub/planomidia/?numero=2

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae