Sebrae Respostas Latest Perguntas

Sanny Silva Braga
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Erro 23020 ao gerar DAS – abril 2025

  • 0
  • 0

Estou desde cedo tentando gerar a Guia de Recolhimento do DAS/MEI sem sucesso, sempre aparece uma mensagem de erro: “23020 – Erro na geração do documento de arrecadação. Falha na execução do sistema SENDA na emissão do Documento de Arrecadação”. Até agora, 19:30h, não há qualquer informação da Receita Federal se haverá prorrogação no prazo para pagamento da guia, portanto não sabemos se vamos ter que arcar com juros em decorrência da falha do sistema. A orientação que vi em outra pergunta aqui no site do SEBRAE sobre o mesmo tema, é que devemos continuar tentando gerar a guia, o que para mim não é resposta suficiente. Pode não parecer grande coisa, mas não acho justo que, com tantos encargos que o cidadão já arca diariamente, termos que pagar por juros de um atraso que não demos causa, caso o sistema não regularize ainda hoje em tempo hábil para gerarmos a guia e realizarmos o pagamento, que dependo do Banco, há horário máximo pré determinado que em que podemos fazer pagamento. Portanto, qual procedimento devemos tomar para que não arquemos com juros e multa por atraso de pagamento cuja a causa foi dada pelo Estado (Receita Federal)?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Para lidar com o problema de geração da Guia de Recolhimento do DAS/MEI, uma abordagem é documentar suas tentativas de pagamento, com capturas de tela ou registros das mensagens de erro que aparecem. Desta maneira, você tem uma evidência para apresentar caso precise justificar o atraso.

    Além disso, é aconselhável continuar acompanhando o site da Receita Federal para verificar atualizações ou novas instruções que possam ser emitidas. Caso permaneça o problema e não haja um pronunciamento oficial sobre o adiamento do prazo ou isenção de juros/multas, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Receita Federal ou através do Portal e-CAC para mais orientação.

    O Sebrae também pode oferecer suporte adicional para tais problemas. Você pode falar no WhatsApp do Sebrae: [Sebrae – Fale Conosco](https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco).