CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Piscicultura como oportunidade de bons negócios

A pesca extrativa tem apresentado queda desde os anos 90. A aquicultura vem para suprir uma demanda cada vez maior pela produção de peixes, e está pode ser uma oportunidade de fazer bons negócios.

peixe avanços na piscicultura

Quando comparada aos outros segmentos de produção animal, a aquicultura ou cultivo de organismos aquáticos, incluindo peixes, ostras, camarões, se destaca em nível mundial com 15,7% de crescimento médio entre 2007 e 2010, enquanto a taxa de crescimento do segmento de bovinos, frangos e suínos obtiveram -8,6%, 9,2% e 12,9%, respectivamente.

Por sua vez, a pesca extrativa tem apresentado tendências de queda ou estagnação desde os anos 90. Com a exaustão do setor pesqueiro extrativo nas últimas décadas, o rápido crescimento da aquicultura tem sido a única forma de acompanhar esta crescente demanda do consumo de pescado no contexto mundial.

Em levantamento estatístico divulgado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em 2010, a produção de peixes atingiu 60,2% de crescimento apenas entre 2007 e 2009. Isoladamente, a produção de tilápias aumentou 105% em apenas sete anos (2003-2009).

A piscicultura possui segmentos e possibilidade ao longo de toda a cadeia produtiva. É importante que o empresário tenha consciência de que faz parte de uma cadeia produtiva, em que vários elos estão presentes (insumos, produção, beneficiamento, logística e   comercialização), e que cada um deve estar devidamente preparado para fazer a sua parte ou até mesmo somarem forças. Aspectos como características intrínsecas do pescado (facilmente perecíveis), distâncias dos centros consumidores, descontrole entre oferta e demanda, questões legais e pouco hábito de consumo tornam esta cadeia muito dinâmica e complexa. Por outro lado, quando o setor trabalha de forma organizada, possibilita um maior controle da oferta, escalonamento da produção, uniformidade dos produtos gerados e garantia de qualidade.

O que se pode observar é que existem muitas oportunidades para quem pretende trabalhar nesta cadeia produtiva, que quando desenvolvida corretamente é uma atividade aliada à sustentabilidade, já que possibilita a substituição dos peixes da pesca extrativa, contribuindo com a preservação do meio ambiente e criando um ponto positivo a favor do marketing da aquicultura.

Para saber mais sobre piscicultura acesse: Sebrae 2014 | Agronegócios

 

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é