Segundo informações da Agência Sebrae, as distribuidoras de bebidas foram a ideia de negócio mais procurada em 2022. Dois anos depois, surge a pergunta: o cenário continua propício ao investimento?
Há muito o que ser discutido sobre a relação entre o aumento no empreendedorismo dos brasileiros e a piora na qualidade das condições do trabalho “registrado”. Quando não se consegue remuneração adequada em trabalhos assinados, é natural buscar novas alternativas de negócios por conta própria.
Claro que essa não é a única possibilidade, mas está entre elas. Independentemente das razões para a abertura de um negócio próprio, é sempre importante compreender alguns conceitos, a fim de não ver seus investimentos irem por água abaixo. Uma distribuidora de bebidas é um excelente exemplo.
Nesse texto nós vamos explorar 6 coisas que você deve saber antes de empreender em um negócio dessa natureza. Elas envolvem tanto os aspectos burocráticos do negócio quanto as ideias essenciais para alavancar as chances de a distribuidora de bebidas fazer sucesso, em conformidade com as leis.
1 – Como são os processos de produção das bebidas alcoólicas
Um passo muito subestimado na abertura de uma distribuidora de bebidas é aquele que envolve os processos de produção e o contato direto com as fábricas. Etapas como a titulação química, as quais garantem a quantidade exata de álcool presente nos produtos, contribuem para melhores produtos.
Além da titulação química e da garantia do percentual de álcool pela qual é responsável, também podemos mencionar o trabalho de vinícolas, a produção artesanal de cervejas, o conglomerado da Ambev, órgãos de vigilância sanitária (e o que representam) e tudo o que agregue boas informações.
2 – Regras para a venda e promoção de bebidas alcoólicas dentro e fora da internet
A proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade (com pedido da devida comprovação por documento) é de conhecimento público, mas essa não é a única regra para a venda e a promoção de bebidas alcoólicas, considerando que se trata de uma atividade voltada para adultos.
Na televisão e na internet, por exemplo, a promoção de bebidas alcoólicas não pode mostrar ou mesmo sugerir o consumo do produto, segundo definição antiga da Conar. A proibição é mais focada em empresas de grande porte, mas também vale para empreendedores de distribuidoras de bebidas.
3 – Lugares e horários mais adequados para abrir o negócio
Uma distribuidora de bebidas pode fazer mais ou menos sucesso dependendo do local onde é aberta e dos horários em que funciona. É comum que as pessoas busquem o negócio em horários noturnos, por exemplo; e os centros urbanos têm mais chance de atrair público do que bairros mais afastados.
O horário de funcionamento máximo permitido para empreendimentos que vendem bebida alcoólica varia de município para município, de modo que vale a pena estar informado. Um horário de abertura próximo às 19h é interessante, pois se adequa às principais definições de funcionamento das cidades.
4 – Quais são as “burocracias”, documentos e leis de interesse à abertura do negócio
Qualquer negócio precisa de documentos emitidos por órgãos competentes para abrir de maneira idônea. Isso não é diferente com a distribuidora de bebidas, e cabe aos empreendedores estarem atentos para não deixar “passar” nenhuma autorização, já que isso pode levar ao fechamento precoce.
Dentre os documentos necessários estão o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), feito online no site da Receita Federal; o registro na junta comercial, a inscrição na prefeitura para obter alvará de funcionamento, o registro na Secretaria da Fazenda do seu estado e uma boa compreensão das leis.
5 – Análise da concorrência e a possibilidade de entrega por delivery
Além do horário e local do comércio, mencionados anteriormente, também existe a preocupação com a concorrência. Em um bairro com poucas (ou nenhuma) distribuidoras de bebidas, o negócio tem mais chance de sucesso. Isso é o que chamamos de “análise da concorrência”, um elemento essencial.
Também deve-se explorar a possibilidade da venda por delivery, incluindo em aplicativos como o iFood. Naturalmente, esses serviços “comem” parte dos lucros; mas são alternativas válidas quando há demanda. Ou seja: é preciso também compreender qual é o público da distribuidora de bebidas.
6 – Tudo o que é necessário para dar o primeiro passo
Somando tudo o que nós falamos até aqui na lista, o que se tem são os conhecimentos básicos para “dar os primeiros passos” da distribuidora de bebidas. Essa não é a totalidade das informações, claro, mas engloba de maneira extensiva o que precisa ser compreendido para quem está só começando.
Se a abertura de um negócio próprio é algo novo para você, comece pequeno. Não tenha medo de correr riscos calculados, mas não se precipite. Quando se tem bons conhecimentos e se trabalha duro, as chances de ter sucesso em um empreendimento, como distribuidora de bebidas, aumenta muito!