A Importância da Yoga e Meditação como Oficinas em Escolas
Bruno da silva Arcoverde (Bruno Mahahrdaya)
2022
Introdução
A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), elegeu a Yoga com Meditação Patrimônio Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, a yoga foi eleita por seu “sentido universal e despido de preconceitos, podendo ser praticada por jovens e velhos, sem discriminação de gênero, classe e/ou religião, e por ter a capacidade de ajudar as pessoas em suas esferas individuais, contribuindo para sua autorrealização, liberdade e desprendimento de sofrimentos”. Sendo assim as escolas com ensino a partir dos 08 anos, podem e devem ter oficinas de yoga e meditação em sua grade de ensino, mesmo que por uma vez no mês, os benefícios são grandes em trabalhar a yoga e meditação com crianças e adolescentes, existem professores especializados em yoga infantil e como adolescente conhecer a yoga tradicional.
Palavras Chave: Yoga e meditação, yoga nas escolas, Patrimônio Imaterial
1 – Métodos de ensino apropriados.
Na criança o ensino da yoga pode ser feito através de teatro de imitação, já que muitas dos asanas (posturas de Yoga) possuem nomes de animais, pode-se explorar em grupo das crianças imitarem o animal que é um asana, trabalhando assim a imaginação da criança e o físico juntos, disciplinando a mente na brincadeira de um imitar o outro sem o dever de ser igual, pois cada criança vai perceber que uma imitação difere da outra, e ao mesmo tempo vai entender as diferenças humanas próprias do ser. Respeitando assim adiante a opnião do próximo, no caso da adolescencia o mesmo vai obter consciência corporal, conhecer seu interior físico e externo, e controlar melhor a mente pois as posturas de Hatha Yoga o ideal a ser ensinado, são estáticas, e muitas também são de equilíbrio, gerando equilibrio mental e fisico ao adolescente, a meditação ao final é para gerar consciência do Ser e Estar, ou seja ao final de cada prática após o savasana (postura que relaxa o corpo deitado sem se mexer) vai experimentar a meditação em seguida para acalmar os pensamentos e limpar a consciência, podendo esta meditação ser guiada.
2 – Beneficíos da Yoga e Meditação
Segundo a escola de Yoga Renascer em Yoga (http://www.renasceremyoga.com.br) a yoga junto a meditação vai além de atividades físicas e mentais, alimentando a alma no objetivo do Yoga que é o Samadhi (comunhão com seu universo interno e seu universo externo) e proporciona rapidamente os seguintes apoios terapêuticos e de medicina alternativa como:
2.1. Redução de stress
Antes de iniciar a prática, recomenda-se procurar um médico, mas para quem está liberado, o alívio do stress pode ser percebido já nas primeiras aulas. Através da Dharana ou seja concentração exigida durante as aulas, aliada às meditações, diminue o stress. Com a redução do stress, seu corpo equilibra os hormônios e regula o sistema nervoso e você consegue respirar melhor e por conseguinte tomar a melhor decisão no cotidiano. Tornando sua ações mais consciêntes.
2.2 Mais concentração e abstração dos sentidos ou Dharana e Pratyahara
A atividade demanda muita atenção na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios. Essa atenção vai se estender não só durante as aulas, mas em qualquer função que for realizar no dia a dia. A Yoga junto a meditação com o tempo vai tornando seus julgamentos refletidos pelos seus sentidos humanos menos agresivos, e o perdão e união se torna mais transparente aos seus olhos e ao do próximo que convive com você.
2.3. Maior autoaceitação
A prática da yoga estimula o entendimento melhor sobre si mesmo. Assim, durante a prática você entende e respeita seus limites e mantém em mente que a comparação só traz frustração. Cada corpo é único e isso é a beleza de cada um! A palavra sânscrita yoga tem diversos significados; deriva da raiz yuj, que significa “controlar”, “jungir”, “unir” ou “concentração”. Algumas das traduções também incluem os significados de “juntando”, “unindo”, “união”, “conjunção” no Ser e Estar ou seja, consigo mesmo e com o universo a sua volta.
