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B2B: o que é e como aplicar em sua indústria

B2B: o que é e como aplicar em sua indústria

Muitas empresas do ramo industrial já perceberam que trabalhar com o modelo B2B é um dos melhores caminhos para alcançar novos clientes, se tornar mais reconhecido e se desenvolver de forma sustentável no mercado.

Até mesmo quando falamos em melhorar o relacionamento a longo prazo, o modelo de negócios B2B é cada vez mais recomendado para as indústrias que querem se destacar.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Forrester Research, nos Estados Unidos, apresentou que, somente no ano de 2017, o mercado B2B foi o responsável por movimentar 889 bilhões de dólares.

Isso mostra como essa modalidade tem demonstrado resultados extremamente positivos. No entanto, por ser uma área mais específica e complexa, acaba gerando dúvidas entre milhares de empreendedores.

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te explicar tudo sobre o modelo B2B no ramo industrial, quais seus benefícios e também te dar algumas dicas de como começar a empreender nesse setor. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?

O que é B2B?

O B2B significa Business to Business, e é traduzido como “negócio para negócio”. De forma básica, esse modelo se trata da atividade de compra a venda entre empresas.

Diferente das empresas que fabricam um determinado tipo de produto e vendem diretamente para seu consumidor final, o mercado B2B se baseia na venda de produtos e serviços para outras empresas.

Esse é o caso das indústrias que fornecem matérias-primas, ou que vendem para raio para empresas que necessitam desse produto, por exemplo.

Outro exemplo é a fabricação de um veículo. Para produzir esse tipo de automóvel, as peças passam por uma série de indústrias até chegar na fase de montagem final. Assim, otimiza-se tempo e dinheiro, além do produto chegar com mais qualidade!

Ou seja, o negócios Business to Business pode ser entendido como um modelo em que uma indústria fabrica um produto essencial para outra empresa e, em seguida, ele é vendido ou distribuído, até chegar em seu consumidor final.

Quais os benefícios do modelo de negócios B2B?

Agora que você já sabe sobre o que se trata o modelo B2B, vamos ver abaixo quais as suas principais vantagens, por essa razão, continue a leitura!

Melhor gestão de preços

A primeira vantagem do modelo B2B é que os valores dos produtos e serviços são mais simples de serem definidos, pois as empresas desse mercado são transparentes e informam todos os detalhes sobre o seu preço.

Se você quer montar uma empresa que fornece serviços de manutenção de aquecedor a gás na modalidade B2B, por exemplo, na internet você é possível encontrar informações sobre o serviço oferecido, média de preços, qualidade do serviço, entre outras informações muito relevantes para seu negócio!

Identifique sua concorrência

Além de você poder identificar as informações dos produtos e serviços oferecidos de maneira mais otimizada, também é possível ter mais facilidade em encontrar dados sobre as empresas concorrentes.

Algumas análises como o período de funcionamento da indústria, quais os produtos e serviços oferecidos, ou para qual público ela atua são mais visíveis e fáceis de serem localizados.

Essas informações costumam estar disponíveis, pois as empresas consumidoras também precisam saber de todos os dados com precisão, antes de realizar alguma compra.

No entanto, identificar a concorrência vai fazer com que sua indústria possa criar estratégias diferenciadas e se destacar no mercado!

Relacionamento a longo prazo

Outra vantagem do modelo B2B é que o relacionamento entre as empresas, se bem planejado, pode durar por longos anos!

Afinal de contas, quando se trata de fornecimento de matérias-primas ou produtos e serviços essenciais, às empresas consumidoras possuem uma necessidade alta e não poderão deixar de comprá-los.

Apesar de também haver concorrência entre as empresas do mercado B2B, se o seu produto e serviço tiver qualidade, for entregue no prazo adequado e satisfazer as necessidades do cliente, raramente a empresa consumidora irá trocar ou optar por outra indústria!

Como trabalhar com o modelo B2B

Existem diversas formas bem simples de alcançar empresas dentro do mercado B2B. Veja abaixo alguma das maneiras mais utilizadas:

Funil de vendas

Basicamente, o funil de vendas se trata das etapas de venda que uma empresa tem com seu lead (potencial cliente). Normalmente, o funil de vendas é dividido em três etapas:

  • Topo de funil: aqui, a empresa acabou de conhecer sua indústria, porém, ainda não possui interesse sobre seus produtos e serviços oferecidos. Nesse caso, é importante investir em campanhas de marketing para indústria para se relacionar com o lead.
  • Meio de funil: nesta etapa, a empresa começaram a se interessar por sua indústria, pois viram uma necessidade que pode ser solucionada pela mesma.
  • Fundo de funil: por último, a empresa já está certa de comprar os determinados produtos. Se ela necessita de fita de led, por exemplo, ela vai analisar sua empresa e também os concorrentes que oferecem o mesmo produto.

Para que você utilize o funil de vendas como estratégia do seu negócio de modelo B2B, é importante planejar e implementar estratégias personalizadas para cada uma das determinadas etapas.

Dessa maneira, você consegue suprir a necessidade dos seus clientes e ainda se sair bem sucedido!

Crie uma relação de confiança

Por fim, se você quer se destacar no modelo de negócios B2B, crie ações e estratégias para se aproximar com seus clientes! Nesse mercado, a comunicação é o fator dominante, e que poderá garantir que você feche uma venda com sucesso.

Um dos métodos mais comuns para ter uma boa comunicação com seus leads e clientes é por meio dos canais de comunicação online.

Aposte no uso de site, redes sociais, e-mail, fóruns, aplicativos e outras ferramentas tecnológicas que aproximem sua indústria dos clientes!

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado B2B, quais as suas principais vantagens e como é possível utilizá-lo para obter sucesso, o que acha de aplicar isso no seu próprio negócio? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

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1 comentário

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