O objetivo é conhecer o perfil de cada público-alvo e elaborar ações específicas
Por Iuri Andrade e Pedro Valadares*
Nos dias 13 e 14 de maio, a equipe de mercado do Sebrae Nacional, em parceria com o Sebrae/SP, realizou oficina de foco no mercado na capital paulista. O evento contou com a participação de 22 integrantes, entre gestores de projeto e rede de apoio.
As oficinas de foco no mercado têm o objetivo de capacitar os gestores de projeto para que, seguindo orientações do método criado, consigam que seus projetos apresentem cada vez mais ganhos mercadológicos de acordo com as necessidades e possibilidades dos clientes.
Partindo do pressuposto que diferentes clientes precisam de estratégias diversas para atingir os seus objetivos, pretende-se promover a estratificação do público-alvo do projeto, desenvolvendo ações diferenciadas para diferentes estratos dentro deste público. A idéia é conhecer profundamente quem é atendido dentro do projeto, suas forças e suas fraquezas e estabelecer uma conexão com o mercado-alvo do cliente, verificando as oportunidades e ameaças para que possam se inserir no mercado. Estes são os principais pontos do Foco no Mercado.
Até 17 de maio, foram realizadas 22 oficinas em 18 estados. Novas oficinas estão prevista para o restante do ano. O objetivo é atender grande parte dos estados brasileiros ainda em 2010.
* Iuri Andrade e Pedro Valadares são da Unidade de Acesso de Mercados do Sebrae Nacional.