A beleza e originalidade das biojoias brasileiras são fortes atrativos para turistas estrangeiros. Essas pessoas também valorizam o uso ou o reuso de insumos que aproveitam recursos naturais e, sensíveis às questões de proteção ambiental, querem ter assegurado que o processo produtivo é realizado com foco na preservação da biodiversidade do planeta.
Sementes, fibras naturais, casca do coco, frutos secos, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas, são alguns dos exemplos de matéria-prima que caracterizam a produção de biojoas. Um nicho de mercado que tem pela frente excelentes oportunidades.
Isso porque, além do contínuo crescimento anual do número de turistas de outras nacionalidades que visitam o País, a Copa do Mundo FIFA 2014 será uma temporada de alta expansão turística. Nessa ocasião espera-se que aproximadamente 3.600 milhões de pessoas circulem pelas cidades brasileiras, entre turistas estrangeiros e brasileiros.
Muitas vezes tudo o que um profissional da área precisa é de uma vitrina para apresentar seu trabalho. Para esses casos, as alternativas estão se multiplicando em todo o País e vão desde o interesse de lojas, que planejam compras para atender à demanda desse consumidor, até a participação em exposições comerciais, que são organizadas por instituições fomentadoras do empreendedorismo e trabalham juntas para ampliar a visibilidade e os negócios dos empresários brasileiros.
Porém, mesmo para os casos em que ainda existam necessidades a serem atendidas (como a melhoria da gestão da empresa) também há tempo para que as oportunidades sejam vivenciadas de modo proveitoso.
Perder estas chances é também perder as possibilidades de estabelecer uma empresa tão sustentável no mercado quanto a sustentabilidade das peças que produz.
Conheça a publicação Ideias de Negócios Como montar uma produtora de biojoias.
Leia também:
O artigo Ideia que se torna realidade no artesanato brasileiro e saiba mais sobre o Programa Brasil Original.
O boletim Sebrae 2014 Joalheria e Artesanato terão destaque em showrooms nos megaeventos
Procure o Sebrae mais próximo no seu Estado e saiba como obter apoio