Como emitir DAS?
Emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma tarefa bem simples e que não vai tirar muito tempo do seu dia.
Por isso, confira abaixo o passo a passo fazer a sua emissão da maneira correta deste documento para Simples Nacional:
1. Acesse o site da Receita Federal
No site da Receita Federal existe uma página destinada apenas para a emissão do DAS.
Quando ela abrir, preencha com seu CNPJ e com o texto da imagem.
Entre na página de emissão de DAS clicando aqui. Você deve ver a seguinte tela:
Depois de clicar em “Continuar”, irá aparecer uma outra tela para verificar se os impostos estão em dia.
2. Situação dos seus impostos
Clique onde diz “Consultas” e escolha a opção “Extrato”.
Você verá a tela a seguir. Escolha o ano da sua consulta e depois clique em “OK”.
Em seguida o sistema irá apresentar a situação de todos os meses do ano em questão.
Durante a consulta, você vai ver que irão aparecer diversas informações e elas não estão ali por acaso, cada uma delas exerce uma tarefa importante e você precisa estar ciente disso.
Qual o valor do MEI em 2019?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é um recolhimento de impostos que é repassada para as contas do estado, município e União.
Dessa forma, tudo isso é feito de forma automática e com o objetivo de englobar todos os impostos e um única guia.
Por isso, é indicado que toda a empresa faça o pagamento dos impostos de forma correta e, quem for Simples, ainda pode ter isso facilitado com o DAS, que funciona com guia única.
No caso das MEs (Micro Empresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) do Simples Nacional, o DAS considera o valor das notas fiscais emitidas no mês.
E quem for MEI (Microempreendedor Individual) pode haver variação da guia de acordo com o setor de atuação da empresa.
Isso acontece com quem tem um negócio na área de Serviço, Comércio ou Indústria. Veja os valores:
- Serviço: R$54,90;
- Comércio e Serviço: R$55,90;
- Comércio e Indústria: R$50,90.
É sempre bom lembrar que quem é MEI deve pagar o DAS mensalmente, independente do faturamento.
Quais impostos são cobrados do MEI?
Há três valores distintos cobrados dos MEI’s, como já apresentamos anteriormente.
O valor total do Documento é calculado pelo sistema de forma automática e com base nas atividades econômicas escolhidas pelo seu negócio.
Ou seja, serviço, comércio e serviço e comércio e indústria. A partir disso, independente da atividade, R$49,90 é destinado para o pagamento da Previdência Social.
Com isso, cada categoria tem um imposto específico, com a cobrança de valor diferenciado. Veja!
O que é a Data da apuração?
É chamado assim o período que o boleto para o pagamento foi gerado. Pode acontecer de haver mais de um, então não se assuste.
Quando se fala em valor apurado, é uma referência em relação ao valor total da parcela. Já o valor devido, é aquele que ainda está aberto.
E, o valor do DAS, é o preço original da guia de pagamento.
O que é o número DAS gerado?
O Número DAS Gerado é apenas uma numeração criada pela Receita para ter controle. É apenas para manter uma organização.
O dado que mais importa, e que você deve prestar muita atenção, é o que em seguida: o PGMEI ou DAS Carnê-MEI.
Quando o sistema mostrar o PGMEI, quer dizer que a guia foi gerada diretamente no site.
Já se ele indicar o DAS Carnê-MEI, significa que o governo gerou um boleto e enviou para a sua casa.
Como faço para pagar o DAS?
O pagamento do DAS pode ser feito por débito automático, pagamento online ou via boleto, que pode ser pago em bancos, lotéricas ou caixas eletrônicos.
Se o pagamento não for feito em dia, só será possível gerar o boleto depois que houver a regularização das Declarações Anuais de Faturamento (DASN-SIMEI) pendentes.
O recomendado é que tenha um controle das receitas todo o mês para que a Declaração Anual de Faturamento fique mais organizada.
É bom lembrar que quem passou a receber benefícios previdenciários, é preciso desativar a opção de débito automático.
Pagamento
Caso apareça “Não” em uma das linhas do sistema, referente a algum dos meses, significa que seu pagamento não foi aprovado.
