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Como montar plano de negócio para escritório de advocacia

Como montar plano de negócio para escritório de advocacia

Você planeja iniciar um negócio de escritório de advocacia? Hoje, existem muitos nichos que você pode escolher para começar sua prática. Tudo o que você precisa é ter a qualificação certa e direcionar os clientes certos para o seu negócio. Mas o primeiro passo para isso dar certo é saber como montar plano de negócio para escritório de advocacia.

 

Não há dúvida de que este é um empreendimento comercial de sucesso com um potencial incrível. Nos últimos anos, o setor de escritórios de advocacia tem experimentado um crescimento constante de mais de 15% ao ano.

 

É cada vez maior a necessidade de pessoas e empresas que procuram serviços de advogados para não entrarem em problemas jurídicos.

 

Essa verdade pode obscurecer a necessidade de os advogados prestarem atenção ao lado da gestão empresarial de suas práticas: finanças, planos de marketing, esforços de desenvolvimento de negócios, compras de TI, termos de arrendamento e necessidades de capital.

 

Para o advogado altamente treinado, tais preocupações podem parecer, na melhor das hipóteses, uma reflexão tardia ou, na pior, um incômodo que rouba tempo de sua verdadeira ocupação: a “prática da lei”.

 

E, no entanto, esses detalhes comerciais irritantes são responsáveis ​​por manter as luzes acesas. Apesar de muitos considerarem um escritórios de advocacia mais do que um simples negócio, existe, na verdade, um grande  elemento comercial sobre os escritórios jurídicos.

 

Para alguém individualmente ou empresas pequenas em especial, empregar tempo no que diz respeito a gestão da empresa pode ser a diferença entre o sucesso financeiro e o fracasso.

 

As empresas que não conseguiram uma boa gestão no passado (e mesmo aquelas que não o fizeram) podem obter um controle sobre a gestão de negócio se aprenderem como montar plano de negócio para escritório de advocacia.

 

Nesse artigo discutiremos os componentes de um plano de negócios em um momento, mas primeiro, vamos falar sobre por que este exercício é valioso.

 

Para outro tipo de negócio, um plano de negócios pode ser útil para atrair investidores ou obter financiamento. Os escritórios de advocacia não devem pensar em seus planos de negócios como documentos utilitários nesse sentido (embora algum dia um possa ser útil na obtenção de uma linha de crédito, digamos, ou na atração de parceiros laterais).

 

Em vez disso, o valor principal do plano de negócios, especialmente para a prática individual ou pequena empresa que está elaborando um pela primeira vez, reside no fato de que força a empresa a pensar sobre questões de negócios que, de outra forma, não teria considerado.

 

Obviamente, aprender como montar plano de negócio para escritório de advocacia e não colocar em prática, ou mesmo que colocado em prática seja esquecido rapidamente não adianta muita coisa. Mas o mero ato de gerar um plano de negócios dá à empresa uma direção a seguir e metas para as quais apontar.

 

Se a empresa adota a prática de revisar o plano de negócios anualmente, suas considerações de negócios permanecerão em primeiro lugar e a empresa irá refiná-las continuamente de forma a melhorar seu desempenho.

 

A criação de um plano de negócios sólido exigirá um investimento de tempo e energia. Ao mesmo tempo, ninguém quer escrever ou ler um documento enorme.

 

Para aumentar as chances de que o projeto seja concluído e lido, é melhor manter um plano de negócios com uma duração razoável. Qualquer coisa acima de 20 páginas pode esticar a extensão da atenção ao ponto de ruptura, e não há mal nenhum em diminuir se você já cobriu todo o território de que precisa até esse ponto.

 

Algumas partes de um plano de negócios incluem declarar o óbvio, mas não devem ser esquecidas porque ainda fazem parte do todo.

 

Conforme você escreve, as ideias surgem, as estratégias se desenvolvem, e as crenças que você tinha podem ter mudado.

 

Isso também muda sua mentalidade. Você não está mais pensando em abrir um negócio, agora está no processo de começar um negócio.

 

Se você escreve um plano de negócios e o guarda em uma gaveta, você não escreveu um que seja viável ou que vá ser útil. A atualização contínua – seja semestral, anual, bienal, o que for melhor para você – é o seu próprio conjunto de verificações e balanços.

 

Veja a seguir os principais tópicos que irão te ajudar a aprender como montar plano de negócio para escritório de advocacia.

Tópicos para plano de negócios

  • O Sumário Executivo
  • Análise do seu mercado
  • Descrição da sua empresa
  • Finança
  • Concorrentes
  • Sua Estratégia de Marketing

 

Agora que você já tem uma noção de como montar plano de negócio para escritório de advocacia, vamos te dar uma dica de ouro que serve tanto para quem está iniciando agora no ramo de advocacia, como também para quem já tem uma vasta experiência na área jurídica. No blog Bcompany você vai encontrar ajuda para gerir o seu escritório de advocacia da melhor forma possível.

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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