Desde 2009, o Bitcoin tem sido a criptomoeda mais popular e bem-sucedida. No entanto, existem muitas outras criptomoedas com o potencial de serem muito lucrativas para investidores, trazendo novas tecnologias e usabilidades.
Um ponto importante para ser considerado antes de investir em qualquer coisa, seja na bolsa, criptomoedas ou câmbio, é conhecer bem o investimento antes de alocar o seu dinheiro. Não invista naquilo que você não conhece e o seu primeiro investimento deve ser sempre conhecimento.
Acompanhe o texto abaixo para saber mais sobre a tecnologia, o mercado e quais criptomoedas podem ser bons investimentos em 2023.
Blockchain: a tecnologia por trás do Bitcoin
Blockchain é uma tecnologia de registro descentralizada que permite a criação de um registro compartilhado, seguro e confiável de transações. Ele é composto por blocos que contêm informações crípticas conectadas em uma cadeia, o que dá ao blockchain o seu nome.
É possível usar a tecnologia para registrar a propriedade de objetos, como filtro de ar para compressor, firmar contratos inteligentes, incluindo sociedades empresariais e até mesmo casamentos. O seu uso está sendo cada vez mais difundido e cada vez mais empresas estão adotando a blockchain por conta de sua segurança e método de verificação.
Principais criptomoedas para investir em 2023
O mercado de cripto ativos conta com diversos itens: o já consagrado Bitcoin, a moeda criada para ser um meme, o Dogecoin, tokens criados por empresas, NFTs feitos criados na rede Ethereum, etc.
No entanto, na lista gigantesca ativos, alguns se destacam, seja pelo seu valor ou pela sua confiabilidade. Aqui estão algumas criptomoedas que podem ser grandes investimentos em 2023 e podem ser usados para encher o seu carrinho de carga virtual.
01. Bitcoin: a criptomoeda mais popular
O Bitcoin é a criptomoeda mais popular e, certamente, é também uma das melhores para investir no ano de 2023. Ela é apelidada de “ouro digital” por se tratar de uma hedge — uma estratégia financeira que visa minimizar ou compensar o risco de perdas devido à queda de outros investimentos.
Esta criptomoeda foi lançada em 2008 e, desde então, tem sido usada por milhões de pessoas em todo o mundo. O Bitcoin tem um forte apoio da comunidade, muitos serviços relacionados a criptomoedas e a sua tecnologia é atualizada sempre, como a criação da lightning network, por exemplo.
Uma das principais características do Bitcoin é a sua tendência deflacionária, o que significa que pode ser uma ótima oportunidade de investimento, pois o valor do ativo apenas cresceu desde a sua criação. Passamos por bolhas ao longo dos anos, porém eles não devem ser motivos para não adotá-lo.
Além disso, o Bitcoin está disponível em todas as exchanges, o que permite aos usuários comprar e vender seus BTCs. Por fim, hoje existem tecnologias que convertem o Bitcoin em qualquer moeda local, permitindo que os usuários usem a moeda para comprar qualquer coisa, como uma caixa de pizza personalizada, por exemplo. Com isso, fica claro que o Bitcoin é uma grande opção para investir em 2023.
02. Ether: a segunda maior criptomoeda em capitalização
A rede Ethereum é uma plataforma de contratos inteligentes que permite aos desenvolvedores criar aplicativos descentralizados. A moeda nativa da Ethereum é a Ether (ETH). Ela é usada para pagar taxas de transação e executar contratos inteligentes.
Como a Ethereum está se tornando cada vez mais popular, o preço do Ether também está subindo. Os NFTs (tokens não fungíveis), a febre dos últimos anos, podem ser criados usando a rede e podem garantir um retorno impressionante se forem feitos da forma correta.
03. Cardano: uma plataforma para aplicações descentralizadas e smart contracts
Cardano (ADA) é uma plataforma de aplicações descentralizadas e smart contracts criada em 2017 pela empresa de tecnologia blockchain IOHK (Input Output Hong Kong). Ela foi projetada como uma plataforma aberta para serviços financeiros descentralizados, com uma estrutura baseada em cinco camadas que permitem abstrações, como builds para Apps, smart contracts, e transferência de ativos digitalizados.
A Cardano está focada em descentralização, segurança, e escalabilidade. É uma plataforma de criptomoeda projetada para permitir a segurança, o desenvolvimento e a execução de contratos inteligentes. Está entrando rapidamente no mercado de criptomoedas e já é uma das principais criptomoedas para investir em 2023.
Idealmente, tornará a tecnologia blockchain mais acessível e aberta para o público. É uma plataforma que vem quebrando barreiras com martelete demolidor, investindo em praticidade e tecnologia.
A ADA vem sendo desenvolvida para garantir mais segurança, estabilidade e melhores práticas para desenvolvedores e usuários. A adoção desta criptomoeda está crescendo e investir nela é mais uma das opções para os seus investimentos.