CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Fécula e farinha de mandioca: mercado e desafios

Fécula e farinha de mandioca: mercado e desafios

FarinhaEstudo elaborado pelo Sebrae Nacional sobre o cenário da mandiocultura no Brasil apresenta uma seção totalmente dedicada a dois dos principais produtos gerados a partir da mandioca no país: a fécula e a farinha.

De modo geral, o levantamento conclui que o elevado número de competidores no setor, estimulado pelas baixas barreiras de entrada e pela aparente simplicidade do processo produtivo, pode acarretar dificuldades na manutenção de relações comerciais estáveis e de longa duração.

Para tentar preservar essas relações ameaçadas por outros concorrentes, os produtores devem ter atenção redobrada em relação a cumprimento de prazos, padrões de qualidade, quantidades de mercadoria e estabilidade relativa de preços, considerados fatores críticos para o sucesso nesse setor.

O estudo ressalta que tudo isso só se torna acessível às empresas de menor porte se, em vez de trabalharem isoladamente e competindo entre si, optarem por operar de forma conjunta para garantir maior retorno financeiro e, em alguns casos, a sobrevivência de plantadores individuais.

A publicação também apresenta uma análise das potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças do setor. Para compreender melhor esse cenário, leia a íntegra do estudo.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae