Saber como trabalhar como eletricista automotivo é muito importante para todos aqueles que gostam de carros e adorariam trabalhar com veículos. Afinal de contas, um profissional da área tem muitas potenciais colocações na indústria automotiva e estará todos os dias ligado diretamente com automóveis, tanto no desenvolvimento deles em fábricas pelo país, como com a manutenção e reparo em oficinas de todos os tipos (que é a área que paga mais por esse serviço, comparativamente).
Um profissional do segmento tem como função realizar a instalação e manutenção da parte elétrica em processos preventivos ou corretivos em automóveis, além de fazer análises, montar sistemas, aplicar testes e, em alguns casos, participar da elaboração de projetos de novos modelos nas fábricas para alcançar o nível mais otimizado em termos de funcionamento.
Quer saber como trabalhar como eletricista automotivo no mercado brasileiro? Então siga a leitura abaixo!
Como trabalhar como eletricista automotivo: 5 passos
1. Faça uma formação específica
O primeiro passo para conseguir trabalhar como eletricista automotivo é fazer uma formação específica na área, como um curso de eletricista automotivo. Existem muitas escolas e instituições que oferecem formações na área, algumas gratuitas e outras pagas, com diferentes níveis de prestígio no mercado.
Esse tipo de formação é importante porque a média do mercado é que os profissionais trabalhem apenas com formação no Ensino Médio. Um curso especializado já coloca você um passo à frente da concorrência e com maiores chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Além da formação específica de eletricista automotivo, vale a pena se preparar para o futuro e começar a estudar sobre carros elétricos, procurando uma formação específica para a área. Afinal de contas, os automóveis eletrificados vão dominar o mercado nos próximos anos e quem souber trabalhar com eles terá muita vantagem.
2. Busque experiência
Depois de fazer a sua formação, o próximo passo é conseguir alguma experiência no setor. Isso significa fazer um estágio ou procurar por uma oportunidade que ajude a garantir que você realmente sabe o que fazer.
Muitas indústrias ou oficinas podem oferecer estágios, especialmente em parceria com as escolas e instituições que ministram os cursos de Eletricista Automotivo. Portanto, uma oportunidade dessas deve ser agarrada. Em primeiro lugar, o estágio é a porta para uma vaga fixa. Segundo, dá a provação dos seus conhecimentos para apresentar em um currículo.
3. Procure por oportunidades locais
Depois de estagiar, procure por oportunidades locais para começar a trabalhar. Veja fábricas próximas de você e oficinas mecânicas e envie seu currículo para elas, especialmente aquelas de maior nível, que são as que poderiam contratar um eletricista automotivo com maior salário.
As grandes redes de oficinas e cuidados com os carros são as mais prováveis de fazer uma contratação do tipo, especialmente quando comparados com oficinas de pequeno porte, daquelas de bairro mesmo. Por isso, devem ser os seus alvos preferenciais. Fábricas de montadoras de automóveis também são boas oportunidades.
Em último caso, busque por vagas em oficinas de pequeno porte para conseguir aumentar a sua experiência prática na área até surgir uma oportunidade melhor.
4. Crie um site e anúncios para conseguir trabalhos
Uma boa ideia para trabalhar como eletricista automotivo é assumir a via autônoma e começar a fazer alguns trabalhos por conta própria. Uma ideia é criar um site para você e fazer anúncios online para angariar clientes que façam buscas por profissionais do tipo no Google e outras plataformas.
A ideia é que você seja um eletricista autônomo e possa trabalhar atendendo principalmente a emergências de clientes, como aqueles que tiveram problemas na bateria do carro ou semelhante.
Essa é uma alternativa interessante para quem não conseguiu uma oportunidade no mercado de trabalho, especialmente porque ajuda a pessoa a começar a faturar imediatamente, além de permitir que ela consiga muita experiência prática em pouco tempo.
No entanto, é também uma estratégia que exige um pouco mais de trabalho, especialmente fora do campo tradicional de um eletricista. Por exemplo, é vital conseguir manter um site no ar, campanhas de marketing e mais.
5. Formalize-se
Se você resolveu seguir o passo anterior e teve sucesso, então é importante se formalizar para não ter problemas com a Receita Federal no futuro. A maneira mais fácil de fazer isso é pelo MEI (Microempreendedor Individual). O programa permite que as pessoas possam abrir um CNPJ facilmente para prestar pequenos serviços, desde que com faturamento máximo de R$ 81.000,00 (em processo de mudança no momento via lei no Senado).
Pronto! Agora que você já viu como trabalhar como eletricista automotivo, é hora de colocar esses passos em prática para iniciar na carreira. Um eletricista automotivo tem um bom salário médio (acima do salário-mínimo) e bastante opção de trabalho, especialmente nos próximos anos em que os carros elétricos dominarão o mercado e aumentarão a demanda.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo se você gostaria de trabalhar na área!