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Vitivinicultura brasileira em alta

Vitivinicultura brasileira em alta

017---01---Vitivinicultura

O Brasil vive um momento único. Crescimento econômico, aumento da renda e palco dos principais eventos esportivos mundiais. Tais fatores fazem deste o melhor momento para o vinho brasileiro. Ao produtor, cabe estar preparado para aproveitar as grandes oportunidades e consolidar sua marca no mercado brasileiro.

Aumento do consumo

Nos últimos dez anos, 35 milhões de brasileiros foram incluídos na classe média e estima-se que gastaram mais de R$ 1 trilhão em 2012. Se mantida esta taxa de crescimento em 2022, 57% da população brasileira estarão na classe média e, com isso, haverá o surgimento de novos grupos de consumidores. No Brasil, o consumo per capita de vinhos fica em torno de 2,2 litros, sendo um dos únicos países do mundo com potencial de aumento de consumo, segundo dados do Anuário do Vinho 2013.

Parece pouco se comparado à França, maior consumidor mundial, com 45,7 litros por pessoa por ano, ou mesmo comparando com nossos vizinhos Argentina (23,7 litros), Chile (18,8 litros) e Uruguai (25,6 litros). Porém, o consumo brasileiro cresceu 30% entre 2007 e 2010 uma das maiores taxas mundiais de crescimento. Se continuar neste ritmo, poderá atingir 5 litros por pessoa por ano em médio prazo, o que representaria mais que dobrar o consumo atual.

Comércio

O grande volume de vinhos consumido atualmente no Brasil é de uvas não viníferas (vinhos de mesa), comercializados na faixa de R$ 3,00 a R$ 7,00. À medida que a renda aumenta, o consumidor vai se aventurando em vinhos de uvas viníferas (vinhos finos), a preços que iniciam em R$ 8,00. Este mercado é hoje dominado pelo Chile e Argentina, mas demonstra o grande potencial para vinhos brasileiros competitivos.

O consumidor brasileiro tem à sua disposição algo em torno de 40 mil rótulos de 32 países diferentes. Isso demonstra o grande interesse que o Brasil vem despertando em outros países produtores e, acima de tudo, o grande potencial do mercado brasileiro.

Estima-se que o Brasil tenha hoje 30 milhões de consumidores regulares de vinhos e 800 mil aficionados. O consumidor prefere os vinhos tintos, mas os brancos, rosados e doces estão em franca ascensão.

Conheça mais informações deste setor em: http://www.sebrae.com.br/setor/fruticultura/o-setor/vitivinicultura/uvas-e-vinhos

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