Quer saber como montar um estacionamento e, assim, ter um negócio lucrativo e de sucesso? Então não deixe de conferir as dicas e informações que separamos a seguir!
Como montar um estacionamento
É inegável que no Brasil há inúmeros carros circulando todos os dias, de manhã, de tarde e à noite.
Afinal, as pessoas utilizam o carro para ir e voltar do trabalho, para passear com a família e amigos, para fazer compras e muito mais!
Agora, como sabemos, o Brasil não é o país mais seguro do mundo. E com tantos veículos por aí, deixá-los na rua durante muito tempo e em certas regiões, não é o mais aconselhável.
Por isso, surge a necessidade do estacionamento, de um local seguro e que as pessoas possam confiar para deixar os seus veículos.
Sendo assim, para você saber como montar um estacionamento de qualidade, é fundamental que você se atente aos pontos abaixo:
Planejamento
Para começar um negócio, é crucial que você faça um ótimo planejamento. Isso porque, há diversas coisas para lidar e resolver até que ele esteja, de fato, funcionando. Por exemplo:
- Onde ficará o estacionamento, ou seja, qual a sua localização?
- Quantos veículos irão caber nele, ou seja, qual o seu tamanho?
- O estacionamento irá comportar apenas carros ou outros tipos de veículos também?
- Qual será o seu público-alvo?
- Quais os valores serão cobrados por hora e por minuto?
- Qual será o horário de funcionamento?
- Quantos funcionários serão necessários?
- Haverá vagas cobertas e descobertas?
- Os clientes poderão levar as chaves?
- Quais serviços serão oferecidos? Ex: lava-rápido e calibragem de pneus
- Haverá algum tipo de convênio?
- Haverá opção para mensalista?
- Quais serão as formas de pagamento?
- Quais documentos serão necessários para o estacionamento funcionar dentro da lei (alvará de funcionamento)?
- Qual ou quais serão os diferenciais do seu estacionamento?
- Haverá alguma automação e/ou terceirização?
- Além disso, quanto dinheiro você precisará desembolsar, ou seja, qual será o valor do investimento?
Todos esses itens precisam ser muito bem pensados e alinhados.
Portanto, faça bastante pesquisas, estude esse nicho e coloque cada item na ponta do lápis, de modo a tomar boas decisões na hora de abrir o seu estacionamento.
Localização
Se você quer ter um negócio lucrativo durante muitos anos, é de suma importância que você se atente a localização do estacionamento.
Isso porque, você precisa escolher um local que tenha movimento e potencial para atrair clientes diariamente.
Por exemplo, se você montar um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos (ou de qualquer outro aeroporto), pode ser uma boa ideia, afinal, todos os dias inúmeras pessoas viajam e muitas delas precisam de um lugar para deixar seus veículos enquanto estiverem fora.
E os estacionamentos oficiais dos aeroportos normalmente possuem um custo mais elevado em relação às diárias.
Portanto, esse pode ser um caminho para você explorar e aproveitar.
Veja, se você oferece um serviço de qualidade e ainda cobra menos que o estacionamento do aeroporto, quem será a preferência das pessoas?
Agora, é claro que como essa localização tem potencial, pode haver um nível considerável de concorrentes para “disputar” com você – por isso é importante que você se atente à dica seguinte.
Concorrência
Dependendo da localização que você escolher para estabelecer o seu estacionamento, pode haver uma forte concorrência.
Sendo assim, antes de fechar qualquer negócio, alugar ou comprar um espaço, faça pesquisas, avalie a região que está considerando e veja se é, de fato, viável.
Afinal, às vezes você deseja ficar em um local e lá já há grandes estacionamentos bem próximos, por exemplo. Nesse caso, pode ser bem mais difícil para você conseguir crescer e se destacar.
Além disso, ainda no tópico “concorrência”, é interessante que antes de dar início ao seu estacionamento, você faça uma visita nos estacionamentos concorrentes para verificar questões como preços, serviços e condições oferecidas.
Assim, você terá uma base, algo para se guiar e ter como parâmetro.
E mais, ao fazer essa análise, você também já poderá ir pensando no que o seu estacionamento pode fazer de diferente, ou seja, o que ele vai oferecer a mais para gerar valor e atrair clientes.
Estrutura
Para ter um bom estacionamento, você precisa pensar, com cuidado, na estrutura dele, afinal, ele precisa de um espaço adequado, além de uma cabine para processar as entradas e saídas, e um banheiro para funcionários e clientes.
E além desses itens básicos, é interessante considerar também uma área com cobertura para aqueles clientes que querem um pouco mais de proteção, e uma sala de espera para fornecer uma maior comodidade.
Além do mais, não esqueça de equipamentos como computador, mouse e teclado, telefone, máquina para passar cartão, impressora, entre outros.
Equipe
Ao pensar em como montar um estacionamento, outro item fundamental para você se atentar está ligado aos funcionários, aos colaboradores que farão parte do seu negócio.
Isso porque, se você quer ter um negócio de sucesso, lucrativo, você precisa de profissionais qualificados, de uma equipe que seja responsável e que saiba o que está fazendo.
Portanto, seja criterioso na hora de contratar pessoas para trabalharem no estacionamento.
Segurança
Quando as pessoas vão até um estacionamento, é porque elas querem deixar os seus veículos em um local seguro e de confiança, claro, senão, elas simplesmente os deixavam na rua.
Então, para gerar mais credibilidade para o seu estacionamento e mais tranquilidade aos seus clientes, é essencial pensar no aspecto segurança.
E para isso, além de escolher um bom local para estabelecer o seu negócio, é interessante investir em câmeras, em seguros e até mesmo em um segurança, em um profissional que ficará fazendo todo um monitoramento para que não haja nenhum problema em seu estacionamento.
Direitos do consumidor
Ao começar um negócio, você precisa estar atento aos direitos do consumidor, ainda mais em um estacionamento.
Isso porque, você estará lidando com bens pessoais de outras pessoas.
Então, estude sobre o assunto, leia bastante e peça ajuda, se considerar necessário.
O importante é aplicar e respeitar os direitos do consumidor.
Divulgação
Por fim, mas não menos importante, ao pensar em como montar um estacionamento, você precisa pensar também em como divulgá-lo.
E para isso, você pode começar com panfletagens em áreas que ficam próximas dele, por exemplo, mas também investir em marketing digital, ou seja, em estratégias na internet.
Isso porque, hoje em dia qualquer empresa precisa estar online. Não dá mais para depender apenas do “boca a boca”.
Portanto, invista em redes sociais, em anúncios online e em outras estratégias de marketing digital!
Agora é hora de partir para a ação! Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham te dado um bom direcionamento.