Empresas de celular precisam de espaço para colocar suas torres de transmissão e aumentar o alcance. Por isso, estão sempre buscando alugar terreno para torre de celular que seja viável para a instalação.
Nem sempre é possível comprar a quantidade de terrenos necessária, então, é comum que as operadoras tentem alugar terreno para torre de celular.
Neste artigo vamos ensinar você a alugar terreno para torre de celular. Ajudando a escolher o local, compreender o contrato e reconhecer as obrigações de locador e locatário.
Como conseguir um contrato para alugar terreno para torre de celular?
Se você acredita que possui um terreno que seja útil para as operadoras que pretendem ampliar e melhorar a qualidade de seus serviços, existem algumas etapas para conseguir um contrato para alugar terreno para torre de celular para as empresas.
Anuncie seu terreno
Se você quer que saibam que você possui um espaço para aluguel, então, anuncie seu terreno para torre de celular. Muitos lugares utilizam placas, mas há regiões com proibições visuais que impossibilitam esse método.
Uma das alternativas é usar plataformas de anúncio de terreno para antena. Em algumas o cadastro é gratuito.
Ao preencher os dados é possível ter preferência quando alguma operadora quiser colocar uma antena na região em que o terreno está localizado, aumentando assim as chances de locação.
Fale com operadoras
Uma outra alternativa para alugar terreno para torre de celular é entrar em contato e falar diretamente com as operadoras de telefonia móvel para oferecer o espaço e ver se elas têm interesse.
Porém, o processo não é assim tão simples. Há bastante burocracia para que um contrato de locação de terreno para torre de celular seja firmado.
Tenha auxílio de um advogado
Negociar diretamente com empresas de telefonia que têm interesse em alugar o terreno para torre de celular não é uma tarefa fácil. Por isso, ter o auxílio de um advogado é de extrema importância, para que você não seja prejudicado durante a negociação.
Se a empresa se interessa pelo seu terreno, significa que já identificaram o potencial do local. Tenha um profissional qualificado do seu lado para não aceitar qualquer oferta oferecida por ela.
As responsabilidades de um locador e de um locatário de terreno para torre de celular
Ao alugar um terreno para torre de celular o locador e o locatário têm responsabilidades que devem ser respeitadas. O contrato deve conter todas as cláusulas referentes a contratação para que não haja transtornos futuros para nenhuma das partes.
Veja a seguir o que cada um deve seguir:
As responsabilidades do locador
Entre as responsabilidades do locador, estão:
- Providenciar as instalações solicitadas pelo locatário;
- Dar a preferência da compra ao locatário;
- Em caso de locação parcial do terreno, não locar espaço disponível para empresa concorrente do locatário;
- Ser o titular do imóvel;
- Não hipotecar o imóvel;
- Manter taxas pagas em dia;
- Proibir a entrada de pessoas não autorizadas pelo locatário.
As responsabilidades da locatário
Já as responsabilidades do locatário são:
- Providenciar as licenças e alvarás municipais e ambientais necessários e arcar com seus custos;
- Construir a infraestrutura e fazer a manutenção periódica de acordo com as legislações vigentes;
- Manter o terreno adequado para o tipo de instalação;
- Ressarcir eventuais danos causados a imóveis vizinhos ou ao locador, incluindo acidentes ocasionados por ações da natureza;
- Devolver o terreno, ao final do contrato, da mesma forma que foi recebido.
Agora que você já sabe o processo para alugar terreno para torre de celular, avalie se o seu espaço está apto para isso para oferecer ao mercado e ganhar dinheiro com esse tipo de locação.
COMOM FASSO PARA FAZER O CADASTRO DE UM IMOVEL PARA LOCAR