Contabilidade de custos e suas características dentro do ramo da contabilidade.
📁Contabilidade de custos:
A contabilidade de custos basicamente é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos, sendo assim a contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos, os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos.
📁O Custeio por absorção:
Basicamente falando o custeio por absorção é uns dos principais métodos de custeio da contabilidade de custos com o objetivo de debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. Método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século XX conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit). Em tradução literal para o português significa “Conselho Administrativo do Império para a Eficiência Econômica”. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são rateados para todos os produtos feitos, a principal distinção existente no uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são ativados nos estoques destes produtos.
📁Quanto ao custeio direto:
Outro principal método de custeio da contabilidade de custos é o custeio direto, que basicamente é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos, estes métodos de custeio atribuem para cada custo uma classificação específica, na forma de custos fixos ou custos variáveis.
O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites, é um sistema que produz informações importantíssimas como a margem de contribuição e é o sistema que proporciona os subsídios necessários para a tomada de decisões nas empresas.