Se você pensa em montar uma ótica, saiba que o setor óptico brasileiro é bastante promissor. Só no primeiro trimestre de 2019, o faturamento do setor foi de R$ 22 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).
Dados do IBGE também mostram que quase 50% da população brasileira precisa usar óculos. Além da necessidade física, o item tem se tornando um acessório de moda e muitas pessoas, muitas vezes, possuem mais de um modelo de óculos, o que mostra cada vez mais a necessidade de adquirir esse item.
Com as novas tecnologias e o surgimento de novos produtos especializados, o cenário é favorável as óticas, que fazem parte de um setor em constante expansão.
Passos para montar uma ótica
Para montar uma ótica é possível montar uma empresa do zero ou abrir uma franquia de uma marca que já é consolidada no mercado. A vantagem de abrir uma franquia é que você inicia seu negócio contando com o suporte de uma empresa especializada que prepara você e sua equipe para o mercado, ideal para quem ainda não possui nenhum tipo de experiência no setor. Mas, se a ideia é montar uma ótica do zero é preciso ficar atento a alguns passos como legislação, estrutura, equipamentos, treinamento de equipe e localização ideal para iniciar o seu negócio. Veja a seguir as dicas para ajudar a montar uma ótica.Confira a legislação e atividades permitidas em óticas
Montar uma ótica exige atenção com a legislação e entender as atividades permitidas nesse tipo de estabelecimento. Ao montar uma ótica é preciso registrar a empresa em diversos órgãos como:- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal;
- Secretaria da Fazenda;
- Prefeitura da Cidade.
- Decreto-lei nº 20.931/32, artigo 39: é vedado às casas de ótica confeccionar e vender lentes de grau sem prescrição médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências dos seus estabelecimentos.
- Decreto-lei nº 24.492/34, artigo 16: estabelecimento comercial de venda de lentes de gráu não pode ter consultório médico, em qualquer de seus compartimentos ou dependências, não sendo permitido ao médico sua instalação em lugar de acesso obrigatório pelo estabelecimento.
Sua ótica precisa de uma boa estrutura e bons equipamentos
Ao montar uma ótica é preciso ter uma boa estrutura e bons equipamentos para oferecer o melhor atendimento aos clientes. Vitrines chamativas, balcão de atendimento amplo, expositores de óculos, espelhos, boa iluminação e uma decoração condizente com o ambiente podem contribuir com uma melhor experiência dos clientes ao testar os óculos. Além desses itens, que fazem a diferença no atendimento, para montar uma ótica pequena, alguns aparelhos também são necessários, como:- Lensômetro (mede o grau das lentes)
- Ceratômetro (mede a curvatura dos olhos)
- Pupilômetro (mede a distância entre a pupila e o nariz)