Tenho dúvidas sobre a declaração de ganhos de YT e meus blogs, teoricamente eu trabalho pro Google que é uma empresa de fora, porém meus sites e conteúdos são consumidos por Brasileiros, fiquei confuso sobre a declaração de imposto, alguém pode me dar uma luz sobre isso.
Para declarar os ganhos que você obtém de plataformas como YouTube e blogs, é importante considerar as diretrizes de tributação de renda obtida de fontes no exterior. Apesar de o Google ser uma empresa estrangeira, os rendimentos que você recebe devem ser declarados na Receita Federal do Brasil. Normalmente, esses ganhos se enquadram como “rendimentos recebidos do exterior” no carnê-leão, que é a forma de apuração mensal obrigatória para pessoas físicas.
Os valores recebidos devem ser convertidos em reais utilizando a cotação do dólar do Banco Central no dia do recebimento. É importante também verificar se há a necessidade de recolher o Imposto de Renda mensalmente pelo carnê-leão e depois consolidá-los no ajuste anual do IRPF.
Se preferir falar com uma pessoa no Whatsapp do Sebrae e tirar sua dúvida, acesse https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco
Então, eu passei por essa dúvida também. Basicamente, os ganhos do YouTube e blogs são considerados rendimentos recebidos do exterior. Como você tá recebendo do Google (AdSense, por exemplo), precisa declarar no Imposto de Renda como “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior”.
Você vai precisar:
Converter os valores recebidos pra reais usando a cotação oficial do Banco Central do dia em que o dinheiro caiu na conta.
Pagar o carnê-leão mensalmente se o valor ultrapassar o limite de isenção.
Declarar esses rendimentos na sua declaração anual de IR.
Recomendo usar um contador pra garantir que tá fazendo tudo certinho, porque a Receita não perdoa.