Os restaurantes móveis estão cada vez mais presentes nas ruas das grandes cidades. Há ainda os restaurantes que unem turismo e serviço, levando os clientes aos pontos turísticos da cidade enquanto fazem uma boa refeição.
Luciana Pecegueiro Furtado
Da Unidade de Acesso a Mercados
Lembra dos antigos filmes estadunidenses com crianças correndo atrás dos carros de sorvete nas ruas? Hoje a brincadeira é de gente grande! Já é visível a oportunidade de negócio dos restaurantes móveis nas ruas de Nova York. A presença dos furgões adaptados para servir comidas rápidas atende à população local e turistas, principalmente na Ásia, Europa e América do Norte.
A grande preocupação é seguir a legislação local, que muitas vezes não acompanha as atividades econômicas emergentes em uma sociedade cada vez mais criativa e em movimento. Em uma reportagem da Globo mostrou-se que os grandes prejuízos dos restaurantes móveis em NY são as multas, mas em compensação os custos fixos despencam.
Mobilidade e turismo
Há inclusive idéias que exploram muito a mobilidade… em Milão tive a oportunidade de ver um trem leve e fiquei encantada à noite pelo estilo e a luz. Na medida em que o trem se aproximava vi que se tratava de um restaurante em movimento no qual os clientes visitavam o centro de Milão. Era uma grande oportunidade de unir um bom jantar com o turismo, apreciando um bom vinho e, ao mesmo tempo, as vitrines de marcas internacionais.
A mobilidade aproxima as empresas dos clientes, onde eles estiverem. E quem sabe ainda é possível agregar mais valor fazendo um tour pela cidade?
Talvez possamos pensar nesse formato para promover essa oportunidade de negócios durante a realização dos eventos esportivos internacionais que serão sediados no Brasil ao mesmo tempo em que mostramos a beleza de nossas cidades e promovemos o turismo.