CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Agronegócios também podem se beneficiar com megaeventos

Agronegócios também podem se beneficiar com megaeventos

OLYMPUS DIGITAL CAMERASuinocultura, criação de peixes e produção de ovos são alguns segmentos de pequenos negócios que podem se beneficiar com os megaeventos esportivos que o Brasil sediará até 2016.

Pensando nisso, o projeto Sebrae 2014 disponibiliza uma série de informações e dicas para quem pretende abrir um negócio ou incrementar um já existente e, assim, aproveitar as oportunidades que surgirão nos próximos anos.

Para citar um exemplo, grande parte do contingente de turistas esperados para os megaeventos esportivos é oriunda de países onde o ovo é ingrediente tradicional do cardápio cotidiano, e espera-se uma busca significativa por este alimento na rede gastronômica durante os eventos.

Ainda objeto de preconceito quanto às suas qualidades, o ovo é reconhecidamente um importante contribuinte para uma nutrição humana de qualidade. Na sua composição estão contidos os principais nutrientes necessários ao desenvolvimento físico humano. Por exemplo, em crianças com idade de até três anos o consumo diário de um ovo atende a aproximadamente 50% das necessidades de proteína. Dessa forma, o consumo de tal alimento está diretamente relacionado à questão da segurança alimentar.

Já os embutidos, defumados e outros derivados da carne suína também são opção atrativa, mesmo na produção artesanal, com os alimentos fabricados em menor quantidade e o fabricante mais próximo do consumidor final: situação em que é possível obter produtos mais naturais e com menor quantidade de aditivos químicos, muito procurados e mais valorizados pelos consumidores.

O cenário não é diferente quando analisamos a cadeia produtiva de pescados. O que se pode observar é que existem muitas oportunidades para quem pretende trabalhar nesta cadeia, que quando desenvolvida corretamente, é uma atividade aliada à sustentabilidade. Além disso, o aumento de consumo per capita no Brasil apresentado nos últimos anos (6,66 quilos em 2005 para 9,75 quilos em 2010, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura), impulsionado pela maior disponibilidade do produto, pelo incremento da gastronomia associada a pescados e pelo aumento da renda da população, motiva a oferta, podendo-se atingir uma economia de escala como ocorreu com o frango no Brasil, gerando inúmeras outras oportunidades.

Dentro do universo do agronegócio, o material produzido pelo projeto Sebrae 2014 ainda contempla os seguintes segmentos:

Aproveite as dicas e ideias do Sebrae e aproveite as oportunidades que os megaeventos podem proporcionar ao seu pequeno negócio!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae