Um bom negócio para quem quer atuar no comércio é uma mercearia. Afinal, ela contém produtos básicos do dia a dia e por isso garante que sempre terá demandas, especialmente em locais sem esse tipo de comércio nas proximidades. Hoje veremos, então, como montar uma mercearia de sucesso.
Existem diversas estratégias que podem melhorar o desempenho do seu negócio, e isso desde o início dele, em seus primeiros passos. Elas, diferentemente do que se pensa, não são complexas e fazem toda a diferença.
Abaixo nós listamos as principais delas. Com isso, você pode se preparar para despontar no mercado como um negócio que chama a atenção do público e mantém-se relevante perante ele. Por isso, continue a sua leitura.
Dicas preciosas para montar uma pequena mercearia
Conforme brevemente dissemos acima, um dos grandes trunfos da mercearia são os seus produtos. Eles se referem ao dia a dia, com alimentos frescos e industrializados, bem como com produtos básicos de higiene.
Basicamente é aquele comércio pequeno, sem uma enorme variedade de produtos, mas que salva a vida de quem deixou para comprar algo de última hora. Por isso, além de alimentos e itens básicos de higiene, muitas vezes conta com adicionais, como pregos.
Esse tipo de comércio se beneficia daquelas compras rápidas, também, quando se tem preguiça de ir até um supermercado e enfrentar filas. Assim, ele é um negócio relativamente simples ao mesmo tempo em que seu sucesso depende de cuidados;
Para criar uma pequena mercearia de sucesso é preciso pensar desde o seu planejamento até as condições que se dão ao consumidor e à estrutura com a qual o negócio conta. Portanto, é preciso se planejar desde as escrituras e liberações até itens para atendimento, como leitor de código de barras.
Planejamento
Primeiramente, é claro, é crucial que a abertura de uma mercearia deve acompanhar o planejamento. Isso inclui a decisão quanto ao local, a transformação dele em um imóvel ideal para um comércio e a firmação de negócios para fornecimento de produtos.
Igualmente, é nesse momento que você precisa tomar os cuidados legais, como referentes à autorização de abertura e alvará. Também, as questões financeiras e tributárias. Para isso, conte sempre com um contador e um advogado.
Divulgação
Ainda, é claro que o seu negócio dependerá da divulgação e do marketing que ele recebe. Portanto, não deixe de investir nisso, o que pode ser feito nas redes sociais, nas ruas com a distribuição de panfletos e de outras formas.
É importante que desde logo os moradores locais saibam o que é o seu negócio, para o que ele se dedica e quando abrirá. Considere, ainda, conceder promoções de inauguração, o que pode atrair ainda mais público.
Produtos
É verdade que uma mercearia não se caracteriza por conter uma quantidade grande de produtos. Mas é preciso que você pense nas coisas mais ideias do dia a dia e tarefas específicas nos quais pode precisar desses objetos.
Além disso, preze sempre pela qualidade dos produtos. Por exemplo, disponha-os de forma limpa e organizada e tenha certeza de que as marcas queridinhas do público estão nas suas prateleiras. Caso trabalhe com produtos frescos, promova parcerias com produtores e garanta qualidade.
Estrutura
Dentre os objetos, móveis e ferramentas que são indispensáveis na estrutura de uma mercearia de sucesso estão prateleiras, gôndolas, balcão e leitor de código de barras, que acelera o processo de vendas no caixa.
Além disso, todos esses elementos exigem organização. O ideal é que o cliente tenha clareza do que está diante dele e consiga visualizar bem e de modo geral os produtos. Isso aumenta suas chances de compra e tende a atraí-lo.
Formas de venda e de pagamento
Ainda, é crucial que você não se limite ao comércio físico e presencial. O sucesso de uma mercearia depende também de ela perceber os inúmeros cenários em que pode atuar.
Por exemplo, não deixe de vender pela internet. Para isso você pode tanto compor uma plataforma de pedidos em delivery quanto ter um site próprio ou fazer vendas pelo WhatsApp.
Esclareça em suas redes sociais as possibilidades de comprar para entregas. Isso é importante sempre, mas atualmente é ainda mais crucial mediante a pandemia e o crescimento dos serviços de delivery.
E não é apenas a forma de compra que merece diversificação, pois o pagamento deve ser diverso igualmente. Os métodos oferecidos devem acompanhar as formas modernas e que tornam mais prática a vida do consumidor.
Por exemplo, considere aceitar pagamentos por PicPay. Outra opção é o Pix, quando o consumidor transfere valores para você. Ainda, é claro, o pagamento por cartão continua importantíssimo.
Com todas essas nossas dicas você pode montar o seu negócio com a garantia de que ele fará sucesso. Dessa forma, não deixe de colocá-las em prática e de finalmente abrir o seu sonhado negócio lucrativo.