Copas do Mundo são tradicionalmente momentos de crescimento exponencial do sentimento de brasilidade. Por isso, no momento em que o País se prepara como o grande anfitrião desse evento internacional, o uso do conceito de brasilidade se firma como um fortíssimo aliado para a comunicação dos ambientes comerciais com seu público.
Aí é que entra o marketing sensorial que utiliza o olfato, a audição, o tato, o paladar e a visão, buscando sintonia com os sentimentos de seus consumidores. De todos cinco os sentidos, acredita-se que a visão é o mais importante. Isso porque é por meio dela que as pessoas recebem a maioria das impressões sensíveis.
Com a Copa das Confederações, a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016 acontecendo no Brasil, esse sentimento de brasilidade estará ainda mais aflorado. Oportunidade para que os estabelecimentos comerciais busquem sintonia com os consumidores misturando cores, formas, contrastes e texturas que expressem a diversidade nacional.
O estilo alegre, multicultural e criativo – reconhecidamente brasileiro – abre inúmeras possibilidades para que bares, restaurantes, hotéis e pousadas (por exemplo) façam as honras de anfitrião apostando em elementos confeccionados a partir de matérias-primas abundantes no país ou fortemente associados à cultura do estado-sede.
A dica é transformar o ambiente aplicando harmonicamente revestimentos, mobiliários e objetos genuinamente brasileiros, numa demonstração significativa de valorização nacional, sem perder a chance de, também, transmitir mensagens valiosas de boa hospitalidade aos visitantes de outras regiões.
Valiosa porque é essa hospitalidade que trará os visitantes de volta em outras ocasiões. Porém, vale lembrar que essas mensagens somente são verdadeiramente reconhecidas pelos visitantes quando elas estiverem vinculadas à percepção da qualidade dos serviços prestados.
Além disso, fazer as honras de anfitrião requer ainda transmitir mensagens aos visitantes de países estrangeiros: permitir-se combinar elementos da nacionalidade brasileira aos elementos que expressem a nacionalidade dos turistas.
Se parece um desafio, a saída é buscar por profissionais especializados em marketing, que prestarão assessoria e ajudarão a construir um modelo de comunicação que faça sentido para os perfis de torcedores que se espera receber.
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