Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

A Inteligência Artificial vai roubar o emprego do analista de SEO?

A Inteligência Artificial vai roubar o emprego do analista de SEO?

Foto de NordWood Themes na Unsplash

Como é comum com as inovações, a Inteligência Artificial é algo visto com um misto de fascínio e temor. 

Basicamente todas as áreas que envolvem trabalho intelectual temem ser, em maior ou menor escala, substituídas pelos bots inteligentes, que de fato têm se tornado cada vez mais presentes.

Quem trabalha com SEO também não fica de fora desse temor. Seja o analista de marketing digital, que desenvolve as estratégias, seja o jornalista criador de conteúdo, e tudo que há no meio, há receio e, mais grave, exemplos de lay-offs por conta disso.

Eventos como a BrightonSEO, que acontece nos dias 10 e 11 de abril de 2025, são exemplos de como a comunidade profissional da área leva a sério os impactos da IA sobre o segmento. Neste evento, especialmente, serão dezenas e dezenas de palestras, workshops e debates, e um dos temas mais propostos pela organização é justamente a assimilação da IA na área.

Esse tipo de coisa, porém, não deve ser combustível para pânico; a IA é, como já aconteceu com tantas outras novidades, uma inovação a ser compreendida e convertida em repertório do profissional. Vamos entender o porquê disso. 

Como se manter relevante num mercado dominado pela IA?

Casos de vagas sendo preenchidas – ou extintas – por inovações com IA não são novidade. Dessa forma, cabe aos próprios profissionais encontrarem meios de se manterem relevantes dentro do mercado de trabalho.

A estratégia primária para isso, falando especificamente sob o escopo da IA como “oponente”, é assimilá-la enquanto ferramenta sob domínio e aplicação útil. Claro que não há uma fórmula universal nem um passo a passo à prova de erros, mas a lógica é simples: com o domínio da técnica, o repertório profissional aumenta e, por extensão, o valor de mercado de quem o domina.

Em se tratando, em específico, do mercado de marketing digital e SEO, é preciso saber agregar conhecimentos consagrados com novas informações. Para isso, aliás, oportunidades de aprendizado e aplicação não faltam.

Manter-se atualizado, portanto, é o primeiro passo para transformar o desafio em oportunidade. Vale a pena conhecer, assim, outras estratégias que permitam incrementar os recursos dos profissionais visando inovação e evolução.

Estratégias para aumentar seu repertório como profissional de marketing e SEO

É fácil falar em termos genéricos e que muitas vezes não significam nada: “estude mais”, “faça pesquisas”, etc. Mais importante é ter passos claros em mente, mesmo que eles soem amplos.

Citando a BrightonSEO novamente, vale notar que muitas das palestras serão voltadas justamente para esse tipo de inovação, isto é, a capacitação e troca de informações entre profissionais da área. Um exemplo disto é o evento de talk de Holly Newman sobre crescimento orgânico no Instagram, profissional de marketing da With Love Media LTD, focado especialmente em donos de pequenos negócios que querem crescer.

Esse é um exemplo que indica como é importante adequar cada etapa ao seu processo pessoal, adaptando as dicas para a sua realidade, que nunca vai ser 100% igual à dos outros. Assim, lembre-se de não só seguir conselhos cegamente, mas interpretá-los de acordo com a sua experiência profissional e área própria.

Teste e desenvolva seus próprios prompts em vários canais de IA

Voltando a falar especificamente da Inteligência Artificial, o primeiro aspecto a se investir é no desenvolvimento de prompts de qualidade. Ferramentas de IA como o ChatGPT e outras estão cada vez mais refinadas, e por isso comandos mais refinados trarão resultados melhores.

Da próxima vez que for testar o desempenho de algum conteúdo na ferramenta de IA, tente ser mais específico do que um simples “chat, me dê dicas para vender bem meu produto”. Dê detalhes, forneça informações precisas e, como resposta, você vai obter resultados mais afinados com a sua proposta.

Não abra mão da curadoria de conteúdo de qualidade 

Por conta do uso cada vez mais comum de ferramentas como o ChatGPT para trabalhos dentro do marketing e criação de conteúdo, outros aspectos acabam caindo no ostracismo. Um deles tem sido a curadoria do conteúdo, o que é um erro grave.

Investir na curadoria de conteúdo do seu ramo de trabalho significa, já no curto prazo, investir em UX, que é algo muito fácil de se esquecer quando não se trabalha diretamente com o público-alvo. Em termos simples: é o equivalente a organizar sua loja com os produtos certos expostos da maneira certa para atrair os clientes certos.

Mantenha o tráfico orgânico no radar

Ainda dentro da tão negligenciada UX, é preciso ficar de olho no desempenho orgânico do produzido. Seja via prompt de bots, seja na pesquisa manual, criar um conteúdo adequado para o seu público-alvo passa pela análise de resultado orgânico.

Isso significa, simplesmente, não se deixar enganar pelos números impulsionados e/ou aquilo que foi criado de forma patrocinada. Respeitar o resultado orgânico, no fim, é investir em UX. 

Mantenha-se atualizado sobre inovações 

A IA é “apenas” a bola da vez, mas outras surgirão. Com elas, o temor também deve aparecer, mas a tática é a mesma: entenda e assimile o máximo que puder, ao invés de lutar contra. Lembre-se que o diferencial de qualidade do profissional é ser capaz de entregar soluções de forma independente. 

Dentro da BrightonSEO, por exemplo, haverá uma palestra específica sobre inovação de SEO aplicada em IA para profissionais autônomos – o famoso “time de um”. Ministrada por Maninder Paul, experto em IA e consultora da Move Social AI, é uma oportunidade interessante de aprendizado, especialmente para quem está entrando agora na área.

You must login to add a comment.

Posts relacionados