2.4. Reforço à memória
A Yoga proporciona melhora na circulação sanguínea graças à resposta positiva aos estímulos. Isso favorece a atividade cerebral, com aumento da capacidade de memória. Algumas das posturas do Yoga (asanas) são chamadas invertidas e facilitam a circulação do sangue em todo cérebro de forma mais aguçada, e existem um enorme vocábulo em volta da yoga, alguns em sãncrito com tradução para português, como dito acima para as crianças muitas destas posturas em português tem nome de animal, de objetos e de coisas comuns as crianças. relacionando um nome a uma postura já trabalha a memória e para os mais velhos os termos tecnicos de textos sagrados e ensinamentos comuns fortalecem o vocábulo e a memória pois facilitam o praticante em se comunicar sobre assuntos de consciência suprema.
2.5. Ajuda na perda de peso e controla a ansiedade
A prática pode auxiliar no emagrecimento, pois reduz o stress e a ansiedade – dois fatores diretamente relacionados à alimentação. A prática da yoga também colabora com a queima de calorias, que pode ser em maior ou menor quantidade, conforme a intensidade dos exercícios. Existem milhares de posturas de yoga e algumas muito difíceis e outras mais fáceis, uma boa série pode gerar a perda de peso do praticante como a saudação ao sol, uma série de posturas comuns na yoga.
2.6. Melhora a qualidade do sono e previne insonia
O relaxamento e a redução do stress, proporcionados pela Yoga, podem ajudar a dormir melhor. E você ainda pode incluir a prática antes de deitar, priorizando exercícios de respiração que reduzem o ritmo do corpo para descansar. Para as crianças e adolescentes a prática da Yoga e meditação age como calmante, principalmente se for feito ao final da tarde ou a noite.
2.7. Fortalecimento da musculatura e aquisição de força
A Yoga colabora para o fortalecimento muscular pois os asanas trabalham todos músculos do corpo, inclusive aqueles que sem a yoga não são trabalhados por pessoas que não fazem atividade física alguma, ou alguma atividade direcionada a um ou outro músculo. Os exercícios não trabalham só com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas também aumentam sua força.
2.8. Melhora o equilíbrio e o Foco em Objetivos Consciêntes.
Trabalhando o equilíbrio reduz as quedas, e para se ter equilíbrio tem que ter foco, estimulando o equilíbrio físico corporal, otimiza a mente a ter foco em situações de risco, com o equilíbrio o praticante além de se divertir, por conseguir conquistar um equilíbrio não comum, se torna mais equilibrado mentalmente tomando a melhor decisão em momentos que necessitamos agir rápido.
2.9. Alivia dores no corpo e trabalha o corpo interiormente.
Os exercícios de postura e alongamento ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por problemas como escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares. Com as posturas ou asanas trabalhamos também os órgãos internos, massageando todo interior do corpo humano.
2.10. Controla a pressão e os batimentos cardíacos e a circulação do sangue e a energia ou prana.
A Yoga promove melhora do funcionamento do coração e dos pulmões, pois regula o sistema nervoso e beneficia a circulação sanguínea, os batimentos do coração, a pressão, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do stress, como o cortisol e a adrenalina. Trabalha os chakras que são centros energéticos do corpo que agem sobre as glândulas em geral, alimentando o corpo de prana ou seja a energia vital que nosso Ser necessita para existir e sobreviver. Assim como todas existências ao nosso redor.
Conclusão
A Yoga e meditação quanto antes praticada, ajuda no stress tanto da criança, do adolescente como do adulto e mais idosos, como a UNESCO afirma é uma filosofia para todos, muitas escolas já adotam a yoga e meditação em sua grade de ensino aprendizado como matéria aleatória, implante na sua escola também e em sua vida, divulgue a Yoga e meditação pois apesar do seu berço ser da Ìndia é uma pratica muito bem vinda em todos países do planeta, e só tem sortilégios a oferecer. Gratidão.