Com tantos produtos e serviços no mercado, é importante que o empreendedor invista em qualidade para não ficar para trás.
A fim de garantir a satisfação do cliente e a qualidade dos produtos e serviços que oferece, é necessário entender os indicadores estabelecidos, como padrão, pelo cliente e descritos nas normas técnicas.
Avaliação de conformidade, metrologia e normalização são alguns dos indicadores estabelecidos como padrão de qualidade para o seu negócio. Entenda.
O Sebrae, por meio do programa Sebraetec, auxilia os micro e pequenos empresários na garantia de qualidade nos seus negócios. Conheça algumas áreas de atuação.
Avaliação de conformidade
São grupo de ações implantadas em micro e pequenas empresas que seguem regras pré-estabelecidas de forma acompanhada e avaliada. Essas ações visam propiciar adequado grau de confiança de um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional, conforme requisitos pré-estabelecidos em normas ou regulamentos.
A abrangência de atuação inclui:
1- Avaliação da conformidade compreende a acreditação, ensaios, rotulagem, declaração do fornecedor (avaliação de primeira parte);
2- Classificação (avaliação de segunda parte);
3- Certificação (avaliação de terceira parte) de acordo com a ISO/IEC 17000;
4- Procedimentos para autorização, licença e aprovação que estão a cargo dos organismos regulamentadores (Inmetro e Anvisa).
O objetivo é obter resultados a partir da adequação da norma, análise realizada e plano de adequação e certificação.
Metrologia
É um grupo de ações implantadas na micro e pequena empresa para adequação quanto às normas de qualidade.
A abrangência de atuação inclui:
1- Diagnóstico sobre a condição de atendimento às normas de qualidade;
2- Elaboração de plano para adequação às normas de qualidade;
3- Apoio na adequação dos sistemas de gestão da qualidade em micro e pequenas empresas com vistas à habilitação para a certificação ISO 9000;
4- Acompanhamento dos processos de certificação e auditorias.
Ao final do processo, uma norma implantada, um plano de implantação elaborado e percentual de conformidade à norma terão sido criados para apresentar os resultados.
Normalização
Serve para designar padrões estabelecidos pela indústria de bens e serviços, quanto à apresentação, construção, instalação ou funcionamento de seus produtos ou serviços. Neste sentido, elas se referem tanto ao aspecto tecnológico quanto ao aspecto mercadológico da produção.
A abrangência de atuação inclui:
1- Estabelecer procedimentos;
2- Padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários;
3- Definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio a serem atendidos por um produto, processo ou serviço.
Todos esses serviços estão à disposição das micro e pequenas empresas por meio do SEBRAEETEC.