Investir em marmita fitness para vender pode ser uma ótima oportunidade de negócio.
Com a correria do dia a dia, muitos são os trabalhadores que procuram refeições prontas, já que eles não têm tempo de cozinhar em casa.
A praticidade, porém, não é desculpa para abrir mão de refeições saudáveis.
Só que não basta preparar salada no pote e sair vendendo de porta em porta. Como em qualquer empreendimento, é necessário planejar a produção e a venda dos produtos de alimentação saudável. Essa medida garante o retorno financeiro e a prosperidade da marca.
Além de ser um estilo de vida, as marmitas fitness também representam uma oportunidade de ganhar dinheiro.
De acordo com dados do Ministério da Economia, o número de empresários do ramo de alimentação para consumo domiciliar cresceu 130% nos últimos cinco anos.
Enquanto um grupo de consumidores busca marmitas frescas e prontas para consumo, outro grupo tem interesse nas marmitas congeladas e capazes de atender necessidades específicas de uma dieta.
Como preparar marmita fitness para vender
As populares quentinhas são refeições prontas que vêm acondicionadas em embalagens térmicas.
O cliente pode ir à sede da empresa e entregar uma marmita vazia, para que ela retorne cheia instantes depois. Outra opção é o marmitex descartável, geralmente feito em alumínio.
Tenha você um endereço fixo para atendimento ao público ou, então, um serviço de delivery, é importante tomar alguns cuidados.
Confira os principais:
1 – Estude sobre esse tipo de negócio
A marmita fitness é um tipo de produto que faz sucesso entre as pessoas que buscam um estilo de vida saudável. Para aumentar as suas chances de ter sucesso com o negócio, é muito importante conhecer o mercado e se inspirar em empresas que já atuam no segmento. Além disso, também vale a pena fazer investir numa qualificação.
O curso de marmitas fitness, online ou presencial, geralmente aborda as técnicas de definição de cardápio, organização da compra dos ingredientes e passo a passo da montagem das marmitas. Outra fonte de aprendizado para quem vai iniciar no segmento de marmitas é o Youtube.
2 – Conheça as necessidades do público
Existem diferentes cardápios fitness. Há pratos pouco calóricos, voltados às pessoas que querem emagrecer.
Outras dietas contêm mais proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, pois o objetivo dos seguidores é ganhar massa muscular.
Antes de definir qual será o perfil da sua empresa, cabe analisar quem será o público-alvo. Frequente as academias do bairro.
Converse com alunos e instrutores. Tente identificar o estilo de vida e o tipo de alimentação adotado por essas pessoas para saber quais produtos terão mais saída.
3 – Junte dinheiro para investir
Depois de estudar bem esse modelo de negócio, você precisa juntar dinheiro para preparar as primeiras receitas de marmitas fítness.
O investimento inicial para a compra dos ingredientes gira em torno de R$5 mil.
Para os empreendedores que estão começando, a dica é aproveitar as promoções nos supermercados para comprar os ingredientes.
Depois, com base nisso, o cardápio da semana pode ser definido.
4 – Monte um cardápio de marmitas fitness atrativo
Fazer marmita fitness congeladas para vender vai além da mera comida saudável. É preciso pesquisar receitas novas para oferecer opções atrativas.
O segredo está em unir valor nutricional, aparência e sabor. Os culinaristas são unânimes em dizer que comemos não só com a boca, mas também com os olhos e o nariz.
As refeições devem ser prazerosas a todos os sentidos do corpo.
Se você não tiver formação na área, contrate um nutricionista para elaborar as combinações ideais de ingredientes.
Veja, abaixo, algumas combinações para marmita fit:
- Picadinho, batata doce assada, vagem e champignon;
- Sobrecoxa com grão de bico, mix de pimentão e arroz integral;
- Escondidinho de batata doce com recheio de frango;
- Carne moída, purê de mandioquinha e brócolis;
- Carne de panela e mix de legumes;
- Filé mignon com couve refogada e purê de baroa;
- Frango com quiabo e arroz integral;
- Frango desfiado com alho poró, mix de legumes e arroz integral;
- Bife a rolê, arroz integral e tomate refogado;
- Salmão com arroz e brócolis;
- Filé de peixe, arroz integral e molho branco;
- Cubos de frango com molho de mostarda e mix de legumes;
Ao elaborar o seu cardápio, você pode trabalhar com diferentes categorias de produto: marmitas com carbo, low carb, veganas, caldos e sucos detox, por exemplo.
Outra dica é vender pacotes de refeições, com kits semanais ou mensais.
5 – Cuide das embalagens
Tenha o cuidado de escolher embalagens resistentes e que podem ser usadas no micro-ondas.
Outro detalhe importante é incluir etiquetas com informações sobre cada produto (peso, composição e validade).
6 – Organize o esquema de entregas
Veja o que é vantajoso para seu público-alvo. Se você morar numa região de fácil acesso, talvez possa produzir as quentinhas em casa e vendê-las ali mesmo. Caso seus clientes não consigam se deslocar, é provável que prefiram um serviço por encomenda ou tele entrega.
Cada uma dessas modalidades exige um esquema diferente de produção.
Deve-se pensar na contratação de equipe, na compra ou no aluguel de um veículo que comporte os marmitex, nos horários de saída e no roteiro que o entregador fará todos os dias.
Inclua no cálculo, ainda, o próprio período de preparo dos alimentos.
7 – Regularize o empreendimento
Qualquer negócio pode começar pequeno. Você mesmo pode se encarregar da produção e da entrega das encomendas.
No entanto, por mais amador e inicial que seja o serviço, a regulamentação é um passo importante.
Além de reconhecer firma e abrir uma empresa nos órgãos competentes do seu município, atente para as exigências da Vigilância Sanitária.
Alimentos devem ser preparados em ambientes limpos e acondicionados em lugar adequado, como um freezer industrial.
8 – Use a tecnologia a seu favor
A venda de marmitas é um mercado que pode fazer bom uso das redes sociais, principalmente Facebook, Instagram e WhatsApp.
Esses canais servem para divulgar o cardápio e receber os pedidos. Marcar presença em aplicativos de entrega também é uma opção que deve ser considerada.
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