Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O que fazer após a formatura: 6 caminhos para seguir após a formatura

O que fazer após a formatura: 6 caminhos para seguir após a formatura

Se você passou os últimos três ou quatro anos estudando, pode ser difícil decidir o que fazer depois de atingir seu objetivo. Muitos estudantes universitários não têm ideia do que querem fazer depois de se formarem. A vida deles pode ter sido dividida por conquistas acadêmicas até a universidade, então é normal que eles não tenham certeza de como proceder depois de concluir a graduação. Felizmente, você tem várias opções, incluindo viajar, iniciar um negócio, encontrar trabalho ou continuar seus estudos. Você não está sozinho se estiver se perguntando o que fazer depois de se formar na universidade. Este post abordará as muitas opções e lhe dará uma noção de quantos caminhos diferentes você pode escolher.

O que fazer após a formatura da universidade

Você tem várias opções como um graduado universitário. Você tem a opção de começar sua carreira, tendo tempo para aproveitar sua vida e viajar primeiro, ou começar a considerar a pós-graduação. Aqui estão algumas opções para você considerar, bem como algumas sugestões sobre o que você pode fazer após a formatura.

1. Viaje e tire um ano sabático

Muitas pessoas não têm certeza do que querem fazer após a formatura e hesitam em começar a trabalhar imediatamente. Felizmente, agora que você se formou e está livre de exames e prazos, você pode tirar um ano sabático ou algum tempo livre para viajar e conhecer o mundo.

Muitos graduados estão preocupados que tirar uma folga após a formatura para viajar pode prejudicar seus currículos. Este, no entanto, não é o caso. De acordo com uma pesquisa realizada pela Hostelworld, 82% das empresas acreditam que viajar torna as pessoas mais negociáveis. Viajar, de acordo com o relatório, é considerado para construir confiança, melhorar as habilidades de comunicação e oferecer às pessoas uma perspectiva mais global. Orçamento, gerenciamento de tempo, solução de problemas e adaptação rápida a novas condições estão entre os talentos que você desenvolve enquanto viaja.

Se você não tiver certeza do que fazer depois de se formar na universidade, considere viajar, ser voluntário ou trabalhar enquanto viaja. Todas as três alternativas fornecem uma infinidade de informações que podem ajudá-lo a tomar decisões futuras.

2. Junte-se a um programa de pós-graduação

Pessoas de alto desempenho que não têm certeza de seus planos de pós-graduação sempre podem ingressar em programas de pós-graduação. Estes são programas de treinamento estruturados que capacitam os indivíduos e oferecem oportunidades para que eles obtenham experiência em seu campo escolhido.

Embora os programas de pós-graduação ofereçam perspectivas maravilhosas, é fundamental ter em mente que apenas um número limitado de vagas é acessível. A inscrição antecipada é fundamental para garantir uma posição, pois muitas vagas são preenchidas rapidamente. Além disso, como a maioria dos programas de pós-graduação aceita apenas os aplicativos de classificação mais alta, essa possibilidade é normalmente limitada àqueles com 2:1 ou melhor.

3. Participe da Força de Trabalho

Seja ganhando experiência de trabalho antes de conseguir o emprego dos seus sonhos ou explorando opções de carreira além do escopo de seu diploma universitário, sempre vale a pena consultar os conselheiros de carreira da universidade para obter orientação. Quando você entra inicialmente no mercado de trabalho, o escritório de colocação de sua universidade é seu melhor recurso; eles podem ajudá-lo a localizar estágios, oportunidades de voluntariado e até mesmo cargos em tempo integral. Se você está pensando em mudar de carreira, eles também podem aconselhá-lo sobre as etapas necessárias.

Quando você entra no mercado de trabalho, é fundamental ter em mente que o emprego de nível básico é apenas isso: nível básico. Embora possam não ser empregos ideais, eles ajudam você a ganhar experiência e melhorar seu currículo para que você possa aproveitar as oportunidades que se apresentam.

4. Considere o trabalho autônomo

Se você não tiver certeza sobre as ocupações que encontra e não conseguir localizar seu emprego ideal, também poderá buscar um emprego por conta própria. Se você não tem certeza do que fazer depois de se formar na faculdade e acredita que tem uma ideia de empresa viável, pode valer a pena tentar trabalhar por conta própria.

Muitos graduados seguem esse caminho porque aspiram ser seus próprios patrões. No entanto, essa deve ser uma escolha bem pensada, pois exigirá malabarismos com muitas tarefas. O trabalho autônomo também é extremamente instável e pode não ser o melhor curso de ação se você estiver com dificuldades financeiras. Considere todos esses fatores ao fazer sua escolha.

5. Estágios e Oportunidades de Voluntariado

Em vez de entrar imediatamente no mercado de trabalho, você pode alternadamente passar um tempo fazendo estágio ou voluntariado. Eles podem não ser remunerados ou pagar muito pouco, mas ajudarão você a desenvolver habilidades críticas, aprimorar seu currículo e, com esforço suficiente, podem levar a oportunidades remuneradas dentro da organização. Inúmeros estágios e programas de voluntariado resultam diretamente em emprego, pois permitem desenvolver habilidades e estabelecer conexões. Se você não tiver certeza sobre o que deseja fazer após a formatura, uma função de voluntário ou estágio pode ser a maneira ideal de dar o pontapé inicial em sua carreira.

6. Prosseguir a Educação de Pós-Graduação

Escolher uma carreira após a formatura não precisa ser diferente de sua vida antes da formatura. Se você tem interesse na academia e deseja continuar sua educação, sempre pode fazer pós-graduação. Ao aumentar sua educação, você pode desenvolver um conjunto de habilidades mais sofisticado e potencialmente descobrir mais perspectivas de emprego do que antes. Isso é especialmente importante se você deseja trabalhar em um setor que exige mais educação formal, mas também pode ser benéfico em áreas onde a educação formal não é necessária.

Embora considerações como orçamento e recursos disponíveis devam ser feitas, estudar no exterior para uma pós-graduação pode ser uma boa alternativa. No entanto, é fundamental garantir que isso seja feito pelas razões apropriadas e não simplesmente para evitar a entrada no emprego.

AHZ Associates

AHZ Associates

Novo na comunidade
AHZ Associates is a proud representative of higher education institutes based in the United Kingdom with many branches in all over the world. We understand international students need professional guidance and trustworthy organization for their University admissions. Therefore, we organize UK Education Fair, Education Expo, open day's assessment and seminars for every intake. The main ideology is to open the door for the students to meet the University representatives directly under the same umbrella and get their desired courses. We also provide free student education consultancy in UK.

You must login to add a comment.

Posts relacionados