Quais as dificuldades de se abrir um negócio para vendas de baterias automotivas?
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Boa tarde Cristiano. Naturalmente a venda de baterias sempre foi algo muito forte na maioria das cidades e tudo isso porque é um equipamento indispensável para todos os tipos de veículos. Portanto, uma lojinha exclusiva para venda desses produtos poderá dar bons resultados no mercado.
A principal recomendação é que pesquise, verifique quais serão seus possíveis concorrentes, saiba também quais as lojas que mais se destacam nesse segmento e os tipos de baterias (assim também como as marcas) que são mais procuradas pela clientela. Crie um plano de negócios, porque não basta apenas saber como montar uma loja de baterias se não tem todos os detalhes em mãos de como será esse pequeno empreendimento e o plano de negócios lhe dará um controle absoluto sobre tudo isso.
1- Legalização do comércio de baterias
As baterias são feitas com substâncias corrosivas e por isso é muito importante ter o máximo de cuidado com elas, portanto no processo de legalização do negócio será indispensável a o alvará de funcionamento da vigilância e do corpo de bombeiros para ter sua loja funcionando. Caso tenha duvidas quanto a legalização, procure uma empresa de contabilidade para lhe auxiliar desde os primeiros passos.
2- Localização
Saber escolher o ponto comercial apropriado para instalar sua nova loja também é um dos detalhes mais importantes nesse inicio, sendo que o ideal é focar em locais próximos a oficinas mecânicas, lojas de acessórios automotivos ou mesmo em ruas que tenham uma boa circulação de veículos, mas que as pessoas já tenham costume de parar para comprar.
Leve em consideração também a facilidade de estacionamento e o espaço interno, pois serão pontos importantes nesse processo sobre como montar uma loja de baterias. O espaço interno precisará ter apenas uma área de exposição das baterias novas, um local para realizar testes nas baterias dos veículos e realizar a troca, um banheiro, um balcão de atendimento e um estoque apropriado para armazenar baterias para descarte.
3- Fornecedores de baterias
Algo muito importante serão os fornecedores, então você precisará pesquisar bastante e buscar contato com as principais fabricantes de baterias do mercado. Somente comprando direto desas empresas é que você conseguirá uma margem de lucro melhor. Uma ótima oportunidade é focar não só na venda de baterias para veículos de passeio, mas também oferecer baterias para caminhões e baterias para motos. Assim você poderá atingir ainda mais clientes no seu negócio.
4- Investimento
Certamente não tem como montar uma loja de baterias sem planejar o dinheiro que será investido nesse novo negócio, já que logo de inicio você precisará alugar e decorar o espaço de trabalho, comprar um balcão de atendimento, algum tipo de expositor para baterias, investirá na informatização da loja, equipamentos para testar baterias e outros pequenos materiais que serão necessários.
Além disso terá a necessidade de comprar todo o seu estoque de produtos, então com tudo isso, o seu gasto inicial tende a ficar a partir dos R$ 30 mil Reais e pode chegar facilmente aos 75 mil Reais para ter uma loja bem equipada.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de autopeças.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-autopecas,27397a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-montar-uma-loja-de-baterias/
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.
A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.
O Alvará de funcionamento para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, inicialmente é Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.