Talvez não seja mistério pra ninguém que a plataforma mais conhecida para criar blogs seja o WordPress. Porém muita gente acredita que essa é a única plataforma de graça para criar blogs e sites. Hoje vou apresentar uma nova plataforma, chamada Ghost.
Na verdade essa plataforma não é tão nova assim, ela foi criada em 2013, com a iniciativa de ser uma um projeto de código fonte aberto (open source) e possibilitar que escritores e criadores de conteúdo publiquem suas matérias.
Quais as diferenças entre o Ghost e o WordPress?
Diferente do WordPress, escrito com a linguagem de programação PHP, o Ghost é escrito em Javascript, uma linguagem de programação que vem ganhando cada vez mais o mercado entre os desenvolvedores de software.
Além dos aspectos técnicos podemos descrever algumas vantagens e desvantagens de cada plataforma. Por ser bem mais antigo, conhecido e difundido, o WordPress é uma ferramenta muito mais robusta, com inúmeros plugins e temas, gerando assim infinitas possibilidades de customização para seu site.
Porém nem tudo é um mar de rosas, quem está acostumado com WordPress já teve ou terá problemas com lentidão. O diferencial que realmente impressiona no Ghost é a velocidade. O Ghost consegue ser extremamente rápido!
Mesmo que o Ghost ainda não conte com a mesma quantidade de plugins e temas que o WordPress tem hoje, o Ghost não deixa a desejar, já é possível encontrar muitos temas e plugins para customizar seu site.
Como criar um blog com Ghost?
Não entrarei em muitos detalhes quanto a instalação, mas para adiantar, não é possível instalar o Ghost em ambientes tradicionais de hospedagem, pois a maioria deles tem um servidor que roda PHP, e como já disse antes, o Ghost necessita de um servidor Javascript.
Uma alternativa é criar um servidor em Cloud, como a Amazon (AWS) ou DigitalOcean. Para quem é leigo no assunto, a Amazon (AWS) tem o serviço Amazon Lightsail, que possibilita a criação de servidores e instalação de plataformas automaticamente, de maneira simples e fácil, com planos a partir de $3,50 dólares por mês. O melhor de tudo é que o Ghost, assim como o WordPress estão na lista das plataformas desse serviço!
Com certeza o Ghost merece a sua atenção na hora da escolha da plataforma para a criação de um blog. Se você está na dúvida procure exemplos na internet de sites que utilizam está tecnologia. Um exemplo de um site que usa a plataforma Ghost é o meu blog de aulas e dicas de programação: WebTutorial.
Espero que este artigo tenha sido útil para ajudar a desmistificar a ideia de que estamos presos a apenas uma tecnologia e plataforma.