Estou querendo abrir uma loja de bomboneire e gostaria de saber sobre markup e se é lucrativo? O aluguel será de 2 mil fora luz , água e IPTU
Andreza MartinsNovo na comunidade
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Ola Andreza, tudo bem?
Bombonière é um tipo de loja, um pequeno estabelecimento comercial onde se vendem alimentos, doces, balas, chicletes, chocolates, refrigerantes, cafés, chás, sucos, salgadinhos, salgados, guloseimas em geral , sorvetes, etc. Esse é um negócio que tem potencial para gerar um bom faturamento no mês.
1- Faça um bom planejamento
Você precisa se planejar para entender exatamente tudo que precisa resolver para o seu negócio sair do papel, compreender o mercado da sua região, o seu público alvo e assim dar a ele tudo que elas mais querem. A maioria das empresas que surgem vão à falência em cinco anos, na maioria dos casos pela falta de planejamento e a ilusão de que ser dono de negócio significa trabalhar menos.
Coloque tudo no papel e comece a escrever, o quanto antes, qual é a sua realidade, quais são os objetivos que quer alcançar e a partir daí vai descobrir quais são as melhores estratégias para traçar.
2- Fornecedores de doces
Não vá só por preço e antes de fechar negócio certifique-se que está lidando com uma empresa séria. Tem muita gente que vai fechando parceria sem tomar cuidado e acaba tendo grandes prejuízos.
3- Onde montar?
A menos que estejamos falando de grandes lojas de doces, com opções de guloseimas a perder de vista, as bombonieres que conhecemos geralmente são negócios pequenos, onde no mesmo espaço estão dispostos os doces e um balcão para atendimento dos clientes. Sendo assim, na hora de pensar em como abrir uma bomboniere, você deve ter em mente que é possível começar esse negócio em qualquer lugar.
A localização de uma bomboniere pode ser determinante para o sucesso do negócio, por isso, é fundamental que você escolha um local com grande circulação de pessoas e boa visibilidade, de preferência que seja próximo ao centro, a outros estabelecimentos comerciais, escolas, faculdades, estações de trem e pontos de ônibus.
4- Público e concorrentes
É muito importante que você faça pesquisas sobre o público-alvo que frequenta os locais de seu interesse, tendo como base principalmente a faixa etária (lembrando que locais próximos a escolas e colégios costumam gerar mais lucros, já que as crianças representam boa parte da clientela desse negócio), hábitos alimentares e classe social.
Não se esqueça também de pesquisar sobre os estabelecimentos concorrentes na região. Padarias, lanchonetes e outros negócios voltados à alimentação geralmente não são classificados como concorrentes, já que a sua loja de doces é especializada e voltada a públicos mais específicos.
5- Equipamentos e estrutura
A estrutura de uma bomboniere é bastante simples. Para montar a sua, você precisará de um espaço para atendimento dos clientes e exposição dos doces, com balcão, vitrines, estantes, prateleiras e, se necessário, um freezer e uma geladeira. Você deve se preocupar ainda com um local para estoque dos produtos e com a decoração do ambiente, que pode ser um grande diferencial para atrair os clientes.
Além disso, pode ser interessante ter um computador, impressora de nota fiscal, máquina de cartão de crédito e débito, telefone e outros dispositivos. Se você pretende começar investindo pouco, pode adquirir esses equipamentos conforme os lucros aumentam, não tem problema.
6- Equipe de funcionários
Para começar, você pode realizar todas as funções na sua bomboniere: atendimento, reposição de produtos, administração, divulgação, limpeza e organização. Seja como for, o importante é sempre oferecer um atendimento de qualidade, já que essa é uma das características que fazem um cliente voltar ao seu estabelecimento.
7- Defina o que irá vender
Você deve ter em mente que esse negócio, para ter sucesso, deve oferecer uma grande variedade de doces, e que essa variedade também pode ser definida de acordo com o público-alvo e os aspectos do local onde você irá instalar a sua loja de doces. O ideal é oferecer os mais variados tipos de doces, pirulitos, balas, chicletes, chocolates, doces de leite, sorvetes, sucos e outras guloseimas. Por ser uma loja de doces, não quer dizer que você não possa oferecer salgadinhos, amendoins e outros produtos relacionados.
Também é interessante vender doces artesanais, que podem ser produzidos por você mesmo ou sob encomenda, como trufa, bolo de pote, brownie, geladinho, torta e muito mais. Além da diversidade de doces, é fundamental que você se preocupe em oferecer produtos de qualidade, tanto aqueles que você compra prontos quanto os produzidos em casa. Além do mais, manter a organização das guloseimas (por cor, tipo, tamanho etc.) é um diferencial que atrai visualmente os clientes.
8- Divulgação
Divulgar o seu negócio é muito importante para que ele alcance um grande número de pessoas. Vale investir nas estratégias tradicionais, como a distribuição de cartões de visita e panfletos, e em outras mais modernas, como o uso das redes sociais. Nesse último caso, inclusive, você pode alcançar muitos clientes, principalmente se a sua bomboniere oferecer uma grande variedade de doces e guloseimas.
Utilize também aquela famosa estratégia do boca a boca. Conte para todos os seus conhecidos sobre a sua bomboniere e eles com certeza comentarão com outras pessoas. Assim, o seu negócio pode chegar mais longe do que você imaginou sem que você precise investir nada.
Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-abrir-uma-bomboniere/
Como montar uma casa de bolos e tortas.
Calcular o preço de venda de um produto requer conhecimento e cálculos para definição de preço de venda mais adequado. Será necessário conhecimento dos preços da concorrência, os custos de aquisição dos produtos ou insumo, custos fixos e variáveis da empresa/atividade.
De regra geral o preço de um produto, se define com o total dos custos e despesas, impostos e o lucro desejado/esperado. Preço de venda = custos + despesas + lucro esperado.
Fórmula de cálculo:
Pelo Markup – utilizando os custos fixo e variáveis, lucro esperado
MARKUP = 1 / (1 – (DF% + DV% + ML%))
Pela Margem de contribuição – utilizando custos e despesas, lucro desejado
MC (%) = Margem de contribuição / Preço