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Café: uma gama de oportunidades

Café: uma gama de oportunidades

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O consumo e o mercado de cafés especiais, como os gourmets e os orgânicos socialmente corretos, crescem no mundo todo. Estes são cafés com sabor, aroma, corpo e doçura, diferenciado dos demais. É um café puro, rastreado e embalado dentro de rígidos processos de qualidade. O Brasil já tem tecnologia de produção adequada ao cultivo de café em manejo orgânico.

Considerado um produto premium, o café orgânico tornou-se há alguns anos uma alternativa atraente numa época em que boa parte dos cafeicultores tradicionais enfrentava uma das piores crises de preços da história. No país, há, atualmente, cerca de 200 produtores de café orgânico; no entanto, é necessário um plano de negócios para identificar sua real viabilidade diante dos custos de investimento nesse tipo de produção e beneficiamento.

Outra oportunidade de negócios são os cafés gourmets, dirigido aos consumidores do mercado de luxo, onde a sofisticação e o detalhe exclusivo estão contidos no preço. O avanço do consumo de cafés de qualidade no Brasil, com maior penetração no varejo do país, está incentivando a Organização Internacional do Café (OIC) a aplicar programas de estímulo ao consumo interno em outros países. Na mesma linha, os exportadores brasileiros querem que o café nacional aumente sua participação no exterior.

Atenção: O produtor de café que entrar nesse vantajoso mercado contribuirá também para que o Brasil saia do status de exportador de matéria prima ou commodities para produtos derivados de qualidade.

Outro produto que vem crescendo em demanda externa é o café liofilizado. Na secagem por liofilização, o café é congelado a temperaturas inferiores a 30ºC negativos, sendo então triturado em moinhos especiais e conduzido à câmara de vácuo dentro de bandejas. O vácuo provoca a sublimação do gelo (transformação do sólido para o vapor). Quando a maioria do gelo é retirada, o café liofilizado esta pronto para ser empacotado. 08-002-cafeCom maior duração e mais leve que outras formas de café, o café liofilizado tem crescido na demanda externa. Por exigir altos investimentos em tecnologia, pode custar até 50% mais do que o café comum.

Comércio

As lojas de café, também conhecidas como cafeterias ou cofee shops, são ótimas opções de investimentos em pequenos negócios e pode se tornar muito atrativa aos visitantes dos grandes eventos esportivos nas cidades sedes dos jogos, pois são geralmente lugares aconchegantes que oferecem produtos de qualidade com alto valor agregado, podendo também apresentar outros produtos típicos brasileiros a fim de chamar mais atenção para o consumo do cafezinho.

O café brasileiro tem ótima fama internacionalmente, o que faz com que a curiosidade pelos visitantes seja alta para provar produtos tipicamente brasileiros e genuínos. Nesse sentido, a divulgação se faz estratégica bem como a visibilidade de que se trata de um produto de qualidade.

Por isso, desenvolva estratégias de divulgação para o seu negócio! Saiba como em: http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/acesse/ideias-de-negocio/ideias-de-negocio/visualizar-ideias/documento/A4437A5B28EE914683257C2100544410/campo/divulgacao

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