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Clínica de estética: como abrir o seu próprio negócio?

Clínica de estética: como abrir o seu próprio negócio?

Empreender no mercado da beleza é um sonho para muitas pessoas, seja no varejo ou na prestação de serviços, como uma clínica de estética. Mas, antes de colocar o qualquer plano em ação, é preciso pesquisar e se preparar para enfrentar os desafios que virão pela frente.

Aqui, abordaremos o mercado dos prestadores de serviço, em especial ao mercado da estética!

Abrir uma clínica de estética requer um investimento inicial razoável, pois é necessário comprar alguns equipamentos essenciais e produtos para oferecer os tratamentos estéticos mais procurados pelos clientes. Além disso, é importante contratar profissionais qualificados e/ou se qualificar para atender os clientes da melhor forma possível.

Para quem está querendo abrir este negócio, fique até o final deste artigo que preparamos dicas importantes sobre como montar o seu negócio e fazer ele crescer a cada dia.

O que é uma clínica de estética?

Uma Clínica de Estética é um empreendimento que desenvolvido para promover o bem-estar e beleza das pessoas, podendo-se oferecer uma gama enorme de serviços como:

  • Cabeleireira/barbearia – dedicados ao estilo, corte, manutenção do cabelo e/ou barba;
  • Limpeza de pele – promove, principalmente, a remoção de cravos e outros procedimentos com o fito de deixar a pele mais saudável e uniforme;
  • Maquiagem – técnicas de embelezamento facial;
  • Pigmentação labial – muito em alta, esta técnica acentua e harmoniza os lábios;
  • Alongamento de cílios – tendência mundial. Esta técnica, além de ‘super’ em alta, possui um dos melhores custos-benefícios.

Assim, dependendo do serviço a ser oferecido, o estabelecimento terá características, investimentos e margem de lucro diferentes – embora, geralmente é muito vantajosa em todos.

Por que abrir uma clínica de estética?

Em primeiro lugar, é muito lucrativo. A principal motivação para a maioria das pessoas é a margem de lucro.

Com a alta procura pelos serviços estéticos, principalmente pelo público feminino, que está sempre em busca de mudança de estilo, como também de melhoria na autoestima. Além disso, é possível lucrar com a venda de produtos específicos, como cremes para o rosto ou tratamentos capilares, agregando valor ao negócio mixando o varejo aos serviços prestados!

O segundo motivo é a recorrência mensal, pois com uma gama de serviços oferecidos, a possibilidade de recorrência é abundante. A exemplo, serviços como:

  • Escova de cabelo;
  • Pintura de cabelo;
  • Alongamento e efeitos em cílios;
  • Pintura e enfeite em unhas;
  • Maquiagem e muito mais;

Estes são exemplos de serviços que demandam recorrência por mudança de estilo, como também por manutenção.

Outra motivação importante salientar é o potencial de crescimento. Este é o tipo de empreendimento com um teto muito alto a ser atingido. Saturar um negócio de estética é praticamente impossível, se limitando basicamente a capacidade de atendimento e a demanda regional.

Assim, se o estabelecimento está bem no início ou já possui um tempo, quase sempre será possível escalar suas vendas e obter mais clientes.

Como abrir uma clínica de estética na sua região?

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créditos: canva.com

Siga estas dicas:

  1. Escolha qual será seu principal serviço prestado.
  2. Faça uma análise prévia da demanda local e da oferta (quantos prestadores para o serviço escolhido há em um raio de 1km).
  3. Faça um estudo de mercado com a ajuda do SEBRAE (os consultores do SEBRAE) lhe darão todos os parâmetros para você iniciar com o pé direito e obter maior taxa de sucesso.
  4. Qualifique-se. Este é de longe o fator mais importante do seu negócio. Quanto melhor for sua prestação de serviço, maior a recorrência e marketing de network que você ganhará de seus clientes! Isso não é incrível?
  5. Garanta uma estrutura satisfatória para o atendimento. Note que essa estrutura não precisa ser cara e nem deveria. Ofereça apenas o necessário para que o seu atendimento (este sim tem valor) seja aplicado corretamente e não haja reclamações de clientes por esse motivo.
  6. A tomada de decisão o passo mais difícil, mas o mais importante. Aqui vai uma dica para aliviar a pressão: encare o “sair do papel” como a realização de um sonho. Isso ajudará muito.
  7. Tenha resiliência e saiba que nenhum negócio faz sucesso antes de não ter sucesso. É preciso passar pelas agruras do empreendimento para conquistar uma saúde financeira de excelência.
  8. Faça consultorias de acompanhamento. Lembre-se, ajuda no início é sempre bem-vinda e o acesso a profissionais consultores é alto, fácil e barato.
  9. Boa sorte! Tenha otimismo e siga.

No seu dia a dia, você verá que ter determinação e aproveitar as oportunidades são chaves para o sucesso. Seja como cabeleireira, esteticista, nail designer ou com alongamento de cílios. Assim, sentir-se otimista e determinado(a) é importantíssimo.

Por fim, abrir uma clínica de estética é uma excelente forma obter sucesso financeiro. Para isso é necessário ter conhecimento e atitude, além de tomar decisões corretas na hora de montar o seu empreendimento. Então abrace a ideia e vá em frente!

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