Sebrae Respostas Latest Perguntas

Carvalho Silva
  • 1
  • 1
Novo na comunidade

Como abrir um lava jato?

  • 1
  • 1

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Boa tarde. Montar um lava-jato pode ser um excelente negócio, já que ele possui baixo custo e bom faturamento mensal.

    1- Estrutura

    Um pequeno lava-jato deve ter uma estrutura básica de cerca de 400 metros quadrados, de modo que permita boa locomoção de funcionários, manipulação de equipamentos, manobra dos veículos, local para que os veículos fiquem estacionados em segurança até o momento de o cliente buscá-lo, além de um banheiro. Para colocar o lava-jato para funcionar, você precisa de equipamentos profissionais e de alta qualidade.

    2- Produtos de limpeza

    Seria impossível montar um lava-jato e ganhar dinheiro se não existissem os produtos de limpeza. Estes produtos são capazes de desencardir e praticamente deixar o carro limpo, sem a necessidade de horas de esforço esfregando com a esponja.

    3- Investimento 

    O investimento inicial depende muito de como será a estrutura do empreendimento. Como parâmetro, um lava-jato de pequeno porte fica em torno de R$ 16 mil, mas um empreendimento de grande porte será necessário cerca de R$ 34 mil, sem considerar a aquisição de ponto comercial, claro. No investimento descrito acima, estão descriminados todos os equipamentos para montar um lava-jato citados, juntamente com os produtos iniciais para o primeiro mês de funcionamento do lava-jato.

    4- Custos

    Como já mencionado, iniciar um lava-jato é uma ótima opção de negócio, tanto em razão do investimento inicial quanto pela operacionalização, ambos muito baratos. O custo para manter uma lavagem de veículos variará de acordo com o tamanho do local, porte do empreendimento e região do país.

    5- Dicas

    É preciso se diferenciar da concorrência, oferecendo além dos serviços tradicionais como lavagem, polimento e cristalização. Você pode oferecer serviços diferenciados com recuperação de carros que sofreram alagamento, troca de óleo, higienização de ar, borracharia, aplicação de insulfilme, entre outros. É possível também agregar valor ao estabelecimento montando um café ou um espaço de conveniência com mesas para que os donos dos veículos possam esperar confortavelmente enquanto seu carro é lavado. Tudo depende do tamanho do empreendimento que deseja montar, lucratividade almejada e investimento.

    Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-um-lava-jato/

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

    A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.

    O Alvará de funcionamento para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, inicialmente é Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.