Mas, se você liquidou o DAS recentemente, pode ser a Receita ainda não tenha confirmado o pagamento. Então preste atenção nesse ponto.
Se aparecer um “Sim” em ao menos uma das linhas, é sinal de que seu pagamento foi reconhecido com sucesso pela Receita Federal.
Com tudo isso entendido, basta repetir o processo durante todo o tempo de funcionamento do seu negócio.
Esse controle é importante para conseguir ver quais são as parcelas que ainda precisam ser pagas e o valor original delas.
Como emitir segunda via do DAS?
Sempre que houver atraso no pagamento dos boletos do DAS, é necessário tirar uma segunda via dele.
Para gerar este documento de pagamento é preciso acessar o portal do Simples Nacional, no site da Receita.
Com isso feito, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL para começar a solicitação a 2ª via;
- Crir o código de acesso do Simples Nacional. Para conseguir isso,é preciso ter o CNPJ da empresa, CPF do responsável e o título de eleitor;
- Preencha todos os dados que irão aparecer na janela poder receber o código;
- Com o código pronto, pode clicar em Emitir DAS Simples Nacional / 2 Via Boleto Atualizado;
- Em seguida, irá aparecer uma nova janela. Nela você terá que escolher a forma de emissão, que pode ser por “Código de Acesso” ou “Certificado Digital”;
- Se você escolher a opção por Código de Acesso, será preciso informar o CNPJ, o CPF do titular, o seu código de acesso, os caracteres de segurança e então clicar no botão “Continuar”.
- Em seguida, você terá acesso ao DAS do simples Nacional e poderá imprimi-lo ou solicitar a 2 via do boleto atualizado. É bom salientar que o pagamento só poderá ser feito em agências bancárias. E o boleto ou a 2 via poderá ser pago através de sua conta online;
- Se o DAS do Simples Nacional estiver atrasado o cálculo será efetuado automaticamente e o valor da 2 via do boleto será corrigido.
Emissor De Notas Fiscais Eletrônica
Emissor De Notas Fiscais Eletrônica
Um bom empreendedor atende às normas tecnológicas e fiscais do governo, assim, faz uso do Emissor de Diversos Modelos de Notas Fiscais Eletrônica.
A nota fiscal é um documento obrigatório de transação na venda de qualquer produto ou serviço.
Por meio da emissão de nota fiscal, a Receita Federal consegue calcular a movimentação de dinheiro entre as atividades comerciais, assim, tendo legalidade das operações realizadas.
Portanto, a nota fiscal atua como um comprovante de transações comerciais, que contém os dados de entrada e saída de dinheiro, controlando os recolhimentos de impostos.
Além disso, garante para o consumidor, o direito de troca e reclamação do produto ou serviço ao apresentar a nota fiscal.
E, ainda, consegue cancelar a nota fiscal ao ter devolução de produto ou cancelamento de serviço.
A nota fiscal eletrônica é uma modernização deste processo tradicional para o meio digital, transmitido via internet.
Para que isto seja possível, selecione um sistema para integrar ao seu negócio, o software mais adequado para agilizar o processo e otimizar tempo.
Funções do Emissor de Notas Fiscais Eletrônica
O emissor eletrônico tem como responsabilidade a emissão dos principais modelos de notas fiscais, por exemplo, a nota fiscal do consumidor, de serviços e transporte eletrônico.
Ao emitir notas fiscais eletrônica é necessário ter agilidade e segurança, logo, o emissor realiza um calculo automático dos impostos das notas fiscais.
Além disso, efetua automaticamente a assinatura digital e a transmissão do XML para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Assim, possibilitando o envio XML por e-mail ao seu cliente com praticidade.
Conclui-se que nota fiscal é de suma importância para controle e monitoramento de sua empresa, atendendo as legalidades.
Sendo assim, conheça como emitir as notas fiscais eletrônica com o Nota Varejo de forma simples e eficaz.
O Nota Varejo é um sistema de gestão completo, que possibilita a emissão de diversos modelos de notas ficais eletrônicas, no qual permitir emitir para mais de 600 cidades do país.
Aproveite para conhecer o aplicativo da GrandChef que alcançou 10.000 instalações.
Fonte : https://www.jornalcontabil.com.br/emissao-das-do-simples-nacional/