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Como montar uma loja de doces?

Como montar uma loja de doces?

As lojas de doces, por incrível que pareça, movimentam muito dinheiro e têm sido a fonte de renda para muitas famílias, e fazendo o trabalho bem feito, é uma ótima oportunidade de serviços. Mas você sabe como montar uma loja de doces?

Os produtos são comprados no atacado e vendidos nas bombonieres no varejo, desde balas, chocolates, salgadinhos, bolachas, sorvetes, sucos e refrigerantes. As lojas de doces são negócios rentáveis, mas para seu bom funcionamento é preciso estar bem localizada.

Se você está pensando em montar uma bomboniere, fizemos esse artigo para te ajudar no passo a passo com todas as informações necessárias para abrir uma loja de doces. Embora o processo ainda seja considerado bastante burocrático por algumas pessoas, entenda que você terá sucesso ao fazer isso. Mas vamos começar pela escolha do público-alvo para que você não tenha problemas. Boa leitura!

Comece pela análise do seu público

Antes de abrir uma bomboniere, você deve saber qual público será atendido por ela. Sua loja será voltada para crianças e adolescentes ou para adultos?

Ao fazer essa análise ficará mais fácil para você definir os tipos de produtos que vai precisar comprar para atingir seu público, dessa forma será mais certeiro ao realizar suas vendas, já que colocará a disposição dos seus clientes exatamente o tipo de produto que eles buscam.

Defina o tipo de loja de doces que você vai abrir

Ao analisar seu público fica mais fácil definir qual o tipo de loja de doces que você deve abrir. Hoje em dia temos dois tipo de lojas de doces que são mais populares: as lojinhas nas ruas próximas a empresas e colégios e quiosques em shoppings e centros comerciais. Definir o público que será atendido pela sua loja de doces facilita na hora de escolher o seu tipo de loja e a localização mais próxima do seu público. Todavia, isso não deve ser deixado de lado!

Lojas de doces próximo a empresas e colégios tem mais movimento, tornando seu comércio mais rentável. No horário de almoço dos trabalhadores, ou saída e entrada das aulas dos alunos, é onde mais tem movimento nas bombonieres.

Investimento para Lojas de Doces

O investimento inicial para abrir uma bomboniere varia de acordo com o local onde será instalada sua loja, o público que você vai atender e os tipos de produtos que serão vendidos em sua loja.

Uma média de valores para montar uma bomboniere varia entre R$ 6 mil e pode até passar de R$ 12 mil reais, tudo varia conforme o porte da sua loja.

O espaço da sua loja de doces

O espaço suficiente e ideal para abrir sua loja de doces é de 30m². Esse espaço é ideal para ter as prateleiras, balcões, o caixa para atendimento e pagamento, as geladeiras e o espaço para um banheiro.

Legalização da doceria

Todo tipo de comércio deve possuir seu CNPJ e atuar dentro das legalizações estabelecidas. Com a loja de doces não é diferente, por se tratar do comércio de alimentos, é preciso além do CNPJ ter a licença da Vigilância Sanitária para permitir que sua loja seja aberta e funcione corretamente.

Emissão do CNPJ para a loja de doces

Agora que você já pode conhecer mais informações a respeito da abertura de uma loja de doces, é preciso dar início a parte mais burocrática do negócio, a abertura de CNPJ.

Para o processo de abertura de CNPJ para abrir uma loja de doces, é fundamental contar com o auxílio de um contador, ele será responsável por todas as etapas do processo de abertura e vai fazer a escolha da melhor tributação da sua empresa para que você não pague tantos impostos e sempre trabalhe dentro das normais e leis exigidas.

Definindo qual o tipo de empresa será sua bomboniere

Para uma loja de doces é possível ser MEI, ME e EPP.

MEI, Microempreendedor Individual para quem está pensando em como montar uma loja de doces

É destinado para profissionais autônomos, você passa a ter um CNPJ e passa a ter direitos e obrigações de uma pessoa jurídica.

Mas, fique atento, caso você pense em ter uma equipe para te apoiar na sua loja de doces, no MEI é permitido apenas contratar 1 funcionário e seu faturamento anual fica limitado a R$ 81.000,00. Além disso, no MEI não é permitido que você seja sócio ou titular de algum outra empresa.

Micro Empresa (também chamada de ME) para você que tem dúvidas sobre como montar uma loja de doces

Você pode optar por uma empresa individual ou de pessoa jurídica, sendo permitido até 9 funcionários no caso das lojas de doces, que prestam serviços de comércio. O faturamento bruto anual da ME é de até R$ 360.000,00.

EPP (Empresa de Pequeno Porte)

No caso das EPPs, o pagamento dos impostos pode variar bastante conforme o faturamento da empresa, é imprescindível o serviço do contador para identificar qual a melhor maneira de fazer os pagamentos desses impostos.

