Por onde começar um empreendimento de suplementos?
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Boa tarde Wanderson. Ter uma loja de suplementos pode ser uma excelente alternativa para quem gosta e possui bom entendimento sobre o assunto. No entanto, para seu negócio dar certo é necessário entender por onde começar. Para ter sucesso com esse tipo de loja é fundamental estar imerso em um local diferenciado, conhecer os principais metas de seu público-alvo, a frequência que compram itens, a linguagem usada pelo seu público-alvo e a melhor maneira de atendê-los.
1- Formalize o seu negócio
O primeiro passo de como abrir uma loja de suplementos é formalizar o seu negócio. Ou seja, é regularizar a sua empresa na prefeitura da sua cidade e na junta comercial do seu estado. A melhor maneira de realizar isto é contar com o auxílio de um contador. Esse contador precisa ser de extrema confiança e com as habilidades adequadas para te ajudar.
Juntos vocês irão definir aspectos básicos de sua empresa, como a formatação jurídica, as opções de tributação e porte da sua loja. Montar com o auxílio de quem conhece do assunto irá favorecer esse primeiro passo, evite fazer isso sozinho. Vale destacar que abrir uma loja de suplementos sem a devida regularização poderá te prejudicar consideravelmente. Você estará sujeito a uma série de punições e multas em caso de fiscalização, por isto, não arrisque o seu negócio.
2- Escolha um local apropriado
A localização é outro ponto essencial para quem pretende ter sucesso com uma loja de suplementos alimentares. Os consumidores de suplementos alimentares estão por toda a parte, no entanto adotar um bom local pode fazer a diferença para seu negócio. Você pode, por exemplo, fazer a escolha de abrir sua loja de suplementos próximo à uma academia.
Além disso, você pode fazer a escolha por centros comerciais no qual já existam lojas de suplementos. Dessa maneira, você estará em uma localização já conhecida pelo seu público-alvo. Pense em um local que seja de fácil acesso e se possível que seja fácil de estacionar na região. Quanto ao estacionamento, é certo que nos grandes centros comerciais é quase impossível.
Verifique as condições do local também, veja se a edificação em si é de ótima qualidade e se não exigirá grandes reformas. Verifique se o tamanho do local é apropriado para a loja que você pretende abrir, se tem ótima instalação elétrica, pontos de água adequados, luminosidade natural e boa ventilação.
3- Planeje o layout de sua loja
O terceiro passo de como abrir uma loja de suplementos alimentares é definir como será o layout da loja. Ou seja, definir o material e os equipamentos importantes para a operação de sua loja. Um bom layout é fundamental para que você tenha condições de expor seus mercadorias de forma adequada. Além de garantir que todo espaço da loja seja aproveitado da melhor maneira possível.
Invista em prateleiras, estantes e móveis que criem um bom local para seus clientes. Evite amontoar mercadorias sem nenhum tipo de organização ou sequência lógica. Tenha em mente que as prateleiras são para expor mercadorias para seus clientes e não para você.
4- Defina os itens que você deseja vender
Itens que são obrigatórios em uma loja de suplementos alimentares:
– Vitaminas e complexos vitamínicos;
– Albumina;
– Granola, aveia e outras mercadorias naturais;
– Whey Protein;
– Aminoácidos;
– Termogênicos;
– Barras de cereal e proteína.
5- Monte uma equipe de vendedores qualificada
Boa parte de seus clientes serão atletas amadores ou iniciantes em qualquer tipo de esporte. Isto quer dizer que vários chegarão até sua loja sem entender o que de fato precisam consumir, a porção a ser comprado e o preço justo de cada produto. Para atender bem esse tipo de cliente é preciso que os vendedores tenham competências específicos de suplementação e estejam dispostos a auxiliar seus clientes. Isto quer dizer, vender de fato o que será fundamental para seus clientes e não os encher de qualquer produto que não trará vantagem alguma para eles.
É com um bom atendimento que você será capaz de conquistar os seus clientes. Tenha em mente que conquistar a confiabilidade de um cliente é muito melhor do que vender inúmeros itens para ele uma única vez. Perceba que esses clientes são recorrentes, eles voltarão à sua loja todo mês se confiarem e se gostarem do seu atendimento.
6- Invista em uma boa divulgação
É fundamental que o seu público-alvo saiba o que sua loja tem a oferecer e quais as vantagens que ele encontrará tornando-se seu cliente. Para que sua divulgação seja bem-sucedida é preciso fazer uma boa estratégia de marketing. Não faça nada de maneira aleatória, mas pense em uma divulgação bem estrutura, que de fato atinja seu público-alvo.
7- Invista também em uma loja virtual
Agora que você já sabe como abrir uma loja de suplementos alimentares física o próximo passo é investir em um ambiente online. Ou seja, é importante abrir os horizontes e atingir novos voos para se destacar no mercado. A loja virtual pode ser uma ferramenta para alcançar clientes em todo o Brasil, porém também pode ser um diferencial para aqueles clientes que já compram em sua loja física, mas não possuem tempo de ir até sua loja. Desta forma, eles poderão usar a sua loja virtual e permanecer fiel a você.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de produtos naturais.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-produtos-naturais,e5297a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://www.iphouse.com.br/blog/como-abrir-uma-loja-de-suplementos-em-7-passos/
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.
A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.
O Alvará de funcionamento para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, inicialmente é Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.
O mercado de suplementos alimentares está em constante crescimento, impulsionado pela busca por uma vida mais saudável e ativa. Se você está pensando em investir nesse ramo, saiba que este é um momento promissor para começar!
Mas por onde começar?
Para te ajudar a dar os primeiros passos nesse empreendimento promissor, preparei um guia completo com as etapas essenciais para abrir sua loja de suplementos:
1. Pesquisa e Planejamento:
2. Aspectos Legais:
3. Localização e Estrutura:
4. Estoque e Fornecedores:
5. Vendas e Marketing:
6. Diferenciais e Valor Agregado:
7. Gestão e Pessoal:
8. Marketing Digital e E-commerce:
9. Legislação e Normas:
10. Consultoria e Assessoria:
Lembre-se: