Estou tentando emitir minha primeira NF-e sendo MEI no emissor gratuito do sebrae, o problema é que realizando todos os passos ensinados em diversos lugares sempre acabo na mesma tela de erro ao realizar o último passo, a nota não indica nenhum erro e nem o que tem de ser corrigido
A mensagem de erro diz o seguinte:
”
A mensagem de erro “Rejeição CNPJ Emitente não cadastrado” indica que o CNPJ do emissor da nota fiscal eletrônica (no caso, o CNPJ do seu MEI) não está cadastrado ou não está ativo no sistema da Receita Federal.
Isso pode acontecer por muuitos motivos.
Verifique se todos os dados do seu MEI estão corretos e completos no cadastro junto à Receita Federal. Isso inclui o endereço e outras informações cadastrais.
Pode ser que o seu MEI esteja com a situação cadastral irregular, seja por falta de atualização de dados ou por pendências junto à Receita Federal. Acesse o portal do Simples Nacional e verifique a situação cadastral do seu MEI, ok?
Em alguns casos, pode levar um tempo para que as atualizações cadastrais feitas junto à Receita Federal sejam processadas e refletidas nos sistemas da NF-e. Aguarde alguns dias e tente emitir a NF-e novamente.
Se o problema persistir e você não conseguir identificar a causa, entre em contato com o suporte técnico do emissor gratuito do SEBRAE. Eles poderão fornecer orientações específicas e ajudá-lo a resolver o problema.
Certifique-se também de que não está sozinho e está utilizando as versões atualizadas do software de emissão de NF-e e que está seguindo corretamente todos os passos e requisitos para a emissão de notas fiscais eletrônicas como MEI.
O erro “Rejeição CNPJ Emitente não cadastrado” indica que o CNPJ do emitente (no caso, o seu CNPJ como MEI) não está cadastrado ou não está válido no ambiente da Receita Federal. Para resolver esse problema, verifique se o seu CNPJ está regularizado e ativo junto à Receita Federal, pois é necessário estar devidamente cadastrado para emitir a NF-e. Caso seu CNPJ esteja regular, pode ser necessário atualizar as informações no sistema da Receita Federal ou no ambiente de emissão de NF-e que você está utilizando. Certifique-se de inserir corretamente todos os dados do seu CNPJ, como razão social, endereço e demais informações exigidas. Se o problema persistir, entre em contato com o suporte técnico do sistema de emissão de NF-e ou com o Sebrae para obter assistência adicional.