A Black Friday é um dos momentos mais aguardados pelo varejo todos os anos. A data é conhecida por ser um período de grandes promoções, no qual comerciantes de diversos setores apostam em estratégias de preços baixos para atrair clientes e alavancar as vendas. Mas você já pensou em otimizar sua Black Friday com IA?
Alguns lojistas se preocupam apenas em chamar a atenção dos consumidores com promoções mirabolantes, ignorando que um bom atendimento é a verdadeira chave para uma experiência diferenciada. E a inteligência artificial pode ajudar com isso!
Felizmente, muitos deles já perceberam a importância desses fatores, e têm adotado uma abordagem diferente. De acordo com o relatório Zendesk CX Trends 2023, 91% planejam aumentar os investimentos em experiência do cliente, 80% pretendem aumentar a verba para IA e 75% devem investir mais em personalização.
Qual será a estratégia da sua empresa para não perder espaço nesse evento?
Neste post, explicamos como melhorar o desempenho do seu negócio na Black Friday com IA, razões para usar e como a tecnologia pode ajudar a transformar a experiência do seu cliente.
Além disso, damos dicas para ter um bom atendimento e de qual ferramenta de inteligência artificial usar para obter resultados superiores.
Aproveite!
Como a IA pode estar ligada à Black Friday?
Além de conferirem mais agilidade e eficiência ao processo de atendimento ao cliente — o que é um grande diferencial, não só durante a Black Friday, mas em qualquer outro momento do ano — as ferramentas baseadas em inteligência artificial geram um aumento significativo na produtividade, permitindo fazer mais em menos tempo.
E, sabendo que durante o período de promoções a demanda por atendimento tende a aumentar consideravelmente, o uso dessa tecnologia se torna decisivo.
Por que utilizar IA na Black Friday?
Usar IA na Black Friday não só aumenta as vendas durante o evento, como contribui para o processo de fidelização de novos clientes. Isso porque o recurso pode ser aplicado em diferentes frentes, permitindo oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, além de otimizar a experiência do consumidor com recomendações personalizadas.
A prática contribui para sua tomada de decisão e, é claro, para sua satisfação. E, como sabemos, quanto mais satisfeito com a experiência vivida, maiores as chances de que o cliente volte a comprar, tornando-se fiel à marca e até indicando-a a outras pessoas.
Black Friday com IA: como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente?
Não é de hoje que a IA vem se provando uma tecnologia essencial para o futuro dos negócios. Automatização, personalização e análise de dados são apenas alguns exemplos de como o recurso pode potencializar a performance de qualquer companhia.
E aqui vai uma ideia de como a ferramenta pode transformar a experiência do cliente: com o apoio da IA, é possível oferecer autoatendimento via chatbot 24/7, o que reduz o tempo de espera e permite que os agentes se dediquem aos casos complexos.
Além disso, com a análise de sentimento, é possível saber se o cliente está calmo, irritado ou prestes a cancelar o seu pedido, permitindo que se preparem antes de iniciar a conversa.
Ademais, o atendimento se desenrola de forma personalizada, já que tanto os bots quanto os atendentes têm acesso ao histórico do cliente, permitindo que entendam o contexto de sua solicitação sem a necessidade daquela rotina de perguntas padronizadas.
Tudo isso gera uma experiência de suporte muito mais ágil, fluida e consistente, o que contribui para a satisfação do cliente e ajuda a conquistar sua lealdade.
A adoção das técnicas acima indica que o uso de IA na Black Friday pode não só aumentar suas vendas, como também proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória para os clientes, aumentando as chances de que continuem comprando da sua loja.
Para que isso tudo fique mais claro, apresentamos, a seguir, um exemplo prático que ilustra muito bem a diferença entre um atendimento com e sem chatbot. Acompanhe!
Como um chatbot baseado em IA pode ajudar na Black Friday?
Imagine a seguinte situação: a sexta-feira de promoções inicia e, rapidamente, todos os seus atendentes ficam ocupados — afinal, conforme é esperado, a demanda por suporte e atendimento aumenta consideravelmente nesta data. Com isso, os clientes precisam aguardar por um longo tempo na fila até serem, enfim, atendidos.
O que você acha que irá acontecer?
Talvez alguns esperem pacientemente pela sua vez, mas a grande maioria irá para qualquer concorrente mais bem preparado para atendê-los de forma ágil e eficiente.
Resultado: você não só perdeu vendas, como demonstrou despreparo e ainda causou uma impressão extremamente negativa nesses clientes.
A questão é: será que eles voltam?
É bem provável que não, e ainda vão contar a outras pessoas sobre o ocorrido.
Agora, imagine uma situação diferente, na qual você se preparou e investiu em um chatbot de IA para a Black Friday.
Quando as solicitações de suporte iniciam, ao invés de sobrecarregar o time de suporte e gerar filas de espera, o chatbot dá conta de boa parte dos chamados simples e os agentes ficam disponíveis para resolver as situações mais complexas.
Assim, o processo flui com mais eficiência e o tempo de espera é reduzido consideravelmente.
Entendeu como a Black Friday com IA pode ser muito melhor para o seu negócio?
5 dicas de como ter um bom atendimento na Black Friday
O bom atendimento na Black Friday, além de alavancar suas vendas, te ajudará a conquistar novos clientes. Com isso em mente, preparamos uma série de dicas decisivas para quem deseja obter sucesso no evento. Confira:
1. Prepare-se com antecedência
O sucesso na Black Friday requer preparação, e não estamos falando de pensar em promoções no dia anterior à data. Lembre-se de que este não é um dia como os outros.
Sendo assim, o ideal é que, entre dois a três meses antes do evento, você já comece a planejar suas campanhas de marketing, pensar em estratégias de precificação e, é claro, testar soluções e ferramentas focadas em suporte e atendimento ao cliente.
2. Conheça o perfil do seu público
Uma das principais estratégias para um bom atendimento é saber com quem você está lidando. Logo, é importante conhecer o público a fundo e compreender suas dores, necessidades e preferências. E a IA certamente pode te ajudar com isso!
3. Prepare o seu time
Um evento de grande porte como a Black Friday requer uma equipe preparada. Isso inclui treinamentos e, é claro, ferramentas adequadas para que consigam prestar um bom suporte ao cliente.
4. Invista em personalização
Todos nós gostamos de nos sentir especiais, não é verdade? Quando você personaliza o atendimento, seu cliente percebe que ali tem algo a mais, uma verdadeira preocupação com suas necessidades, e isso faz toda a diferença.
5. Ofereça uma experiência diferenciada
Vivemos na Era da Experiência, em que a qualidade do atendimento e dos produtos é mais importante do que o preço. Se você for capaz de construir uma jornada diferenciada, conquistará um lugar de destaque nas preferências dos consumidores
Qual ferramenta de IA usar na Black Friday?
Diante dos benefícios que a inteligência artificial pode oferecer para uma companhia, escolher qual ferramenta de IA usar na Black Friday é uma decisão muito importante.
Porém, não se preocupe, pois nós temos a solução perfeita para o seu negócio!
Estamos falando do software Zendesk, uma ferramenta focada em atendimento que vai ajudar a proporcionar experiências verdadeiramente incríveis para seus clientes.
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