CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sebrae lança manual sobre criação de peixes brasileiros

Manual de como iniciar piscicultura com espécies regionais promete auxiliar os produtores no Mato Grosso.

Durante muitos anos, a piscicultura foi encarada como uma simples atividade de lazer voltada ao autoconsumo ou, no máximo, um negócio secundário na propriedade rural. Nota-se, porém, que a atividade ganhou espaço próprio no agronegócio nacional e atrai uma leva de empreendedores e interessados em colocar a criação de peixes como principal foco de suas ações.

O momento exige uma crescente profissionalização diante dos novos desafios de um mundo globalizado.

Para orientar o piscicultor e aquicultor diante desses desafios encontrasse a disposição no site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa) de Mato Grosso a versão digital do manual Como iniciar piscicultura com espécies regionais.

Este material esta disponível de modo gratuito e apresenta procedimentos para criação de peixes de água doce originários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O manual foi elaborado pelos técnicos Francisco Medeiros e Adair José Moraes, que fazem parte da Aquamat (Associação de Aquicultores de Mato Grosso). Eles apresentam uma seleção, levando em consideração as ações que demonstram a melhoria da produção nos quesitos tecnologia, gestão e comercialização. O manual indica, por exemplo, técnicas de construção de viveiros e represas, aborda o manejo da qualidade da água, nutrição e reprodução das diversas espécies e controle financeiro da atividade.

Valéria Pires, da Unidade de Agronegócio do Sebrae em Mato Grosso, relatou que há muita procura pela edição publicada impressa, lançada em 2013, o que levou o Sebrae a desenvolver a versão digital. Todo trabalho foi financiado pelo Sebrae Nacional.

De acordo com o Sebrae de Mato Grosso, que atua no setor de piscicultura desde 2006, o Estado é o maior produtor de espécies nativas do país e o terceiro em volume de pescado. São 48 mil toneladas por ano, segundo o Ministério da Pesca. A maior parte da produção é de peixes como pacu, tambaqui, tambacu e tambatinga.

 

Para saber mais acesse: Manual Como Iniciar a Piscicultura com Espécies Regionais.

 

Fonte: http://www.mflip.com.br/pub/planomidia/?numero=2

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 2 )

  1. […] passo do projeto foi avaliar o ciclo reprodutivo da espécie e desenvolver tecnologia para sua reprodução em cativeiro, engorda, comercialização e posicionamento de marketing. A disponibilização dessas […]

  2. […] O Plano de Negócios “Como fortalecer um criatório de peixes” ensina a minimizar os riscos para o empreendedor na produção de peixes. […]

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae