Tradicionalmente, janeiro e fevereiro são meses de alta temporada no varejo. Temporada esta que se agita em torno das liquidações e que movimentam lojas em todas as cidades brasileiras. Neste início de ano, com estimativas que houve sobra do estoque de Natal maior que 10% em relação à sobra de 2012, a grande oferta de descontos no comércio exigirá mais competitividades dos pequenos negócios.
Para enfrentar a disputa por consumidores e conduzir uma temporada de sucesso, listamos algumas dicas básicas que não podem se esquecidos na gestão de sua liquidação:
- Identifique os produtos que receberão descontos, calculando o menor valor possível de venda, sem que isso incorra em prejuízos para o negócio. Acesse o vídeo informativo do Sebrae SP – Gestão na Prática – para saber melhor Como calcular o desconto.
- Faça uma meta, projetando as vendas com base no preço ajustado e considerando o volume do estoque a ser comercializado durante o período da ação. Procure seguir uma série histórica, isto é, use dados de liquidações de anos anteriores. Leia mais sobre esse tema em Como definir as metas de vendas?
- Estabeleça o tempo de duração da liquidação: que dia começa e que dia termina. Essa janela de promoção faz parte da sua comunicação com o mercado.
- Analise a melhor forma de comunicar a liquidação para o seu público alvo, usando canais múltiplos de contato. Tão importantes como o interior da loja e a vitrine, onde a exposição deve ser cuidadosamente elaborada para animar as compras dos consumidores, são os canais de comunicação externos ao estabelecimento, especialmente os eletrônicos como as redes sociais. Qualquer estratégia de comunicação precisa ser avaliada previamente de acordo com o perfil do público-alvo da empresa. Saiba mais sobre o assunto, em Alternativas de canais de contato com o cliente.
- Prepare sua equipe: dê descontos nos produtos, não no atendimento. A capacitação dos vendedores é fundamental para que seu negócio tenha bom desempenho. É importante que a equipe de vendas conheça claramente os objetivos da liquidação e as metas a serem atingidas, assim como ter domínio sobre o produto ou serviço que está vendendo. Se a empresa ainda não participa de um programa de Treinamento e Motivação para vendas, saiba aqui como isso pode ser feito.
Caso a sua necessidade de informação vá além dos conteúdos disponíveis nos links acima, procure a unidade do SEBRAE mais próxima e peça atendimento para o seu negócio. Você também pode capturar mais conteúdos de seu interesse, acessando as páginas SEBRAE Acesso a Mercados e SEBRAE Comércio Varejista.
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Nota: As estimativas do volume de produtos que sobraram do Natal foram calculadas, de acordo com o economista Fabio Bentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com números do comércio varejista restrito. Cálculo que inclui setores como hipermercados e supermercados; Alimentos, bebidas e fumo; Tecidos, vestuário e calçados; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Móveis e eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Livros, artigos culturais.