Sebrae Respostas Latest Perguntas

Carol Sousa
  • 1
  • 1
Novo na comunidade

Qual ocupação o ramo de trabalho em gráfica se encaixa no MEI?

  • 1
  • 1

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

4 Respostas

  1. Bom dia!

    Acesse ao link abaixo e veja a atividade e CNAE apropriados para seu negócio. Lembre se formalizar diretamente no site do Portal do Empreendedor – cuja terminação é “GOV”, pois há sites com nomes parecidos que cobram uma taxa para formalizar seu MEI.  Não há custos para vessa formalização:

    http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/atividades-permitidas

     

  2. Complementando a responda do colaborador

    No conjunto de atividades voltada para o Microempreendedor Individual – MEI, não tem atividade especifica para serviços gráficos, consta somente serigrafista publicitário independente/impressão de material para uso publicitário-1813001.

    Oriento buscar orientação detalhada do enquadramento de sua atividade como gráfica, o que deverá buscar a abertura de uma empresa como Empresário Individual, Sociedade Ltda, EIRELI.

    A formalização/cadastro do MEI é feito de forma gratuita e online, através do portal do empreendedor, neste portal, você tem todas as informações, leis, procedimentos para abrir, alterar, baixar a empresa, assim como emissão de das guias de contribuição. Você poderá acessar o portal e verificar na opção já “sou-serviços/serviços”, pesquisa no banner “emita o seu comprovante do MEI”, caso tenha sido feito, irá aparecer seu Certificado na Condição de Microempreendedor Individual”.

  3. Resposta foi editada

    Bom dia, Carol.

    Acredito que as respostas anteriores tenham esclarecido suas dúvidas sobre a abertura do MEI no ramo de gráficas.

    Para complementar, esse material sobre como montar uma gráfica traz um tópico dedicado exclusivamente à documentação necessária para esse tipo de atividade.

    Além disso, ele tem dados muito interessantes para quem está iniciando no segmento, mas valiosos também para quem já tem experiência na área, como é o seu caso.

    Com as dicas de divulgação, por exemplo, é possível turbinar as vendas e aumentar o faturamento do seu empreendimento. Você com certeza vai ter muitos insights positivos.

    Espero ter ajudado. Um abraço e sucesso ao abrir a sua gráfica!

  4. No Simples Nacional, o ramo de trabalho em gráfica pode se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI) se a atividade específica estiver contemplada na lista de ocupações permitidas pelo programa.

    No entanto, é importante ressaltar que cada município pode ter suas próprias regulamentações e restrições quanto às atividades permitidas para o registro como MEI.

    Na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que é o sistema utilizado para identificar as atividades econômicas, existem algumas opções relacionadas ao ramo gráfico que podem se encaixar no MEI. Algumas delas incluem:

    • CNAE 1812-5/00: Impressão de material para uso publicitário.
    • CNAE 1821-5/00: Serviços de pré-impressão.
    • CNAE 1822-3/00: Serviços de acabamentos gráficos.
    • CNAE 1813-3/00: Serviços de impressão e reprodução de gravações.

    No entanto, é fundamental verificar junto à prefeitura do seu município se essas atividades específicas estão permitidas como MEI e se há algum requisito adicional ou restrição local.

    Além disso, é importante lembrar que o limite de faturamento anual para se enquadrar como MEI é de até R$ 81.000,00 (atualizado em 2021), e é necessário estar em conformidade com outras obrigações e requisitos estabelecidos para essa categoria empresarial.

    É recomendado consultar um contador ou órgão responsável pelo registro de empresas do seu município para obter orientações precisas e atualizadas sobre o enquadramento como MEI no ramo de trabalho em gráfica.