Se você encontrou algo que precisava e com um preço atrativo mas não sabe se o ecommerce é confiável para comprar, veja neste artigo como analisar!
Com o expressivo aumento das compras online, principalmente durante a pandemia de coronavírus, cresceu também o receio em comprar pela internet e a consequente busca por informações a respeito da confiabilidade das empresas.
As dúvidas envolvem muitas questões como a entrega e o rastreamento internacional de mercadorias, a qualidade dos produtos, a segurança em relação aos dados, dentro outras.
Algo que pode ser consultado facilmente na ferramenta Google Trends, quando digitamos a palavra-chave “é confiável” e selecionamos como prazo os últimos cinco anos, vemos uma linha de tendência de alta referente a esta busca que começou em março de 2020, exatamente no inicio da pandemia de coronavírus.
Mas afinal, como podemos saber se um ecommerce é confiável para que possamos realizar uma compra em seu site? É sobre isso que iremos falar neste artigo.
Neste artigo você verá os seguintes tópicos:
- Como saber se um ecommerce é confiável?
- Conclusão
Boa leitura!
Como saber se um ecommerce é confiável?
Para diminuir as chances de frustrações ao realizar um compra online é necessário que você tome algumas precauções, realizando algumas análises que te ajudarão a descobrir se a empresa em questão é confiável.
Veremos nos próximos tópicos, seis dicas sobre o que você deve analisar na hora comprar pela internet.
1. Verifique as avaliações no Google Meu Negócio
Uma das melhores formas de saber se algo é bom é perguntar a aguém que já experimentou, através do Google Meu Negócio você consegue ter acesso às avaliações de inúmeras pessoas que já compraram em determinada empresa.
Você consegue ver o grau de satisfação que é representado por estrelas de uma a cinco e os comentários das pessoas, relatando sua experiência.
2. Analise o perfil da empresa no Reclame Aqui
O Reclame Aqui é sem dúvidas a plataforma de reclamações mais difundida no Brasil, acesse o site e busque pelo nome da empresa cujo site você pretende realizar uma compra.
Lá você tem acesso à inúmeras reclamações sobre diversas empresas, o que por si só não significa que são empresas ruins ou desonestas, você precisa verificar como é que a empresa lida com estas reclamações.
Se a empresa preocupa-se em responder as reclamações e resolver os problemas de seus cliente, temos então um ponto possitivo, outro fator muito importante também é se o usuário classificou que o problema foi resolvido e se voltaria a fazer negócio com a empresa.
Lembre-se, uma boa empresa não é aquela que não possui problemas com clientes, mas sim aquela que procura diligentemente resolver todos os problemas enfrentados pelos seus clientes da melhor forma possível.
3. Analise o perfil da empresa no Ebit
O Ebit é outra plataforma de reclamações disponível no Brasil e já também muito conhecida, a dinâmica aqui é a mesma em relação ao Reclame Aqui, como foi explicado no tópico anterior.
Acesse o site do Ebit e busque pelo nome da empresa, verifique as notas que ela possui, reclamações e elogios e tire suas conclusões.
4. Verifique se o site possui certificado SSL
É extremamente fundamendal que um site possui hoje um certificado SSL válido, principalmente um site de compras, uma vez que para comprar, o usuário tem que inserir dados pessoais como endereço, e-mail e dados do cartão de crédito se este for o meio de pagamento selecionado.
O que é um certificado SSL?
Segundo o Wikipédia:
Certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica que o utiliza, servindo como uma identidade virtual que confere validade jurídica e aspectos de segurança digital em transações digitais.
Pra que você entenda um pouco mais sobre o certificado SSL e como encontrá-lo em um site, assista ao video abaixo TecnoSpeed TI:
http://https://www.youtube.com/watch?v=U_rff5lCegI
5. Certifique se o site possui transparência com o cliente
É muito importante que haja no site de uma empresa informações que sejam importantes para o usuário, a fim de orientá-lo acerca das dúvidas e problemas mais comuns sobre o negócio em questão.
Nesse sentido, um site de compras transmite confiabilidade quando possui informações sobre:
- Atendimento;
- Trocas;
- Devoluções;
- Cancelamentos;
- Frete;
- Informações gerais.
OBS: Normalmente você encontra todas estas informações agrupadas no rodapé do site.
6. Verifique se há um atendimento ágil e sem embaraços
Desconfie de sites que não possuam canais de antendimento ao consumidor de forma clara, é muito comum em sites de empresas que não tratam o consumidor com a devida seriedade, não haver um canal de atendimento, mas somente uma página com perguntas frequentes.
Um ecommerce sério e confiável possui canais de atendimento ágeis e visíveis no site, como chats online por exemplo, onde é possível falar com um atendente quase que instantaneamente por exemplo.
Conclusão
Espero que este artigo tenha te capacitado a analisar a confiabilidade de um ecommerce ao compra pela internet, não se esqueça dos itens que aprendeu aqui e boas compras!