CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Mercado interno de orgânicos deve crescer

Mercado interno de orgânicos deve crescer

040---01---produtos-organicos

A cada ano que passa, os brasileiros estão buscando mais uma forma de alimentação saudável. A busca por melhor qualidade de vida faz do nicho de alimentos orgânicos uma das tendências de bons negócios em 2014. Para atender essa crescente demanda, os produtores de pequenas propriedades rural devem estar preparados.

Uma ação recomendada é que o produtor se una a alguma entidade de classe da sua região, que além de auxiliar os produtores em diversas questões de gestão, facilitam com que seus produtos atinjam os visitantes no período dos eventos esportivos, por meio de parcerias e ações de marketing.

Outra oportunidade bem aplicável ao Mundial de Futebol é a preparação de alimentos orgânicos prontos para o consumo, como cafés, chocolates, hortaliças, frutas entre outros, pois já é de conhecimento a busca de praticidade na alimentação pelos turistas que visitarão as 12 cidades-sede.

Empreendedor, busque orientação do Sebrae, a instituição possui consultores especializados para auxiliá-lo na diversificação de sua produção e nas oportunidades com o Mundial.

O que é?

Agricultura orgânica é o sistema de produção que não usa fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. O manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.

Esta prática agrícola preocupa-se com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas, entendendo que seres humanos saudáveis são frutos de solos equilibrados e biologicamente ativos, adotando técnicas integradoras e apostando na diversidade de culturas.

No Brasil

O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares. O apoio à produção orgânica está presente em diversas ações do governo brasileiro, que oferece linhas de financiamento especiais para o setor e incentiva projetos de transição de lavouras tradicionais para a produção orgânica.

Condições da economia e tendências do setor

Se considerarmos o cenário mundial, principalmente em países industrializados, de aumento da demanda de alimentos, proteínas animais e insumos para a sua produção, as perspectivas serão altamente favoráveis para o aumento da participação brasileira, sobretudo nos mercados de frutas tropicais, carnes e outros produtos básicos.

Entre os atributos de qualidade, cada vez mais os produtos relacionados à preservação da saúde ganham força. Emergem também atributos de qualidade ambiental dos processos produtivos, em especial os relacionados à proteção dos mananciais e da biodiversidade. Como consequência, crescem as demandas por processos de certificação de qualidade e sócio ambiental para atender a rastreabilidade do produto e dos respectivos sistemas produtivos a partir de movimentos induzidos pelos consumidores.

 

Conheça mais sobre o mundo dos produtos e alimentos orgânicos, acesse:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=org%C3%A2nicos

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae