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Temperos, especiarias, molhos e os condimentos são oportunidades na Gourmetização

Temperos, especiarias, molhos e os condimentos são oportunidades na Gourmetização

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O consumo de temperos, especiarias, molhos e condimentos é prática cotidiana em todas as regiões do país e vem aumentando constantemente. Isso se deve às melhores condições socioeconômicas da população brasileira, que cada vez mais valoriza a qualidade gastronômica dos pratos preparados e busca sabores diferenciados para suas refeições.

Nesse contexto, são dicas de especialista no segmento:

  •  Atuar em nichos de mercado, atendendo a segmentos de consumidores com interesses gastronômicos específicos, tais como molhos de pimenta combinados com outros sabores e ainda atuar no mercado de alimentos orgânicos, constitui-se em opção diferencial interessante para o empreendedor.
  • Produtos artesanais e regionais, em especial, derivados de espécies nativas brasileiras, também se apresentam como oportunidade de produção diferenciada, para o empresário.

Ambiente mercadológico

Conforme levantamento efetuado ao longo de 2012 pela Food Service Consultoria Especializada, considerando a tendência mundial do consumo de alimentos, os temperos apresentam forte potencial de crescimento nos próximos anos, uma vez que é expressiva a valorização da gastronomia e da harmonização entre alimentos e bebidas, além da valorização de ingredientes regionais.

Especiairias_MioloConsiderando apenas o segmento de pimentas, o consumo médio brasileiro ainda é considerado baixo, de 0,5 grama por dia, enquanto no México é de 8 gramas por dia.

Já o mercado de ervas e temperos orgânicos mostra-se atualmente com uma taxa média de crescimento em torno de 30% anuais, enquanto o mercado convencional cresce a cerca de 2% ao ano.

Dados disponíveis no Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), totalizam, ao longo de 2012, em mais de US$ 213 milhões as exportações brasileiras de pimentas, temperos, especiarias e molhos, com mais de 38 mil toneladas de produtos comercializados.

Os brasileiros aceitam bem as novidades, têm curiosidade e entusiasmo por aventuras gastronômicas com sabores diferentes dos usuais e gostam deles. O crescimento e prestígio mundial da gastronomia brasileira têm contribuído muito para despertar o interesse pelos temperos nacionais. Os festivais de gastronomia têm um papel importante na quebra de alguns paradigmas e vem proporcionando a incorporação do uso das especiarias em novas possibilidades, de tal forma que seja tão natural usá-las quanto temperar com sal, pimenta-do-reino e louro.

O cenário para o mercado de especiarias, molhos, temperos e condimentos é de crescimento em todas as regiões brasileiras, pois os consumidores buscam, cada vez mais, acrescentar qualidade e sabores a seus alimentos, especialmente àqueles vinculados a produtos artesanais, e mesmo regionais, notadamente oriundos de espécies nativas brasileiras, os quais são de grande aceitação pelos turistas, especialmente estrangeiros.

 

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