Para o setor de comércio, no qual se enquadram as bombonieres, é permitido que a EPP tenha de 10 a 49 colaboradores, e o seu faturamento bruno anual fica estabelecido entre R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões.

Escolhendo a natureza jurídica no processo de como abrir uma loja de doces

Para as lojas de doces, o mais comum de encontrar são empresas ME, e para esse tipo de empresa é necessário definir a natureza jurídica dela. A micro empresa pode ser individual, ter apenas um dono ou ser uma sociedade, podendo ter dois ou mais donos.  Essas duas opções para a micro empresa, se dividem em 3 categorias de natureza jurídica, confira a seguir.

EIRELI

Essa sigla representa o nome Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, nessa modalidade há apenas o empreendedor, não há sócios. Nesse tipo de empresa, os patrimônios pessoas e empresariais são separados, tendo assim, uma proteção a mais para os bens privados do empreendedor.A Sociedade Empresária é o tipo de empresa é que é destinado às micro empresas que possuem sócios.

Empresário Individual

Nessa modalidade, assim como na EIRELI, não é necessário ter um sócio e conta com a vantagem de não precisar investir com um alto capital social. Em contrapartida, os bens do empreendedor não são separados, portanto o os bens privados do empreendedor servem como garantia para as dívidas da empresa.

Escolhendo o CNAE

Chegou o momento de você e seu contador definirem os CNAEs da sua doceria. CNAE é um código que serve para identificar as atividades econômicas exercidas por uma empresa. Essa sigla significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Só é possível obter um CNPJ ao indicar na sua Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ) junto a receita federal o seu número de CNAE. Essa identificação tem o intuito de padronizar as atividades econômicas que são exercidas em nosso país, esses códigos melhoram a fiscalização do governo e também ajudam na hora de emitir notas fiscais e pagar os impostos.

Registre a sua empresa na Junta Comercial

Esse registro é o primeiro passo para abrir sua empresa, é o primeiro documento, como se fosse a certidão de nascimento da sua empresa. Esse documento é solicitado no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Após fazer seu registro, você vai receber o NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa, para isso você vai precisar:

  • Contrato Social em três vias com o objetivo da empresa
  • Requerimento padrão;
  • CPF e RG com cópias autenticadas;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelos 1 e 2;
  • Pagamento de taxas via Darf.

Emissão do CNPJ

Após estar com seu NIRE em mãos, é o momento de obter o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), podendo ser feito pelo site da Receita Federal, para envio dos documentos, podem ser feitos pessoalmente ou através de Sedex.

Alvará de Funcionamento

Na Prefeitura, deve ser solicitado seu alvará de funcionamento, para permitir que sua loja de doces abra as portas ao público. Para conseguir o seu alvará de funcionamento, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • formulário próprio da prefeitura;
  • cópia do CNPJ;
  • cópia do Contrato Social;
  • consulta prévia de endereço aprovada;
  • laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário.

Inscrição Estadual

A inscrição estadual é obrigatória para quem possui comércio, e algumas outras atividades também, portanto você vai precisar dela para abrir sua loja de doces. Sem a inscrição estadual, certamente não é possível fazer sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Para isso serão necessários alguns documentos, se atente a lista:

  • RG e CPF dos sócios.
  • cópia do ato constitutivo;
  • comprovante de contribuição do ISS (para empresas prestadoras de serviços);
  • cópia do CNPJ;
  • três vias do DUC (Documento Único de Cadastro);
  • comprovantes de endereços dos sócios (originais ou cópias autenticadas);
  • DCC (Documento Complementar de Cadastro);
  • cópia do alvará de funcionamento;
  • certidão simplificada da Junta (para empresas constituídas há mais de três meses);
  • cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel no qual o empreendimento estará localizado, como escritura pública ou contrato de locação do imóvel;

Cadastro na Previdência Social

Mas aqui, você precisa estar atento aos prazos, após abrir sua loja de doces e dar início as suas atividades, você vai precisar em no máximo 30 dias fazer o seu cadastro na Previdência Social, para isso é só ir até a agência da Previdência mais próxima a você e fazer seu cadastro.

Impostos pagos quem opta pelo processo de como montar uma loja de doces

Atualmente os impostos para uma microempresa pagar são os seguintes:

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • ISS: Imposto Sobre Serviços
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Programa de Integração Social de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP).

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Agora que enfim você entendeu processo de abertura de uma loja de doces é longo e cheio de detalhes, você precisa encontrar o seu contador! Muitas pessoas acham que isso não é necessário, entretanto entenda que seu dia a dia tende ser mais produtivo ao optar por um escritório de contabilidade que entende do assunto. Então entenda que este investimento só trará benefícios para seu dia a dia!

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