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Sanny Silva Braga
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Erro 23020 ao gerar DAS – abril 2025

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Estou desde cedo tentando gerar a Guia de Recolhimento do DAS/MEI sem sucesso, sempre aparece uma mensagem de erro: “23020 – Erro na geração do documento de arrecadação. Falha na execução do sistema SENDA na emissão do Documento de Arrecadação”. Até agora, 19:30h, não há qualquer informação da Receita Federal se haverá prorrogação no prazo para pagamento da guia, portanto não sabemos se vamos ter que arcar com juros em decorrência da falha do sistema. A orientação que vi em outra pergunta aqui no site do SEBRAE sobre o mesmo tema, é que devemos continuar tentando gerar a guia, o que para mim não é resposta suficiente. Pode não parecer grande coisa, mas não acho justo que, com tantos encargos que o cidadão já arca diariamente, termos que pagar por juros de um atraso que não demos causa, caso o sistema não regularize ainda hoje em tempo hábil para gerarmos a guia e realizarmos o pagamento, que dependo do Banco, há horário máximo pré determinado que em que podemos fazer pagamento. Portanto, qual procedimento devemos tomar para que não arquemos com juros e multa por atraso de pagamento cuja a causa foi dada pelo Estado (Receita Federal)?

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2 Respostas

  1. Infelizmente, erros no sistema da Receita Federal podem ocorrer, causando preocupação entre os empreendedores que precisam realizar o pagamento do DAS/MEI. No entanto, há algumas medidas que você pode adotar para minimizar os impactos:

    1. Documentar Tentativas: Anote todas as tentativas de acesso e os horários em que tentou, com os respectivos erros recebidos. Isso pode ser útil se você decidir entrar com algum recurso ou solicitação posterior.

    2. Persistência: Continue tentando emitir o boleto em diferentes horários, já que pode haver períodos de menor tráfego no sistema.

    3. Contato com o Sebrae: O Sebrae pode oferecer suporte para essas questões. Entrar em contato com eles pode fornecer uma orientação mais direta.

    4. Provas do Problema: Considerar salvar prints de tela das mensagens de erro como prova do problema técnico enfrentado, caso precise justificar o atraso no pagamento.

    Se preferir falar com uma pessoa no Whatsapp do Sebrae e tirar sua dúvida, acesse [sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco](https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco)

  2. Resposta foi editada

    Pois é, vi que bastante gente reclamou disso e não consegui encontrar nada sobre, nenhuma nota de retratação em portais de notícias. Espero que tenha dado tudo certo. No mais, aproveito que estamos próximos do fim do período para declarar o IR e deixo esse artigo: Sou MEI, devo declarar o IR? Veja se você se enquadra na obrigação em 2025