O que é organograma empresarial e como criar um? Por que possuir um é tão importante em relação aos resultados que a empresa almeja? De que forma é possível criar um organograma responsável com base no material humano e nos objetivos que o líder deseja alcançar? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas hoje.
Neste conteúdo, vamos mostrar aos nossos leitores e líderes, o que é organograma empresarial e como criar um, buscando exemplificar um pouco sobre seu conceito, mas principalmente sobre sua importância para que todos os objetivos de um grupo empresarial sejam alcançados. Leia conosco, vamos lá!
O que é organograma empresarial e como criar um: conceito
Afinal, o que é organograma empresarial e como criar um? A definição de um organograma empresarial é um momento essencial na vida de uma empresa, é um documento que representa a estrutura organizacional da empresa, ou seja, o conjunto de escolhas através das quais o trabalho é dividido, ordenado e coordenado para o interior de uma logística.
Como é implementada a definição de um organograma da empresa?
Do ponto de vista estritamente formal, a definição de organograma de uma empresa nada mais é do que uma representação gráfica composta por linhas, retângulos, triângulos ou qualquer outra forma geométrica que se queira utilizar, que dá vida a um diagrama que pode ser piramidal, em forma de árvore, bandeira ou misto.
Conceitualmente, representa os elos funcionais e hierárquicos que mantêm as pessoas unidas dentro da empresa, a divisão de tarefas, quem toma decisões etc. O organograma da empresa representa o “esqueleto” de uma empresa, pelo que as noções que surgem são as de:
- Diferenciação (divisão do trabalho);
- Estruturação (arranjo e regulamentação);
- Integração (coordenação e controle);
- Liderança (motivação);
Para que serve o organograma da empresa?
A função do organograma permite manter sempre sob controle a real estrutura da empresa e as tarefas desempenhadas por cada um dos seus membros. De fato, a estrutura organizacional de uma empresa, delineada pelo organograma, é como o acerto tático de um time de futebol, a formação para enfrentar os adversários, que muda de acordo com as necessidades e os princípios do jogo: baseado sobre o tipo de negócio e seus fatores de sucesso, pode assumir diferentes formas.
Tipos de estrutura organizacional corporativa
As principais conformações da estrutura organizacional são três:
- Estrutura funcional;
- Divisional;
- Matriz.
Vamos vê-las em detalhes.
A estrutura funcional
O que é organograma empresarial e como criar um? A estrutura funcional é a mais difundida, a empresa é dividida em áreas afins por área de atuação: administração, compras e vendas, escritório técnico, produção, responsáveis por rescisão trabalhista, etc.
Geralmente é adotado por empresas de pequeno porte, com pouca experiência em mercados internacionais, que produzem bens pouco diferenciados e que visam principalmente os mercados domésticos.
A estrutura divisional
A estrutura divisional prevê uma espécie de fragmentação interna da própria empresa, onde geralmente cada divisão possui uma estrutura funcional dentro dela, adotando parcialmente os critérios anteriormente ilustrados: algumas tarefas podem ser duplicadas entre os diversos setores, enquanto algumas funções podem ser desempenhadas centralmente, por exemplo, sistemas de TI e administração.
A principal vantagem dessa estrutura é a capacidade de gerar competição interna, favorecendo o desempenho da produção, e a desvantagem é a possibilidade de formar empresas “distintas” dentro dela.
A estrutura matricial
A estrutura matricial é uma mistura das duas anteriores, desenvolvendo-se em ambas as dimensões anteriormente observadas: uma estritamente funcional e outra específica do negócio. Neste caso, estarão presentes gerentes específicos para funções e projetos.
A vantagem resultante é uma maior clareza nas funções de tomada de decisão, o que levará a uma maior eficiência e velocidade tanto na tomada de decisão quanto na comunicação. A desvantagem está no fato de que um alto grau de poder e autonomia entre os gestores pode levar a uma série de conflitos ideológicos e decisórios, gerando confusão dentro da estrutura.
A definição de o que é organograma empresarial e como criar um, bem feito e verdadeiramente representativo, permitirá que os colaboradores tenham sua posição muito clara, incentivando-os a dar o melhor de si, pois sabem quem vai decidir, planejar, coordenar e controlar o trabalho realizado.
Para uma empresa que deseja ser bem-sucedida será fundamental deixar clara essa dinâmica, colocando assim a organização e a divisão de papéis no centro do seu projeto empresarial.
Fica claro também que a estrutura organizacional pode e deve mudar ao longo do tempo e com ela a definição do organograma da empresa, como o Marketing, RH, tec, caso contrário nos encontramos diante de uma empresa que não está atenta às mudanças do mercado e a todos os estresses de sua referência ambiente.
Uma empresa que visa o sucesso deve procurar antecipar as necessidades do mercado, procurando responder prontamente às novas necessidades, estruturando estratégias da melhor forma possível e explorando sinergias operacionais. Até a próxima!