CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Oportunidade: casa de produtos para churrasco

Oportunidade: casa de produtos para churrasco

115

No Brasil, o churrasco tem sua origem na região sul, por influência dos argentinos e uruguaios, que já tinham tradição em alimentar-se com carne assada, a qual era proveniente, normalmente, de bovinos selvagens, que eram caçados e abatidos para retirada do couro e sebo, sendo a carne um subproduto. Nessa época, os artigos utilizados para fazer o churrasco eram totalmente improvisados, fato totalmente contrário a realidade atual, que torna-se quase uma exigência a utilização de artigos modernos, fabricados em estrutura leves e resistentes, além de apresentar um aspecto de beleza e praticidade.

O churrasco é um prato bastante apreciado no Brasil e o que era um hábito regional, mais restrito à região sul, hoje é consumido em todas as regiões brasileiras, com maior ou menor incidência.

Com o avanço da tecnologia, surgiram novos equipamentos para a produção do churrasco, que pode ser assado em churrasqueiras a gás ou elétricas. No entanto, o tradicional churrasco gaúcho é assado no fogo, em churrasqueiras construídas em alvenaria, em valas escavadas no chão ou com espetos cravados no solo ao redor de fogo de chão.

Na região sul, especialmente no estado do Rio Grande do Sul, os acompanhamentos são restritos, pois o que interessa é saborear uma boa carne, e principalmente, a costela bovina. Os acompanhamentos utilizados pelo Brasil afora incluem arroz, mandioca cozida, farofa, vinagrete, feijão tropeiro, pão, pão com alho, salada de batatas, salada verde, tomate, pepino em conserva, palmito em conserva e outros.

O empreendedor que desejar entrar nesse ramo deve procurar conhecer muito bem os hábitos regionais, para oferecer carnes, equipamentos e demais artigos em conformidade com os costumes locais e regionais. Ele deve tomar o cuidado para não oferecer artigos que sabidamente são muito utilizados em outras regiões, mas que não fazem parte do gosto do seu potencial cliente. As casas de artigos para churrasco são uma evolução dos açougues tradicionais, que além de venderem carnes, também oferecem tudo o que faz parte do universo do hábito de consumir esse tipo de alimentação. O churrasco inspira um ritual que pode incluir bebidas como: uma boa cachaça brasileira, a tradicional cerveja, o vinho, o whisky e outras variedades, que também têm a ver com hábitos regionais.

O serviço prestado por uma casa de artigos para churrasco deverá ser concebido com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

 

Obtenha mais dados de mercado. Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-casa-de-artigos-para-churrasco

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae